Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Amamentação: como aprendi a mamar

Quem disse que a gente já nasce sabendo mamar?

Dentro da barriga da mamãe é que tava bom… eu tinha tudo que precisava sem fazer esforço nenhum. Agora, como disse uma das enfermeiras lá na maternidade: “Acabou a folga. Agora você vai ter que trabalhar pra comer‘.

Confesso que eu tava bem atrapalhado, não sabia o que fazer direito com aquele peito, o bico, a minha língua… nada parecia se encaixar direito.

Era meio estressante. Mamãe também não sabia como me oferecer o alimento, eu meio sem saber como pegar tudo aquilo e as enfermeiras direcionando minha cabeça para o peito da mamãe. Também pegavam o bico da mamãe, apertavam e colocavam na minha boca… uma bagunça só. Alguma coisa eu conseguia aproveitar, mas ainda estava meio atrapalhado.

O colostro da mamãe era bem gostoso e sei que é muito importante pra me proteger das doenças e infecções, já que eu nasci sem imunidade.

Quando recebemos alta, depois de dois dias de eu ter nascido e já estávamos na nossa casa, o colostro estava acabando e dando lugar pra um leitinho que chamava “leite de transição”, mas ele vinha pouco e o leite de verdade não descia. Isso tudo somado com a minha falta de habilidade em mamar o resultado só podia ser um: Muito choro. Eu chorava muito – de fome, claro – e mamãe chorava de tristeza porque não estava conseguindo me alimentar. Passamos assim por alguns dias.

Foi ai que as super amigas do Grupo Hanami entraram em ação novamente 🙂

A primeira dica delas foi a de tirar o leite do peito da mamãe (ordenhar) e colocar num copinho pra eu beber. E não estranhe não porque eu bebi direitinho. O problema é que o processo todo era muito lento e eu mais chorava do que mamava, ou melhor… bebia.

Eu abocanhendo o protetor de silicone no peito da mamãe Daí as hanamigas sugeriram que mamãe usasse um protetor de  silicone para seios, que é um bico falso que a mamãe coloca no peito dela. É esse bicão que eu abocanho pra sugar o leite que sai do peito da mamãe.

Até tava dando meio certo, mas é que o tal protetor de silicone era muito grande e sobrava borracha dentro da minha boca. Mamãe percebeu isso e usou a tal prótese por pouco tempo. Daí como eu ja tava mais ou menos treinado pra sugar, experimentamos mamar direto no peito.

Mamãe estava com pouco leite, mas isso acho que era por causa do estresse em tentar me alimentar, por causa do nosso parto que foi bem difícil e por causa dos hormônios que deixam as mamães numa montanha russa de emoções.

Então a ordem que as Hanamigas deram pra mamãe foi: “Tome um banho beeem demorado, chore tudo o que tem que chorar debaixo do chuveiro, relaxe e tome Plasil.”

Plasil??? A mamãe estranhou porque esse remédio normalmente quem toma é quem tá com enjôo, e mamãe não estava enjoando. Daí ela leu a bula e descobriu que nesse remédio ai tem o hormônio chamado prolactina, que ajuda a fazer o leite da mamãe “descer”. A pediatra também confirmou que mamãe poderia tomar Plasil sem problemas.

Foi assim, que da noite para o dia o leite da mamãe desceu!

Os seios dela ficaram enormes e cheios, bem redondos. Ela disse que sentia um pouco de dor e que eles pesavam muito, fazendo as costas dela doerem também. Mas ela tava feliz: “Vem mamar meu amor” É assim que ela me chama quando tá na hora 🙂

O problema da mamãe tava resolvido, mas eu ainda não tava mamando certinho. Por causa disso acabei perdendo muito mais peso do que o aceitável e a nossa pediatra ficou bem preocupada. Daí deu recomendações severas pra mamãe: “Ele precisa mamar 60ML de 3 em 3 horas religiosamente“.

Eu mamando no peito da mamãe e com o Mama Tutti junto ;)Ela ainda recomendou que o leite me fosse dado por uma garrafinha que tem um canudinho de silicone flexível chamada Mama Tutti… essa ai do lado.

Então mamãe ordenhava o leitinho de um peito, enchia a garrafinha e me colocava no outro peito pra mamar e colocava junto o tal canudinho pra eu ir chupando também. Não deu muito certo porque acabava que eu não sugava com a força suficiente para o leite sair da garrafinha.

Mamadas a 4 mãosFoi ai que papai teve uma super idéia: ele engatou o tal canudinho de silicone numa seringa de 20ml e daí, quando ele percebia que eu estava sugando o peito da mamãe, ele empurrava de leve o êmbolo da seringa pro leite ir pra minha boca 🙂 Meu pai não é um gênio?

