Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Chupar chupeta ou chupar o dedo?

Mamãe e papai andam na maior dúvida porque eles não gostariam que eu chupasse o dedo e também não gostariam que eu chupasse chupetas.

Sempre que choro as pessoas dizem: “Ah, precisa dar chupeta pra ele acalmar.” ou “Se você não der chupeta ele vai chupar o dedo” e coisas assim.

Mamãe sempre foi contra chupeta mas um dia ouviu uma mãe dizer: “A chupeta é negociável. Sempre podemos trocar com o Papai Noel ou coelhinho da páscoa. Já a mão… vai no chão quando engatinha, vai na boca… e não dá pra trocar ou esconder.” E esse comentário deixou mamãe confusa, somado ao fato de que chupar dedo também pode deformar minha arcada dentária (como foi o caso da mamãe quechupou dedo até ser grandinha e  precisou usar aparelho dentário por 5 anos na adolescência) e que chupetas de bicos ortodônticos fariam um estrago menor.

Olha eu chupando a minha mão ;)Bom… eu vou explicar o que se passa comigo: Eu tenho mesmo uma vontade incontrolável de sugar. é que eu tô na fase que os sabidos chamam de fase oral, porque tudo que eu vejo eu quero colocar na boca. Então é natural que eu passe algum tempo me divertindo chupando minha mão ou alguns dedos, ou a ponta da fralda ou brinquedos. Essa fase pode durar até meus dois anos de idade sem me causar problemas.

Considere que chupar o dedo é um hábito de satisfação de uma necessidade natural e instintiva de sucção e que nós chupamos o dedo quando estamos com fome, muito cansados, aflitos, carentes de conforto ou apenas entediados.

Conforme vamos crescendo e descobrindo novidades, teremos coisas mais interessantes pra fazer e estaremos ocupados demais para lembrar de chupar o dedo 😉

Mas tem gente que dá chupetas para seus filhos ainda bebês e mamãe pesquisou bastante e, pra minha sorte, ela e o papai decidiram que: Chupeta não!

Nesse post do blog Mamíferas sobre chupetas, escrito pela tia Fabíola Cassab, conta a experiência que ela e a filhinha dela tiveram com a chupeta e mostra o resultado de uma pesquisa que reúne alguns pontos negativos do uso das chupetas. Eu copiei essa parte aqui embaixo:

Alguns aspectos técnicos que não estão na bula das chupetas:

  • bico artificial pode interferir no aprendizado de sucção do bebê;
  • alguns bebês podem desenvolver uma preferência pelo bico artificial;
  • bebês que chupam chupeta tendem a ser amamentados menos vezes ao dia;
  • diminuição na sucção e na retirada do leite materno levam à redução de sua produção;
  • o bebê deixa de respirar pelo nariz, fazendo assim a respiração oral. Esta respiração faz com que o ar não seja filtrado pelos pelos nasais e o ar entra frio (pois uma das funções é aquecer o ar) e também não umidece este ar, causando assim todas as “ites” que existem por aí;
  • confunde o movimento da mamada;
  • bicos artificiais alteram os padrões de respiração e sucção do bebê (expiração prolongada, freqüência respiratória e saturação de oxigênio reduzidos);
  • cáries de alimentação em crianças são mais comuns com o uso de mamadeiras e chupetas;
  • má oclusão dental é mais comum em crianças alimentadas com mamadeira, sendo maior o efeito com o uso prolongado (risco 1,8 vezes maior);
  • maior incidência de otite média aguda e recorrente, tanto com o uso de mamadeiras quanto de chupetas;
  • possível aumento na incidência de candidíase oral e de parasitoses intestinais;
  • uso de materiais potencialmente carcinogênicos (N-nitrosaminas);
  • possibilidade de sufocação da criança;
  • mordidas abertas;
  • o palato (céu da boca) sobe e diminui a passagem de ar pelo nariz;
  • pode causar apnéia noturna;

Uma coisa importante a se considerar é que a gente mata muito da nossa vontade de sugar se a gente tiver bastante tempo pra mamar e até mesmo “chupetando” o peito da mamãe. E é nessa hora também que a gente suga o leite mais rico em gordura, o leite que nos faz engordar. Mas tem uma tal de “sociedade”, que eu ainda não conheci, que diz que algumas coisas são erradas, com deixar o bebê chupetando o peito da mãe… e todo mundo acredita.

Pra minha sorte a mamãe não dá muita bola pra essa tal sociedade, porque depois que eu mamo, eu posso adormecer chupetando seu peito. E não são poucas as vezes que eu dou uma dormidinha rápida, daí acordo e continuo mamando. Se ela tivesse me dado uma chupeta pra eu dormir, como muitas mães fazem, eu ia ficar na chupeta e não ia terminar minha refeição. Fora que é uma delícia ficar assim grudadinho na mamãe 😉

Então, eu recomendo que as mamães procurem dar bastante tempo de peito ao seu bebê para satisfazer a necessidade de sucção deles. É uma ótima oportunidade pra trocar carinhos também.

