Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Como convencer um bebê que é hora de dormir

Eu sei, eu sei.., tô dando o maior trabalho pra dormir.

É só anoitecer que a história se repete: Mamãe leva horas pra me convencer a dormir. Mas eu reclamo, choro e invento mil formas para adiar, e quando mamãe consegue finalmente me colocar no berço – já dormindo – eu acordo em seguida chorando. Daí o papo é com o papai, que também demora um tempão pra me convencer que é hora de dormir e não de brincar.

Mas mamãe e papai descobriram alguns truques pra mudar esse meu hábito.

Primeiro é importante dizer que a quantidade de horas dormidas depende da idade de cada um. Bebês mais novos que eu, de três ou quatro meses ainda não sabem diferenciar o dia e a noite. Por isso, acordam várias vezes.  Eu já acordo menos vezes. A partir do primeiro ano de vida, quando eu for mais velho, já vou saber como dormir a noite toda. Mas nem sempre isso acontece 😉

Bacana é fazer da hora de dormir um momento gostoso. Lembre-se de que nós bebês e crianças pequenas preferimos as situações previsíveis, porque transmitem segurança. Por isso, uma das dicas pra ajudar a nós bebês a cairmos no sono é criar um “ritual do sono” e fazer igual todos os dias.

Mamãe começa com o banho. Sempre na mesma hora… um banho morno, bem gostoso e demorado. Depois disso, já no meu quarto, eu mamo no peito da mamãe e quando eu tô quase quase dormindo, ela me coloca no berço bem devagarinho, me dá um beijinho de boa noite e sai do quarto deixando uma luz bem fraquinha. Assim, se eu acordar, vou reconhecer meu quarto e saber que estou seguro.

Vale também colocar um ursinho de pelúcia, um paninho ou uma bonequinha (no caso das meninas) para dormir junto.

O ambiente também é importante. Durante o dia, coloque-o para dormir em um ambiente com luz natural e os barulhos normais da casa. À noite, evite luminosidade excessiva e muito barulho. É importante ter um ambiente que transmita tranquilidade.

Choro durante a noite

Alguns sabidos recomendam que quando o bebê acordar chorando no meio da noite, não é para pegar no colo. Mas mamãe e papai discordam um pouco desse ponto de vista. Afinal de contas, o choro é a única linguagem que a gente conhece e, se estamos nos comunicando e não obtemos resposta, entendemos que não sabemos nos comunicar. Então nos calamos exaustos e resignados. Isso acaba gerando uma baita insegurança na gente.

Mas vá lá… tem pais e mães que não acham que devam dar colo para seus bebês quando choram a noite. Então, pelo menos vá até lá e acalente um pouco seu bebê. Mostre que vc está por perto. Se ele continuar a chorar… pega logo no colo e dá o carinho que ele tanto quer vai!

Se a gente tá mamado, trocado e não tem dor… a gente quer mais é o carinho do papai e da mamãe 😉



Comentaram por aqui...

  • Laura março 17th, 2010 em 12:59 am

    oie…bom, minha filha tem 1 ano e meio e eu passei por isso durante alguns dias(isso mesmo, dias) ate que descobri que de noite, tudo fica quieto e ela sentia falta de barulho…era ligar a torneira e ela ouvia o barulho da agua que se parece com o do utero e dormia. Que tal tentar dar um banho e depois coloca-lo sobre seu peito para que ouca as batidas do seu coracao? A minha filha dormiu sobre meu peito nos primeiros meses, e dormia a noite toda, eu tambem. Sei que nao fica muito confortavel, mas vale a pena para ter uma noite de sono.
    Bebes com essa idade sentem falta dos pais, por isso acordam…deixe o berco para depois de maiorzinho, assim suas noites serao mais tranquilas.

  • Laura março 17th, 2010 em 1:12 am

    Tambem concordo que os bebes sentem falta de carinho, pois eles entendem que a mae e ele sao um so…e ate descobrir que nao, demora um tempinho…a minha filha dorme comigo ate hoje, 1 ano e meio depois de nascida, mas ela e esperta, inteligente, a gente se comunica muito bem.
    Eu continuo dando o peito pra ela, ela ama!