E assim passamos alguns dias, nesse esquema tático de guerra pra me engordar. Eram mamadas a 4 mãos… 6 se contarmos as minhas 😉

Pois quando retornamos na pediatra pra me pesar, depois de uma semana, é que vimos que o tal “esquema tático” tinha dado certo. Eu havia recuperando meu peso 🙂 E melhor ainda: EU APRENDI A MAMAR SOZINHO!!!!!

É bem verdade que nessa “guerra” foi necessário me dar mamadeira algumas vezes (mas aquela que tem bico ortodôntico), e que precisei tomar NAN duas ou três vezes pra completar os 60ml na seringa (mamãe chorava de tristesa toda vez que precisava dar NAN – é que o leite ordenhado não era suficiente). Passamos assim algumas semanas, mas eu fui um bom aluno e não larguei o peito da mamãe.

Brigado papai e mamãe por não desistirem de tentar. Agora eu mamo sozinho… até cair 😉

Mamo até cair :)

 

……………

5-maneiras-de-se-livrar-da-gordura-depois-da-gravidez



Comentaram por aqui...

  • Camila novembro 14th, 2009 em 11:02 am

    Que grandão!!! Vocês estavam uma graça outro dia tomando um arzinho fora de casa…Parabéns viu?
    Nóis

  • Bebê Blogger novembro 14th, 2009 em 2:31 pm

    Oi tia Camila!!!
    Vc viu como eu cresci? 🙂

  • Bebê Blogger novembro 14th, 2009 em 2:35 pm

    Uau José!
    Vc já come comida? e como é? Deve ser super diferente né?
    Eu sinto os cheiros aqui em casa, mas nem imagino como deve ser comer que nem o papai e a mamãe.
    Vamos nos encontrar sim, assim vc pode me contar como é isso de almoço e janta.
    Manda bejo pra tia Lucíola 🙂

  • Lucíola novembro 14th, 2009 em 7:33 pm

    Pois é amigão, um pouco antes de fazer 6 meses minha mãe começou a notar que eu vivia de olho no prato dela então, ao completar 6 meses e 4 dias, provei minha pimeira papinha de cereais, muito boa, comi bastante. Agora também tenho provado papinhas de legumas, verduras, mas a que gosto mesmo é a de cereais. Lógico que depois de cada pratada eu vou direto para o peito da mamãe, que é a minha sobremesa. Se você quiser mamãe passa a receita da papa de cereais maravilhosa, mas você só vai poder provar depois dos 6 meses. Até lá é só amamentação exclusiva. Aproveite!!!!
    Abraços,
    José

  • Bebê Blogger dezembro 23rd, 2009 em 9:02 pm

    Oi tia Fernanda. Só posso te dizer uma coisa: não desista do peito.
    Mamãe e papai foram persistentes e evitaram ao máximo a mamadeira porque senão ia me atrapalhar no meu aprendizado. Tem um filminho no blog do boticário – onde mamãe escreve – que mostra alguns apetrechos que eles usaram pra que eu voltasse a ganhar peso e aprendesse a mamar direitinho: http://www2.boticario.com.br/mamiebella/Blog.aspx?Post=187
    Se tiver com alguma dúvida, insegurança com alguma coisa ou se precisar de alguma dica, volte a escrever que ajudamos vc e a Letícia 🙂

  • Fernanda dezembro 24th, 2009 em 3:39 pm

    Não desistirei!! ;D
    Vi o vídeo qe vc falou. Parabéns pelo lindo trabalho qe vc faz em nos ajudar!

    Dúvidas: Por ter pouco bico e os seios feridos, Letícia não ganhou muito peso no seu 1º mês ( 280gr ).
    Então tive qe complementar com NAN na mamadeira. Resolvi o problema dos seios com “MAMARE”.
    Agora dá para amamentar. Dói, mas eu consigo. Antes era impossível! Meus seios ficavam bem cheios,
    até “esguichava” e vazava quando tomava banho. Mas agora, eles não ficam mais, nem vazam. Tenho leite, mas a
    sensação é qe diminuiu. Com isso, parece qe ela não está se alimentando ( ela chora enquanto mama,
    parece qe está saindo pouco leite ), então tenho qe continuar a complementar com NAN. Uma pena!!! 🙁
    Gostaria de saber, será qe meus seios vão encher como antes? Existe alguma maneira de aumentar a
    produção de leite?? ( Exceto ingerir bastante liquidos, alimentação saudável e amamentar. Já qe quanto
    mais ela suga, mais leite é produzido. diz a pediatra… ) Ou é, simplesmente, questão de tempo???
    Outra coisa, Letícia não quer dormir em lugar algum! Faço ela dormir e quando a coloco no berço,
    carrinho ou cama ( tanto faz ), ela acorda na hora. E começa o berreiro… rs. Não sei mais o que fazer.
    Com isso ela acaba passando muito tempo no colo. O que posso fazer para mudar essa situação?

