Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Curso para gestantes do Grupo Hanami

Depois da palestra que assistimos sobre parto domiciliar, mamãe e papai resolveram fazer o cursinho de gestantes que o grupo Hanami oferece.

O curso foi indicado pela nossa médica obstetra (viu…aprendi a falar esse nome complicado), a Dra. Roxana Knobel  e também pela minha futura pediatra a Dra. Rosamaria Medeiros e Silva. As duas disseram que seria uma ótima oportunidade para saber mais sobre parto, primeiros cuidados comigo e para tirar as muitas dúvidas da mamãe e do papai.

O curso é dividido em quatro partes básicas:

Gestação

Aqui as tias falam e convidam mamães e papais a refletirem sobre uma nova vida (que no caso sou eu 🙂 ), refletirem e discutirem sobre sentimentos, sobre as alterações de humor, as transformações do corpo das mamães, os desconfortos e formas de alívio. As tias ainda dão dicas sobre alimentação, exercícios, massagem do períneo (que é por onde eu vou sair) e dão algumas noções de anatomia.

Trabalho de Parto

As tias explicam como a mamãe pode se preparar para o parto, como reconhecer os sinais do trabalho de parto, a importância das ações da mamãe nessa etapa, os movimentos, a liberdade para mudança de posição – conforme a preferência da mamãe na hora do desconforto, métodos naturais de alívio da dor, relaxamento e respiração.

Parto

As mudanças hormonais que acontecem comigo e com a mamãe nessa hora, os tipos de parto que podem acontecer (naturais, normais ou cesarianas) e em que locais, as sensações e emoções, como o papai e outros familiares participam desse momento,  relaxamento e respiração, as sensações prazerosas durante o parto, o primeiro contato entre mim e a mamãe.

Pós-parto

Aqui as tias orientam a mamãe para ter uma boa recuperação pós parto, dão dicas dos cuidados que mamãe e papai devem ter comigo, os tipos de banho (normal ou humanizado) que eles podem dar em mim e como fazer isso, os cuidados com os seios pra mamãe me ensinar a mamar e pra eu não machucar ela, como o papai pode nos ajudar nessa etapa e quais as minhas primeiras necessidades.

As tias também fazem umas brincadeiras bem legais, que elas chamam de dinâmica de grupo, onde papai e mamãe têm que fazer coisas pra entender melhor o que as tias explicam.

É assim: em uma das brincadeiras…. quer dizer, dinâmica, a tia Vânia (que falava sobre o desconforto do parto) ensinou as mamães a simularem a sensação, assim elas já ficam sabendo o que esperar na hora H.

A tia Vânia pegou uma bolinha de tênis beeeem dura e falou pra mamãe colocar bem no ossinho ali embaixo, no começo das costas e ficar deitada, sem muito conforto. Claro que a tal bolinha machucava a mamãe… daí a tia Vânia ensinou todas as mamães a respirarem, relaxarem e disse pros papais fazerem massagens nas mamães.

Depois de alguns minutinhos a mamãe disse que a dor insuportável era agora bem fraquinha.

Mamãe sentada na bolinha e papai ajudando ela a relaxar :)Em seguida a brincadeira era sentar nessa bolinha dura. Mamãe tinha que colocar a bolinha bem no períneo (que é por onde eu vou sair). E agir da mesma forma… respirar, relaxar e papai ajudando com massagem e carinho… e da mesma forma mamãe disse que depois de alguns minutos a dor passou a ser suportável e depois fraquinha.

A tia Vânia disse que a primeira brincadeira simulava o desconforto da contração, a segunda brincadeira simulava o momento em que o bebê coroava – hahaha – vou virar rei 😉 –  e que se mamãe conseguiu aguentar a dor no exercício com a bolinha, vai aguentar na hora do parto.

Enfim… tinham outras brincadeiras bem legais mas não posso contar aqui senão quando você for lá fazer o cursinho já vai saber o que vai acontecer… daí não tem graça né?

A gente aprendeu bastante lá no curso e acho que é muito útil pras novas mamães que estão prestes a ter seu bebê.

Mamãe disse pro papai que o que ela mais gostou foi a forma como as tias do Hanami explicam sobre todo o processo. Embora o trabalho delas seja atender partos domiciliares, elas não induzem as futuras mamães a terem seus bebês em casa. Elas explicam direitinho os diferentes tipos de partos e dizem que eles podem ser em casa ou em alguma maternidade que “aceite” a opção da futura mamãe em ter parto natural, por exemplo, sem a intervenção de remédios e aquela pressa toda dos médicos de terminar tudo o mais rápido possível.

Nós pesquisamos bastante e por isso conseguimos encontrar uma médica e uma maternidade que vão respeitar nosso desejo. O meu, de só sair daqui quando eu achar que devo, e o da mamãe e papai em me receber da forma mais natural possível e no nosso tempo (meu e da mamãe).



Comentaram por aqui...

  • Bebê Blogger agosto 28th, 2009 em 11:14 am

    Oi tia Vanessa!!!!
    Lembro de você… eu espiei pelo buraquinho do umbigo 😉
    A mamãe disse que vai mandar as fotos para o grupo de discussão do Hanami… será que vc assinou pra receber as informações do grupo?
    Bom… de qqr forma, a gente manda pro seu email também 🙂
    Chutinhos e em breve…. chorinhos 😉

  • Chai maio 3rd, 2011 em 4:00 pm

    Que blog mais lindo! To no primeiro trimestre e já procurando um profissional para fazer meu parto naturalíssimo. Coloquei no google o nome da Dra Roxana para ver as referências e apareceu seu blog! Se vc tiver alguma informação mais para me ajuda, me escreva.
    Muito obrigada! FELICIDADES!

  • bebe blogger novembro 2nd, 2011 em 11:29 pm

    Oi tia Chai,
    Puxa vida, desculpe pela demora… É que eu tava muito ocupado brincando e aprendendo novas habilidades…. Espero que ainda dê tempo de ajudar. A tia Dra. Roxana atende na Saude Santa Mônica e na clinica Jane. Tem os contatos dela aqui nesse post: http://bebeblogger.com.br/quem-me-cuida/obstetra-e-ginecologista-dra-roxana-knobel/
    Vai estar em ótimas mãos com ela 🙂

  • Cibelle dezembro 14th, 2011 em 6:52 pm

    Alguém pode me enviar alguma dinâmica para fazer com gestantes. onrigada

Comente aqui