  • Bebê Blogger março 18th, 2010 em 11:11 am

    Oi vó Zêêêê!
    Bonecos pode, eu tenho dois: um que se chama Zé – com quem brinco o dia todo, e o outro que se chama Naninha – que fica no berço pra quando eu vou dormir. O que eu disse é que “bonequinhas” é que são pras meninas … se bem que eu acho que o Zé tá precisando de uma namoradinha 😉

  • Bebê Blogger março 18th, 2010 em 11:16 am

    Oi tia Laura,
    Brigado por compartilhar sua experiência.
    🙂

  • Lili abril 5th, 2010 em 6:48 pm

    Quandi vi q a Lorena tinha dificuldades para dormir, segui o método da encantadora de bebes. A Lorena aprendeu a dormir depois de muita paciência. Mas eu tenho que diminuir a luz para sonecas do dia. Às vezes coloco um CD do palavra Cantada e canto junto e ela não sai do berço enquanto não dormir. Agora que fica em pé. deixo ela subir e depois deito de novo, até ela desistir. Não deixo ela chorando, mas pego no colo e devolvo para o berço. Já tive que fazer isso umas dezenas de vezes. Agora ela está mais trnquila e sabe que quando vai para o berço é para dormir. Sei que ela precisa desse soninho, por isso sei que estou fazendo o melhor para ela. Já tentei deixar ela dormindo no meu colo, mas ela fica se revirando, querendo ir para o berço.
    À noite, ela às vezes acorda e se a chupeta não funciona, ligo o secador de cabelo. Imita o som do útero e é tiro e queda. Ela pega no sono sozinha.

    Beijos, Lili

  • Bebê Blogger abril 5th, 2010 em 10:54 pm

    Oi tia Lili,
    Durante o dia eu durmo na sala, no chão mesmo, em cima do edredom que a mamãe deixa esticado pra eu brincar com meus brinquedos. A noite o soninho é no meu berço 🙂
    Claro que tem um monte de vezes que eu fico dormindo no colo da mamãe mesmo. É muito mais gostoso 🙂 Mas eu sei que tenho que aprender a dormir sozinho.

  • gabrielleh maio 18th, 2010 em 10:16 pm

    ummmmmmmmm minha filha Isadorah gabriellah
    dorme mal com suas dicas vou vicar livre desses mal geito

  • Bebê Blogger maio 19th, 2010 em 9:40 pm

    Oi tia Gabrielleh,
    Que bom que minhas dicas vão te ajudar 🙂

  • Daihane maio 27th, 2010 em 2:36 pm

    Oi, nossa muito bom ler este texto, meu bebê tem 6 meses, acorda a noite toda, quer somente estar perto do peito, um dia tentei o método de deixa-lo chorando até dormir, não foi nda bom, ele chorou q vomitou, nao foi nda agradável, nunca mais tentei… acredito que eles precisam ser acalentados, e lendo este texto fiquei mais em paz, e me revigorou as forças pra aguentar mais noites sem dormir rsrsrs. Obrigada!

  • Bebê Blogger maio 27th, 2010 em 9:55 pm

    Oi tia Daihane,
    Que bom que te ajudei com seu bebê 🙂
    Eu ainda dou trabalho pra dormir e mamãe e papai sempre me dão colo. Me sinto seguro assim. Acho que quando eu crescer mais um pouco vou entender melhor as coisas e vou perceber que mamãe e papai estão logo ali, no outro quarto, e não vou mais chorar toda vez que acordar 😉

  • Bianca agosto 2nd, 2010 em 9:10 pm

    Minha filha tem 1 ano e 2 meses e só quer dormir no colo. Qdo coloco no berço, ela faz um escândalo danado e eu acabo a colocando no colo de novo….é cansativo demais e eu não sei mais o que fazer para ela entender q tem q dormir sozinha. Detalhe: o berço dela fica no nosso quarto. Me ajuda???

  • Bebê Blogger agosto 4th, 2010 em 9:58 pm

    Oi tia Bianca,
    Tem criança que é assim mesmo, não sabe dormir sozinha. Mas não se preocupe.
    Cada um tem seu tempo de aprender as coisas. Eu só me sinto seguro quando durmo no colo da mamãe ou do papai, mas uma hora dessas eu vou acabar entendendo que eles não vão sumir se eu fechar os olhos e dormir – hehehe. Faz como a mamãe: Ela já não fica mais nervosa ou ansiosa pra eu dormir logo. Daí eu percebo que ela está tranquila e fico tranquilo também, daí acabo dormindo logo e quando dou uma acordadinha e percebo que estou no berço, sei voltar a dormir sozinho porque mamãe me fez dormir com tranquilidade 😉
    Ah, ela também sempre faz a nossa rotininha de dormir que começa depois do banho 🙂