    Desulpe o texto enooorme, tantas dúvidas e obrigada pelo carinho em me ajudar! 😀
    Um Natal maravilhoso para vocês!
    Beijos!

  • Bebê Blogger dezembro 27th, 2009 em 8:13 pm

    Oi tia Fernanda!
    Vamos lá: Para os bicos de seios machucados, mamãe usava o mamare também e uma pomadinha de lanolina pura que pode ser comprada em qualquer farmácia.
    Os seios da mamãe também ficam bem cheios e também vazam bastante, principalmente depois do banho. Isso é super normal e é ótimo 😉 já tomei várias esguichadas de leite na cara e mamãe morre de rir de mim quando isso acontece.
    Se vc está sendo acompanhada por um bom pediatra, siga as instruções dele… ou até, tenha uma segunda opinião.
    Pelo que vc relata ai, vou te dizer o que mamãe faria: Mesmo se eu chorasse ela ia insistir com o peito, e só me daria o NAN num copinho ou de colherada ou na seringa. Assim a Letícia não desaprende a mamar no peito. Ela deve chorar pq no peito é mesmo mais difícil de sugar. A gente faz muito mais força do que na mamadeira que o leite sai facinho facinho. Essa força que a gente faz pra mamar no peito é super importante pro desenvolvimento da arcada dentária, da fala, da respiração correta e um monte de outras coisas importantes, além de estimular mais a produção do leite. Por isso, peito nela 😉
    Sobre dormir no colo, eu sou igualzinho. Só durmo no colinho da mamãe. Depois que eu mamo, ela me deixa ficar xupetando um pouco no peito, até eu pegar no sono. Daí ela espera um pouquinho pra ter certeza de que dormi mesmo, daí me coloca no berço. Eu dou uma acordadinha de leve e ainda escuto ela sussurando no meu ouvido:”Dorme tranquilo que a mamãe tá aqui”. Daí eu capoto e vou até a hora da próxima mamada 😉

    Ufa… falei tanto… acho que vou fazer outro post sobre mamadas porque essa sua dificuldade deve acontecer com muitas mamães 🙂

    brigado pelo feliz natal e que vcs todos também tenham um ano novo cheinho de boas descobertas com a Letícia 🙂

  • Fernanda dezembro 31st, 2009 em 5:10 pm

    Muito, muito obrigada pela ajuda, dicas e seu carinho! Vou seguir seus conselhos, rs. Um 2010 cheio de paz & realizações! 😀

  • Cristina janeiro 23rd, 2010 em 1:22 pm

    Amei seu blog e fiquei emocionada ao lê-lo! Cheguei aqui por acaso, pois estou passando pelos mesmos problemas que vc passou! Meu bebê tem 12 dias e eu não tenho leite… Hj a pediatra dele me deu a dica do plasil (lendo seu depoimento até estou mais aliviada e confiante que tudo dará certo)! Ela tb passou aquele esquema da seringa (vou tentar assim que o leite descer)! Tb usei o bico de silicone e como meu peito não tem quase bico, meu bebê tb não conseguia sugar direito e ficava estressado e cansado… Enfim, oq difere sua história da minha é o fato do seu bebê ter nascido com mais tempo de gestação (o meu nasceu com quase 40 semanas); No mais, o que tenho a dizer é que vcs todos estão de parabéns por serem guerreiros e perseverantes!
    Seu bebê é uma gracinha!
    Que Deus abençoe essa família linda!
    Meu orkut (caso queira trocar idéias): anjinha3@yahoo.com.br (Sra. Beto Soares)

  • Bebê Blogger janeiro 30th, 2010 em 10:26 am

    Oi tia Cristina,
    Pois é… tive alguma dificuldade pra aprender a mamar. Mas graças ao empenho da mamãe e do papai, hoje eu mamo direitinho e já engordei bastante.
    Fique tranquila e seja persistente em oferecer o peito para seu bebê. Essa é uma faze em que vcs dois estão aprendendo coisas novas 🙂
    Obrigado pelas suas palavras e volta aqui pra contar como andam as coisas. Se a gente puder de ajudar… 😉

