Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

A importância de deixar o bebê brincar no chão

aha!!! pequei o elefante!!!

Algumas mães relutam um pouco em colocar seus bebês no chão para brincar, mas a partir do quarto mês de vida, a gente começa a ganhar novas habilidades motoras, como rolar o corpo para os lados e, mais tarde, conseguir sentar sozinho. Então, pra estimular estas movimentações, nada melhor do que deixar a gente brincar no chão sobre um edredom ou tapete lúdico para gente brincar e explorar o ambiente à vontade.

E nada de receio, mamães de plantão. Com os cuidados certos e a gente só tem a ganhar com essa atividade.

Se até agora o seu bebê passou a maior parte do tempo entre berço, carrinho e colo, é hora de expandir esses horizontes. Os sabidos fizeram um estudo que comprova que as criança que cresce com liberdade para se movimentar, o que inclui brincar no chão, têm um desenvolvimento mais rápido.

É que brincar no chão, além de desenvolver a motricidade e fazer com que ossos e músculos sejam fortalecidos, também estimula a percepção e ainda serve de treino para gente aprender a engatinhar.

Como estimular seu bebê?

Mamãe me coloca de bruços sobre um edredom macio. Uma boa idéia é forrar o chão com um piso emborrachado e divertido, como aqueles que se encaixam em módulos e formam um grande quebra-cabeça ou um daqueles tapetes lúdicos.

Ela ainda coloca meus brinquedinhos à minha volta e, quando eu consigo alcançar um deles, a mamãe e o papai fazem a maior festa comigo. Mas eles estão sempre atentos e quando eu me mostro cansado, eles não insistem ;)

Cuidados necessários

Não precisa ficar com medo de colocar seu bebê para brincar no chão, é só garantir que o ambiente seja seguro e limpo. Evite lugares perto de escadas, janelas e quinas de móveis.

Cuidado com objetos que quebram com facilidade ou que sejam perigosos de alguma forma ao alcance da criança. Proteja todas as tomadas da casa, guarde os tapetes escorregadios e recolha os fios de aparelhos elétricos que as vezes ficam à mostra.

O ambiente deve ser limpo com pano úmido, mas não precisa exagerar na dose. A gente precisa também de um pouco de vitamina “S” de sujeira ;) Lembre-se que um lugar “esterilizado” demais dificulta a criação dos tais anticorpos que defendem o nosso organismo.

Se o seu bebê já sabe sentar sozinho, como é o meu caso, coloque algumas almofadas em volta para quando seu bebê perder o equilíbrio e tombar, não machucar a babeça ou o rostinho.

Eu sempre tombo e isso é irritante. Eu choro, mas é pela frustração por ter tombado. Mas mamãe sempre se mostra tranquila quando isso acontece, daí vejo que não tem problema e continuo tentando ;)



Comentaram por aqui...

  • Fernanda May 25th, 2010 em 8:30 am

    Para as mamães medrosas, deixo um recado. A melhor coisa para seu bebê é deixá-lo bricar no chão. Minha flha fica no chão desde os 4 mêses. Resultado: ela andou com 8 mêses e 10 dias.

  • Bebê Blogger May 25th, 2010 em 9:47 pm

    Oi tia Fernanda,
    Brigado por dividir aqui a sua experiência :) Pois é, mamãe tbém me deixa livre pra brincar no chão e todos dizem que sou precoce e que logo logo vou andar :)

  • Alex January 26th, 2011 em 11:13 pm

    Oi Fernanda,
    Minha filha Giovanna está com 4 meses e 12 dias, e eu estava falando com minha esposa justamente sobre isso: colocar a bebê para brincar no chão! Ela já está rolando de montão, vira de bruços, agarra o travesseiro e coloca na carinha … bem danadinha mesmo. Mas ela ainda não fica sentadinha, mesmo com apoio, pois o corpinho está “meio mole”. Você acha que é bom comprar um colchonete para colocar ela no chão? Abraços - Alex

  • Bebê Blogger January 28th, 2011 em 10:59 am

    Oi tio Alex,
    Acho ótima a idéia de deixar minha amiguinha Giovanna brincar no chão…. eu adorava e me ajudou muito no desenvolvimento motor e na força muscular. Mas atenção…no começo deixa ela pouco tempo, pq esse novo esforço cança muito no começo ;)

  • Fabiana January 28th, 2011 em 11:25 am

    Minha filha tem 9 meses e não anda ainda e nem insister em tentar ficar de pé :(

  • Bebê Blogger February 1st, 2011 em 9:49 am

    Caaaaalma tia Fabiana,
    Cada um tem o seu ritmo de aprender as coisas. Eu só fui andar com 1 ano ;) Tenha paciência e aproveite cada conquista da sua filhota ;)