  • Sara setembro 17th, 2010 em 8:21 am

    Minha Filha está com 1 ano e 6 meses, ela sempre foi mais tranquila dormindo a tarde e à noite, só que ultimamente, ela anda muito nervosa, não supiorta a ideia de dormir à noite…Não mama mais, toma a mamadeira por volta das 21:00 e começa a chorar porque ja sabe que chegoua hora de dormir…Ela sempre dormiu no colo, depois que pega no sono vai para o berço, mas agora ela não quer mais encostar a cabeça no ombro pra dormir, e quando finalmente dorme,lá pras 1:00 da madrugada, acorda umas 4 vezes na noite querendo levantar… Estou desesperada…O que fazer????

  • Bebê Blogger setembro 17th, 2010 em 5:34 pm

    Oi tia Sara,
    O que mudou na rotina da sua filha? Escolinha nova? babá nova? decoração nova do quarto? Alguma coisa a está deixando insegura.
    Tente resgatar o que mudou, se for possível.
    Vc já conversou com o pediatra dela? Eles também podem ajudar 😉
    No mais, se fosse eu, ia gostar de ouvir alguma historinha pra dormir… a voz da minha mãe, bem suave me contando coisas legais e desenhos bem bonitinhos podem me ajudar a ter bons sonhos 🙂

  • Sara setembro 18th, 2010 em 11:37 am

    O pior que não mudou nada….a babá é a mesma desde que ela nasceu, nunca tive motivos para acreditar que ela faça alguma coisa para prejudicar a tranquilidade daminha pequena,,,mas desde ontem resolvi eu mesma colocá-la para dormir…E deu certo
    Vou permanecer esse hábito, talvez ela esteja mesmo sentindo minha falta;

  • gessilne outubro 7th, 2010 em 8:21 am

    ola!!! tenho um bebe de 9 meses,ele sempre dormiu no berço desde 1 mes de idade dava um pouquinho de trabalho mas ficava fazendo carinho na cabeça dele ate ele dormir e ele dificilmente acordava a noite,so q agora ele estava acordando de vez em quando muito assustado e em um dia de muito cansaço coloquei ele pra dormir com a gente,agora ele dorme no colo eu coloco no berço e ele fica + ou – 2 horas depois acorda e so dorme se eu colocar na cama entre eu e meu esposo o q eu façao estou desesperada sei q o erro foi meu de botar ele pra dormir com a gente me ajuda por favor.

  • Bebê Blogger outubro 9th, 2010 em 11:29 am

    Oi tia Gessilne,
    Com nove meses fora da barriga da mamãe a gente começa a ter consciência de que somos um ser e mamãe é outro. E sendo assim, temos medo de “perder” a mamãe “pra sempre”. Por isso ficamos meio inseguros.
    Tente mostrar pra ele que, mesmo se ele dormir no berço, vc vai atendê-lo sempre que ele precisar… e podem ser muuuuitas vezes no começo 😉

  • gessilane outubro 14th, 2010 em 8:52 am

    ola fofinho!!
    meu bebe vai fazer 10 meses e demora muito p/ dormir eu faço a rotina:banho,mamada e berço,so que quando coloco ele no berço ele fica em pe chorando ou brincando no berço e demora muito tempo ate pegar no sono apesar de esta com muito sono ele demora p/ dormir e quando dorme la pelas 11:00 fica acordando de madrugada chorando.Sera fome? oue so manha? me ajuda bebe blogger nao sei mais o q fazer. beijos nessa sua bochecha fofa!!