  • jessica fevereiro 27th, 2010 em 8:09 pm

    Não sei de quanto tempo é esse site e dos comentarios….mas a 9 meses..passei por muitos atritos com a amamentaçao. quando minha filha nasceu..meu leite nao desceu nem depois de 2 dias. só tinha colostro e era muito pouco.
    como ela nao tinha fome,fikou 1 dia inteiro sem comer nada,tentaram de td no hospital do vila alpina.mas nada deu certo. minha filha começou a passar fome e só ai foram da o nan em copinho.
    fiquei 4 dias horriveis no hospital por causa disso…e de nada adiantou.
    ela nao pegou o peito, só algumas vezes mas ela dormia em seguida.
    foi a maior prova de fogo pra mim.
    hj depois de td tentado em casa,quase ninguem me ajudava sobre isso..dava logo o nan na mamadeira.
    depois de ter ficado com depresao pos parto nunca mais tentei dar o peito a ela….e olha só depois de 9 meses ainda tenho leite..muito pouco nao da nem pra tirar 30 ml mas ainda tenho…

    fico muito trsite de ter sido fraca com isso,ainda tenho muita anguntia de falar isso com alguem….

    mas fazer oq neh…é a vida

  • Bebê Blogger março 1st, 2010 em 4:32 pm

    Oi tia Jessica,
    Puxa, que pena todo esse sofrimento.
    É por isso que eu conto aqui todas as coisas que aprendemos – eu, mamãe e papai – assim, nossas experiências podem ser úteis pra outras mães.
    No meu caso, mamãe e papai pesquisavam muito sobre todos os assuntos sobre bebês. E quando surgiu o meu problema em aprender a mamar, eles fizeram de tudo pra me ajudar.
    O leite da mamãe também demorou um pouco pra descer e a nossa Dra. deu um remedinho pra mamãe que ajudou o leite a descer. Também tomei o tal do NAN, mas foi uma ou duas vezes.
    Sei que vc sofrei bastante… mas sabe tia Jessica… não encare a sua experiência como uma fraqueza pq você fez o seu melhor. O mais importante de tudo é o amor que vc dá para sua filhinha 😉 esse sim é o melhor “alimento”

  • Lane março 6th, 2010 em 9:32 pm

    Parabéns mamãe e papai, vcs realmente são guerreiros!
    Eu também tive muita dificuldade no inicio da amamentação. Primeiro levou 5 dias para o leite descer. Neste ínterim os bicos dos seios sofreram muito. O bebê chorava de fome e a mamãe de dor. As rachaduras no bico foram curadas com uma pomada de PRÓPOLIS (sem alcool). O leite desceu, mas o bebê só queria mamar na mama esquerda. O obstetra disse para insistir com a direita também…resumindo: depois de 25 dias o leite normalizou. As mamadas passaram a ser maravilhosas e meu filho passou a engordar.
    Mas agora com 3 meses o leite diminuiu muito. NÃO SEI PORQUE ISSO ACONTECEU. Meu bebê não engordou o esperado…o pediatra sugeriu o complemento com 80 ml de NAN 3 x ao dia, mas meu Bebê NÃO ACEITOU MAMADEIRA.
    Acho que encontrei, aqui neste blog, a solução: vou tentar a garrafinha MAMA TUTTI também.
    Gostaria mtu de dar o leite materno exclusivo até os 6 meses, mas agora meu bebezinho precisa ganhar peso. E o meu peito como voltar a dar leite?

  • Bebê Blogger março 10th, 2010 em 9:51 pm

    Oi tia Lane,
    Vc também é uma mãe guerreira 🙂
    Não sei agora como faz pro leite descer mais. No incíco a mamãe tomou Plasil (com orientação médica). Veja com seu médico o que mais seria bom além do estímulo do seu bebê.
    Agora enquanto vc dá o complemento, já que ele é um bebê mais grandinho, tente dar direto no copinho, se a garrafinha Mama Tutti não der certo 😉

  • Amanda julho 2nd, 2010 em 2:58 am

    Parabéns bebê, mamãe e papai!!! Foi maravilhoso ler a experiência de vocês, estou grávida de 24 semanas e tenho pesquisado bastante sobre todos os assuntos polêmicos que acompanham a chegada dos bebês. Fiquei emocionada com o empenho e a força de vontade de vocês, acrescentou muito e me sinto motivada a não desistir na dificuldade! Obrigada por dividir com a gente!