  • Tereza Cristina February 14th, 2011 em 2:57 pm

    O meu bebe irá fazer amanhã 03 meses,sou mamãe de primeira viagem, é aconselhável virá-lo para dormir de bruços de vez em quando?
    Eu já posso colocar ele no chão, tapetinhos ou é melhor esperar até o quarto mês?
    Ele não está virando ainda, acho que ele é muito novinho, mas eu gostaria de maiores informações sobre este assunto.
    Muito obrigada
    Abraços Tereza Cristina

  • Bebê Blogger March 21st, 2011 em 6:06 pm

    Oi tia Tereza,
    Desculpe a demora em responder… é que eu estava viajando com meus pais ;) Não apresse as coisas com seu bebê. Cada um tem seu tempo pra aprender novas habilidades. Eu, apesar de já ter mais de 1 ano, ainda não falo nada além de papai, mamãe e nenê ;) Espere ele estar mais firme para deixa-lo brincar de bruços, senão vc pode atrapalhar ao invés de ajudar no desenvolvimento dele.
    Importante também vc conversar com o pediatra. A minha sempre ajuda nas dúvidas da mamãe ;)

  • cinthia June 24th, 2011 em 1:08 pm

    Olá!
    Coloquei o meu pimpolho no chao e de bruços quando ele tinha uns 4 meses e meio .Não vejo necessidade de precipitar essa etapa e nem etapa nenhuma va com calma e curta cada momento que por experiencia propria passa muito rapido.O meu esta com 7 meses,ja senta e tenta engatinhar.E o que mas me desespera ,agara nas coisas para tentar ficar em pe. Que medo !!!

  • maria September 16th, 2011 em 1:59 pm

    Meu bebe já tem seis meses,mas tenho medo de colocá-lo no chão ,medo que ele bata a cabecinha e se machuque.pois quando ela fica de bruços, ela bate o rostinho na cama.

  • Quenia Maria September 27th, 2011 em 11:06 am

    Ola, meu João Rafael tem 9 meses e meio, ele já levanta escorando nas coisas, sobe no sofá, da passinhos segurando em minha mão, é bem espertinho, mas tenho medo de deixa-lo no chão, porque acho que pode ficar gripado com o chão frio,dai coloco em um cochão na sala p/ ele brincar.
    Estou certa em pensar assim, o chão frio pode provocar gripes?
    Muito obrigada! Bjus
    Quenia Maria

  • ekokatu October 28th, 2011 em 4:18 pm

    Oi tia Quenia,
    O chão frio pra gente quando é bem pequenininho não é bom não, principalmente no inverno. Mamãe colocava um tapete e um edredom no chão pra eu ir me aventurando. Olha eu aqui com 9 meses: http://bebeblogger.com.br/meu-diario/nove-meses-de-vida/.
    Além do que, como a gente cai toda hora, é sempre bom ter uma superfície macia ;)

  • lari April 3rd, 2012 em 11:47 am

    Adorei a dica vou começar a fazer isso logo, logo,
    mas será que posso deixar meu bebe de 4 meses naqueles tapetes de quebra-cabeça, sempre que pesquiso para comprar, a idade recomendada é a partir dos 2 anos,acho muito estranho pois com 2 anos duvido que alguma criança vai querer ficar só no tapete, mas resumindo é seguro?

  • huly June 29th, 2012 em 2:45 pm

    oi tenho um menino com quase 6 meses e ja senta mais so quer brincar e não engatinhar mas tudo bem cada momento tem o seu

  • Cibele July 13th, 2012 em 2:17 pm

    Meu bebê já tem 7 meses e 10 dias. Não senta, nem engatinha, nem fica de pé. Ele brinca no chão em um colchão. Ele vira de bruços e aí fica chorando. Acho que não sabe voltar na posição anterior e não se esforça para pegar brinquedos que estão longe. Às vezes tenta mas logo desiste. O pediatra falou que já era pra estar sentando. O que fazer? Tô preocupada…

  • marcella September 24th, 2012 em 9:32 pm

    meu bebe nasceu com 36 semanas e hoje ele esta com 4 meses e 24 dias , coloco ele de bruços e ele ainda nao consegue levantar a cabeçinha, estou preoculpada

  • Rosangela December 15th, 2012 em 10:30 am

    Bom dia! Meu filho tem 11 meses, engatinha no colchonete, fica em pé, pindura em tudo.Agora ele não quer mais o colchonete quer ficar livre pele casa. Morro de medo de cair e bater a cabeça no chão.Affffffffffffff fico o dia todo atrás dele. Estou morta…

  • isabela January 31st, 2013 em 12:25 pm

    ola pessoal meu bebe vai fazer onze meses amanha enem sinal de engatinhar e ficar de pe me ajudem sera que isso e normal

Comente aqui