Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Dicas para escolher o nome do seu bebê

Certo, já sabemos que sou um menino… agora preciso de um nome.

Esse papo de baby pra cá… bebê pra lá tá bem legal, mas já tá na hora de arrumarem um nome bacana pra mim.

Pensando em você que também está pesquisando nomes para seu bebê e sabendo que mamãe e papai já estão quebrando a cabeça pra encontrar um, deixo aqui algumas dicas que vi no site www.bebe.com.br, pra que não me arrumem uma dor de cabeça ao invés de um nome  ;)

O nome deve ter um significado especial
É legal quando um nome tem um significado e expresse alguma coisa que soe positivo. Afinal, o nome é sempre o que vai causar a primeira impressão nas pessoas… e acho que também reflete como mamãe e papai me enxergam. Se eles imaginam que eu serei um atleta, por exemplo, eles podem escolher um nome que esteja relacionado a força física e agilidade.

Combine com o sobrenome
Melhor repetir a combinação do nome várias vezes pra ver como fica, igual aquela brincadeira de repetir os nomes Eva e Adão bem rápido ;)

Não é o caso de mamãe e papai, mas se você tem um sobrenome comum como Silva ou Sousa, pense em um nome um pouco menos usual. Procure no Google quantas pessoas de mesmo nome vão aparecer. Se a lista for muito grande, melhor pensar em outra opção. Tem que cuidar também pra ver se não ficam nomes iguais, tipo - Fernanda Fernandes, por exemplo. Se o som dos nomes combinados - que os sabidos chamam de cacofonia - não agradar, escolha outro nome.

Leve a grafia em consideração
Se o nome escolhido tiver um jeito de escrever pouco habitual, será seu filho (coitado!) que vai ter que corrigir a todo instante. Mamaãe passou por isso na infância, afinal…Lyanne não é nada comum. Por outro lado, se é um nome comum, um jeito de escrever diferente faz com que seja um nome menos trivial, como Hanna ao invés de Ana.

Repare como ficam as iniciais juntas
Verifique se as iniciais do nome, principalmente a do primeiro e a do último juntas, não formam nenhuma expressão com significado estranho ou indesejado. Imagine se eu me chamasse Ricardo Augusto Tavares Orsolin, por exemplo, as iniciais juntas formariam a palavra RATO. E em muitas empresas, as  pessoas são identificadas pelas iniciais, em crachás por exemplo… e eu não gostaria de ser chamado de rato por ai.

Decida se quer, ou não, honrar alguma tradição familiar
Meu avô tem o mesmo nome do meu Bisavô, que é Mário, mas não é uma tradição na família. Mamãe e papai também não são adeptos a esse tipo de homenagem. Eu não gostaria de ser o Júnior pro resto da vida. Tenho minha personalidade que é bem diferente da do meu pai, avós e bisavós. Mas, existem famílias onde esta tradição tem valor e significado. Veja se honrar essa tradição condiz com seu desejo. E lembre-se: essa decisão é dos pais, que não devem se sentir pressionados a seguir o comportamento familiar. Mas, se preferir a diplomacia, uma saída é usar esse nome tradicional como sendo o nome do meio ;)

Pense nos possíveis apelidos
Mamãe e papai gostam de nomes curtos e fortes, que tem pouca chance de virar apelido. Mas isso acaba sendo inevitável. Se eu me chamasse Raul, por exemplo, fatalmante para meus familiares eu serei o Raulzinho por muito tempo… já na escola… nunca se sabe o que pode acontecer. Mas você pode evitar que seu filho ou filha tenham apelidos infelizes.

Repita, repita, repita
Antes de tomar a decisão final, diga o nome escolhido em voz alta centenas de vezes, como se estivesse me chamando de longe, de perto, dando bronca… experimente várias entonações e sentidos, para ver se a sonoridade agrada pra valer.

É legal dar nomes exóticos?
Bem.. vale a pena pensar muito antes de dar um nome pouco comum para o seu filho. Todo mundo sabe que crianças com nomes “estranhos” são vítimas de brincadeiras de mau gosto na escola. Mas, se não se importa com isso, vá em frente.

