Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

28ª semana de gravidez

Minha vida aqui dentro do útero da mamãe é bem tranqüila, aconchegante e sempre cheia de novidades.

Nesta semana, eu comecei a ganhar gordura e estou ficando rechonchudo. Devo pesar agora 1 quilo e 100 gramas e devo medir uns 38 cm da cabeça até os pés.

28 semanas de gestaçãoMeu cérebro está em plena atividade e minha visão está bem mais aguçada.

Enquanto isso, a barriga da mamãe vai crescendo cada vez mais. Olha só o tamanhão que tá agora!

O útero já está uns 8cm acima do umbigo e aquela dificuldade para respirar, que mamãe sentiu semana passada, vai agora até eu nascer.

Em algumas mamães é normal aparecer uma linha escura que vai do umbigo até os pêlinhos ali em baixo (acho que se chamam pelos pubianos) . Essa linha é conhecida como linha negra, costuma aparecer nas mamães de pele mais morena, amas não se preocupem… essa linha some em até 12 meses depois que a gente nasce.

Tem umas vacinas que as mamães precisam ficar de olho agora. Se fizer mais de 5 anos da última vez que você tomou a vacina dupla ou a tríplice, está na hora de programar a sua vacinação antitetânica para prevenir o tétano umbilical, muito comum antigamente quando os partos eram feitos em casa.

Mesmo quem vai ter bebê na maternidade tem que se cuidar. É o caso da mamãe que esta semana tomou a segunda dose (são três) da vacina antitetânica.

Diabetes gestacional é outra coisa bem preocupante para as mamães, por isso muito cuidado! Essa diabetes pode fazer com que eu saia da barriga da mamãe antes da hora, além de me fazer ficar gordinho demais… daí, se isso acontecer, eu vou direto pra UTI quando nascer por causa de uma tal hipoglicemia.

Essa diabetes acontece também em mamães que não são diabéticas. É que elas acabam não controlando a dieta e desenvolvem essa diabetes durante a gravidez.

Os sabidos dizem que desaparece depois que a gente nasce. Mas atenção: As futuras mamães que são mais gordinhas ou que tenham parentes de 1º grau com diabetes têm maiores chances de ficar com essa doença.

Vovó tem diabetes, por isso mamãe cuida para ter uma alimentação bem saudável e faz todos os exames que a nossa… OBS-TE-TRA (viu, aprendi a falar esse nome ai) manda.

Uma mamãe diabética precisa seguir rigorosamente uma dieta específica orientada pelo médico.

:::

Veja o que aconteceu comigo e com a mamãe em cada semana de gestação



Comente aqui