  • Bebê Blogger outubro 17th, 2010 em 5:06 pm

    Oi tia Gessilane,
    Xi… não sei te dizer pq ele não engata no sono. As vezes eu faço assim tbém, e mamãe me dá o peito pra eu nanar.
    Vc já conversou com o pediatra pra saber se é outra coisa?
    🙂

  • ROSANA novembro 9th, 2010 em 9:06 am

    MINHA PEQUENA TEM 9 MESES,ANTES DORMIU TRANQUILA,E ACORDAVA POUCO ANOITE.MAS AGORA SO DORME DEPOIS DA MEIA NOITE,E ACORDA VARIAS VEZES…E PELA MANHA DORME ATE TARDE…O QUE FAZER…

  • Bebê Blogger novembro 9th, 2010 em 10:22 am

    Oi tia Rosana,
    Nove meses fora da barriga é uma “data” importante. A gente começa a ter consciência de que mamãe e a gente são duas coisas distintas e isso dá a maior insegurança na gente. Fora o fato do nosso desenvolvimento estar a toda por hora. Eu conto mais sobre isso aqui: Nove meses de vida
    No mais, tia Rosana… é paciência, peito e carinho 😉 essa fase passa… e outras “trasnsições” virão 😉 hehehe

  • Nádia novembro 28th, 2010 em 8:05 pm

    Olá, minha filha tem 10 meses, e se até hj dormiu 5 noites direto foi mt. Nunca precisei ninar ela p dormir, sempre toma o leite e dorme, ou coloco ela acordada e dorme sozinha, mas ela acorda várias vezes durante a noite, choramingando, vou lá dou o bico e volta a dormir. Já deixei ela chorar, mas não resolve, me da um dó que tenho q ir la, ela não está bem acoradada, será q sente a falta do bico? Pois ela o adora… ja conversei com a pediatra, ela diz q é normal… mas isso desde q nasceu…acredito q não seja nenhum problema maior, talvez sinta minha falta, ou ela dorme no escuro, talvez tento colocar um abajur bem fraquinho??? Me ajudem, bjs p todos!!!

  • evelin dezembro 26th, 2010 em 9:40 am

    Olá… minha pequena dorme la pelas 23:30 e acorda apenas uma vez na madrugada para mamar… não tem ritual para ela dormir… ela gosta de colo e barulhinhos da minha boca tipo: shiishiiii ou estralinhos e balançando ela ate que ela dorme… é um anjo…

  • KELI CRISTINA fevereiro 19th, 2011 em 6:31 pm

    OLA.. MEU PEQUENO TEM UM ANO E MEIO E SEMPRE DORMI FORA DE HORA TEM VEZES Q ELE DORMI AS DUAS DA MANHA COLOCO ELE NO BERÇO ELE DORMI MAS ACORDA NA MADRUGA E DEIXO ELE CHORAR MAS FICO COM DO DELE O Q EU FASSO PARA ELE E EU DORMI BEM

  • bianca fevereiro 20th, 2011 em 10:10 pm

    ola minha boneca tem sete meses,dorme a noite inteira mas para dormi da muito trabalho so que ficar segurando o berço, chora ai quando dorme acorda varias vezes chorando asustada ate que pega no sono para valer. mas ate ela dormir vai muito tempo o que posso fazer….beijosssss

  • eluisa abril 28th, 2011 em 3:00 pm

    Meu bebe vai fazer 10 meses e fica resmungando muito durante a noite, não chega a abrir os olhos mas resmunga, durante o dia dorme a cada 2 horas e meia, dou banho noturno, não mama mais, só janta e fica assim até demanhã cedo pois ele não quer mais mamadeira de jeito nenhum, preciso de algumas dicas para melhorar o seu soninho.

  • Bebê Blogger abril 28th, 2011 em 3:12 pm

    Oi tia Eluisa,
    Eu passei por essa fase tbém… com a diferença de que eu ainda mamo e não queria saber de desgrudar do peito da mamãe.
    Os resmungos são sonhos, fique tranquila… a gente sonha bastante quando é criança 😉
    Também dormia bastante durante o dia quando eu tinha essa idade, depois a gente vai diminuindo. Hoje que tenho 1 ano e sete meses, eu durmo por umas 3 horas depois do almoço e depois só durmo a noite (e ainda acordo algumas vezes pra mamar).
    Converse com o pediatra do seu bebê. Ele pode ajudar a encontrar uma boa solução para suas dúvidas, já que ele acompanha o desenvolvimento do seu filhote 😉

  • Cris maio 16th, 2011 em 11:44 am

    Oi Bebê Blogger, estou com 27 semans de gravidez. É um garotinho, o Miguel.Adoro acompanhar seu blog e sabe que eu já me pego pensando no soninho do meu pequeno…
    Muito valiosas essas dicas viu!
    Vou por tudo em prática quando o meu anjo chegar. Ele é bem agitado, difícil é a hora do dia que eu não o sinto na minha barriga, ele se movimenta muuuuuito! GRAÇAS A DEUS.
    Bju grande para você e para mamãe ok?
    Parabéns você é lindão e esbanja saúde, dá para perceber nas fotos.
    Parabéns mamãe!!!
    Estarei por aqui contando os acontecimentos mágicos dessa que é a maior graça da vida. SER MÃE!