  • Bebê Blogger julho 6th, 2010 em 11:28 am

    Oi tia Amanda,
    Que bom que pudemos te ajudar de alguma forma. A idéia é essa mesma 😉
    Boa hora com seu bebê e tenha persistência. Muitas pessoas vão aconselhar a dar mamadeiras, mas, siga seus instintos – como a mamãe – e insista. Ainda bem que minha mãe é teimosa – hahahaha 😉
    Hoje tenho 9 meses, já como papinhas e ainda mamo no peito da mamãe 🙂

  • silvania novembro 9th, 2010 em 9:25 am

    que linda a experiencia de vcs.eu infelizmente nao fui guerreira o suficiente,como os bicos dos meus seios sao planos,nao tenho bico os meus filhos quase nao mamaram usei o peito de silicone mas quase nao descia acabou secando rapido.c/10 dias meu primeiro filho ja mamava na mamadeira,e na segunda gravidez tambem foi 1 catastrofe.to na terceira gestaçao to de 4 semanas e gostaria muito de amamentar pois sou frustrada de nao ter sido mae o suficiente.me ajuda bjs

  • Bebê Blogger novembro 9th, 2010 em 10:28 am

    Tia Silvania,
    Embora amamentar no peito seja muito importante para o bebê e para a mãe, se não for possível isso não torna você menos mãe.
    Se tiver disposta a tentar nessa gestação, experimente ordenhar seu leite e usar o mama tutti (que aparece na segunda foto desse post), que também é usado para relactação.
    Uma coisa te digo: mamãe e papai foram parceiros, não deram ouvidos para os conselhos dos outros, seguiram o instinto da mamãe e tiveram muuuuita paciência.
    Torço para que dê tudo certo pra vc nessa nova empreitada. 🙂

  • Ana agosto 7th, 2011 em 3:54 pm

    Nossa!Estou emocionada!Encerrou-se neste sábado(06/08/11),a Semana Nacional da Amamentação e este relato tem tudo a ver:amamentar é um ato de amor e só quem ama se empenha tanto por uma causa. Aguardo trigêmeos para outubro e é um grande desafio para mim a amammentação natural.Depois de ler esta linda história de amor,meu coração encheu-se de esperança e motivação.Com a ajuda de Deus,vai dar tudo certo! Parabéns a esta família tão linda!!!!

  • ekokatu outubro 31st, 2011 em 4:18 pm

    Oi tia Ana,
    Brigado pelas palavras 🙂
    Tenho muita sorte mesmo pq meus pais sãu muito unidos e não medem esforços quando se trata de cuidar de mim 🙂
    Desculpe pela demora em responder… É que ando ocupado demais brincando, aprendendo novas habilidades e… mamando! Hahaha…sim, tenho dois anos já e ainda mamo 😉
    A essa altura do campeonato vc deve estar de cabelinho em pé com seus bebês! Desejo que vcs todos sejam muito felizes com essa nova vida. Mamãe tbém manda bjos 😉

  • angela maio 16th, 2012 em 11:37 am

    achei linda sua história de mamar, eu ainda não nasci, meu nome é Amanda e já tenho cinco meses dentro do útero de minha mãe, mas espero conseguir mamar também como vc! Parabéns

  • sara junho 16th, 2012 em 8:40 pm

    q linda história, parabens

  • Camila' julho 19th, 2012 em 2:31 pm

    Nossa, passei por uma experiencia mais ou menos assim, assim como sua mamae, eu chorava toda vez que tinha que dar o NAN, chorava de dor pois meus bicos racharam, e ainda chorei porque meu leite tambem secou…
    Mas depois de muito sofrimento, e de um bico de silicone tambem (OBS: O meu era beeem mennor, cabia na boquinha da minha pequena princesa), consegui superar essa guerra, que assim considero tambem, pois é muito dificil…

  • vanessa agosto 1st, 2012 em 11:03 am

    Que fofo!

  • theo henrique junho 23rd, 2013 em 11:39 pm

    impressionante como sua história é idêntica a minha.sou o theo Henrique, tenho 4 meses e minha mãe e eu passamos por tudo igual. Ainda hoje mano no peito da mamãe com o canudinho e as vezes na mamadeira (isso quando estou muito bravo). Mas a mamãe não desiste e eu tb desmaio no final. Bjo

  • Thelma setembro 27th, 2013 em 3:03 pm

    Parabéns pelo belíssimo trabalho de nós ajudar com a suas experiencias, estou grávida de 6 meses da 1ª gestação e tenho muitas dúvidas, mas acho que cheguei no lugar certo pois ja me ajudou bastante,e gostaria que me indicasse o que fazer para se preparar para amamentação ex: ficar mais fortes resistentes, evitar rachaduras nos bicos. Desde já agradeço!! Bjss

Comente aqui