E para deixar as mamães de bebês que chupam dedos mais tranquilas, aqui vão algumas dicas que tirei de um site de saúde que fala sobre o assunto:

Dicas sobre chupar dedos

  • Para crianças com menos de dois anos, não é necessário nenhum tratamento.
  • Para crianças entre três e cinco anos, primeiro tente minimizar o estresse, dando-lhes atenção e carinho e oferecendo-lhes o estímulo adequado. Depois que a criança tiver passado da primeira infância, chupar dedo torna-se um comportamento que busca o conforto, em vez de satisfazer uma necessidade de sucção. Medidas amorosas talvez sejam mais eficazes do que qualquer outra coisa.
  • Para crianças maiores de seis anos, retire delicada mas firmemente seu dedo da boca sempre que ela começar a chupá-lo. Nas crianças mais velhas, chupar dedo muitas vezes ocorre quando estão cansadas e entediadas. Após reprimir o gesto, dê-lhe um reforço positivo na forma de abraço e inicie uma atividade que a distraia.
  • Jamais castigue a criança por chupar o dedo.
  • Sempre que a intervenção se tornar necessária, certifique-se de conquistar o apoio e a participação do seu filho. Sem a compreensão e cooperação do seu filho, a intervenção pode ser vista como um castigo.

E se seu pequeno passou da idade e ainda continua chupando dedos, aqui tem umas dicas pra ajudar:

Evitando o dedo na boca

  • Para evitar que seu bebê chupe o dedo, além do aleitamento materno, as mamães precisarão de muita paciência. Para tentar tirar o dedo do caminho da boca, ofereça mordedores, de preferência gelados (coloque-os na geladeira antes). Assim seu pequeno poderá se entreter com o mordedor e vai esquecer o dedo.
  • Sempre que seu filho estiver com o dedo na boca, não recrimine, apenas tente distraí-lo para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos. Se o hábito já for vicioso, consulte um dos sabidos como fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo para ajudar.

Mas, seja qual for a opção que você escolha para seu bebê, seja dar chupetas ou seja deixar a natureza seguir seu rumo e aceitar o dedinho na boca, o mais importante é que você sempre dê muita atenção e muito amor ao seu filhote. Aposto que vai derreter quando ele retribuir 😉



Comentaram por aqui...

  • Graciela dezembro 6th, 2011 em 4:28 pm

    Desculpe quis diz chupeta !!!!! Aí aí que vergonha é q não entendo muito dessas tecnologia!

  • bebe blogger janeiro 7th, 2012 em 10:46 pm

    Oi Laura,
    Vc vai chorar muito, vai ter aquela necessidade de sugar o tempo todo… é super normal. Se sua mãe for como a minha, vai deixar vc “chupeitar” no peito mesmo. É muito mais gostoso que chupeta e ainda tem o chamego da mamãe. Brigado mãe 🙂

  • cigis março 25th, 2012 em 1:31 pm

    minha filha tem 2 mesez e 3 semans,com 1 mes começou a chupar a chupeta,sempre insentivei,pois,chorava muito,devido as colicas,acalmou por um lado,dorme raapido se acalma,mas por outro diminuiu as mamadas durante a noite,pega o peito rapidamente e chora com fome.me obriguei a da o nan.gostaria que ela voltasse a mamar como antes oque faço;pois quando insisto pra pega do peito ela chora e fica muito irritada.

  • Ana Claudia maio 7th, 2012 em 1:14 pm

    adorei as dicas,estava com uma duvida enorme em saber se deixava minha “pequena” que ja vai fazer quatro meses na próxima segunda-feira chupar o dedo que ela tanto gosta,ou dar a chupeta que eu nunca fui a favor. Mas graças a sua experiência com sua mamãe eu ja sei o que fazer. Obrigado por nos ajudar,minha “pequena” manda um beijo!!!

  • Amanda outubro 3rd, 2012 em 1:55 am

    Oi! Sou a madrinha da Sophia, uma bebezinha linda. Sou super contra a chupeta, mas não sou pai nem mãe da lindona, então a decisão cabe a eles, é claro. Nos últimos dias, eles começaram a dar chupeta e ela fica agitada e não dorme. No desespero, dia desses coloquei meu dedinho na boquinha dela e ela dormiu muito rápido, era mesmo só a necessidade de sugar. Isso seria maléfico de alguma forma? Fiquei com a impressão de ser um meio termo, mas não quero fazer mal, de forma alguma. Ela tá super novinha, tem 10 dias.

    Obrigada e parabéns pelo blog!

  • LIA junho 10th, 2013 em 1:55 pm

    BOA TARDE.
    EU CHUPEI DEDO ATÉ OS SETE ANOS DE IDADE, PERCEBO QUA A MINHA NETA DE 4 MESES QUER CHUPAR DEDO. NÃO SOU CONTRA POIS DEIXEI FÁCIL DE CHUPAR O DEDO.

Comente aqui