  • cinthia junho 24th, 2011 em 12:47 pm

    Olá!
    Eu estou passando por isso, o meu pimpolho tem 7 meses e não sei o que é dormir a noite toda desde o seu nascimento.Mas ele esta melhorando com o tempo e com alguns truques.
    *dar um banho gostoso lá pelas 18;00 horas.
    *Apagar as luzes menos a do abajur.
    *amamentar e conversar que ja esta na hora de dormir bem gostoso.
    Mesmo fazendo tudo isso o meu pimpolho acorda umas duas vezes .
    Ainda não consigo deixa-lo no berço para que ele volte a dormir sozinho pois ele chora muito e corta o meu coraçao

  • Liliane julho 20th, 2011 em 5:04 pm

    Olá,meu filho vai fazer 01 ano, dorme comigo e não consigo fazer ele dormir a noite toda, ele acordar umas 04 vezes a noite para mamar no peito.Ele fica chorando e acabo dando peito pra ele.Ele e uma fofura ainda não tem 01 ano e já esta andando, puro emoção!!! Vou tentar utilizar essa técnica, tomara que de certo. Beijos

  • bebe blogger novembro 1st, 2011 em 11:17 pm

    Oi tia Cris,
    Brigado pelo carinho 😉
    Muita saude para seu bb. Bjos

  • Regina dezembro 26th, 2011 em 9:04 am

    Olá!! Minha filha tem 1 ano e 8 meses e só dorme no colo. Sempre dormiu muito bem; às vezes acordava à noite, mas voltava a dormir rapidamente. De umas semanas para cá, quando ela acorda à noite, demora muito para voltar a dormir, quase uma hora. Tem dias que a levo para minha cama, e ela só quer dormir em cima de mim, não posso colocá-la ao meu lado que começa um berreiro daqueles. Gostaria de agumas dicas! Desde já agradeço! beijos

  • Erika julho 30th, 2012 em 12:54 am

    Oi. Minha bebe tem 5 meses e sempre foi extremamente “coleira”. Mas apesar disso dormia bem desde que nasceu. Ou seja, passava o dia praticamente no colo mas a noite dormia muito bem no berço. O “estrago” começou no inicio do quinto mês quando 2 dentes apontaram. Ela acordava chorando mtas vezes a noite e eu dava peito pra acalmar. Na seqüência veio um resfriado e a coisa piorou de vez. Agora ela leva umas 3 horas pra conseguir adormecer pra valer. Fica num dorme/ acorda muito cansativo. Só dorme no colo e quando percebe que esta no berço faz escândalo. Aí só para de chorar no colo. Um ciclo terrível. Tem alga dica pra mim? 3 horas até dormir de vez acaba com qq maezinha. Socorro!!! Bjs e obrigada

  • Laís agosto 7th, 2012 em 4:10 pm

    Nossa muito legais as dicas , ! Parabéns pelo blog , minha mãe está gravida , e estamos a espera da Sophia , espero que suas dicas me ajudem quando ela nascer , muito obrigada , ! E parabéns pelo blog , 😉

  • Sophia outubro 19th, 2012 em 4:42 pm

    meu bebe de 1 mes e meio quase nao dorme direito de dia ultimamente. Da muito trablho para fazer ele pegar no sono e quando ponho no berco deperta chorando. So fica no colo e vai tirando uns cochilos. Mas quando pega bem no sono de dia dorme direto umas 3horas. Nos dias que nao consegue pegar no sono fica muito irritado e grita muito ficando super vermelha de tanto chorar. Sei pela idade dele ele precisa de sonos de dia. Qual ‘e a dica para fazer o pequeno pegar no sono de maneira mais tranquila de dia???

  • Rosangela agosto 18th, 2013 em 1:05 am

    Olá, tudo bem?
    Minha bebê é prematura nasceu de 30 semanas, hoje tem 5meses e meio de vida. Ela, durante o dia, só quer colo e que eu ande e à noite também, não estouaguentando meu pulso está aberto e minha coluna doi. Como fazê_la dormir no berço? beijos Rosângela

Comente aqui