Nomes fora de moda costumam voltar
Não se incomode se gostar de um nome que parece que ninguém usa mais. Ou o contrário: não escolha um nome só porque ninguém mais é chamado assim, achando que está sendo original. Nomes antigos costumam voltar, é como a moda. Joaquim, por exemplo, já foi considerado um nome fora de moda e, agora, retornou com tudo (mas ele vai virar Joca ou Quim - hehe ;) )

Nomes de celebridades: muito cuidado
Tem gente que gosta de homenagear os seus ídolos. Mas… pense duas vezes antes fazer isso, principalmente se a celebridade ainda estiver na ativa. Afinal de contas, ninguém sabe como a Madonna, por exemplo, entrará para a história.

As emoções da hora do nascimento importam

Já viu quantas coisas você tem que considerar pra escolher o nome do seu bebê? Mas não se preocupe, a hora do nascimento é “o momento”. As sensações e emoções que você sentir na hora é que valem e justificam tudo, então… esqueça a opinião de amigos, familiares e escolha um nome ou mantenha uma escolha anterior baseando-se nos sentimentos desse momento tão especial. Receba seu bebê com todo o amor e carinho e não perca a oportunidade de olhar para o seu rostinho e ser a primeira pessoa a pronunciar o seu nome.

Veja aqui na página do Google, alguns links de sites que sugerem nomes e significados.



Comentaram por aqui...

  • Fabiola May 19th, 2009 em 10:02 am

    Muito legal o bolg!!! vou deixar uma dica!!!Vocês vão adorar eu me apaixonei pelas roupinhas da Ovo http://www.familiaovo.com!!!

  • Bebê Blogger May 20th, 2009 em 2:45 pm

    Oi tia Fabiola,

    Brigado! Também gostei do seu blog :)

  • Roriz May 20th, 2009 em 10:25 pm

    … o povo tupiniquim é bem criativo na hora de escolher o nome dos filhos, alguns nomes no ato do registro deveriam ser barrados no cartório… Washington, Jennyfer, Maicon, Kimberly e por aí vai, e tem outra, a junção dos nomes dos pais também não vale, imagine minha irmã com o nome de Danimari e eu Maridani, um horror… todo cuidado é pouco.

  • Amarilis May 20th, 2009 em 11:16 pm

    Ótimas dicas! Como pediatra (que trabalha em sala de parto) sempre que chego ao bloco obstétrico me apresento à mãe (se já não nos conhecemos antes) e pergunto o nome do bebê…

    Tem cada nome que às vezes dá vontade de ter uma conversinha com os pais para reavaliarem. Às vezes (não incomum) faltou só pensar melhor, falar em voz alta, repensar com o sobrenome…

    Ótimas dicas!

    Abraços,
    Amarilis

  • Bebê Blogger May 21st, 2009 em 2:39 pm

    Oi tia Amarilis

    Brigado :)
    É que eu tô garantindo o meu né ;)

  • Bebê Blogger May 21st, 2009 em 2:44 pm

    Oi tio Rodrigo,

    É mesmo né… mamãe e papai também se divertem com a criatividade de outros pais.

    Eu queria ter um nome bem legal, diferente mas simples… que fosse fácil de lembrar e que impressione as meninas ;) hehe

    Tomara que eles acertem na mosca…ops… no nome :D

  • Carolina July 25th, 2009 em 1:38 am

    Oi bebê,
    Meu nome é Ravi, tenho 2 anos e meio.
    A sílaba forte é o “vi”.
    Significa luz, sol, vem do sâncristo, da Índia.

    Minha irmazinha (7 meses) se chama Leela(pronuncia-se Lila)
    também do sânscrito, significa beleza da noite e brincadeira dos deuses….

    Minha mamãe Carol falou para eu vir aqui falar do meu nome e achou que você ia gostar… Ninguém me deu apelidos, meu tio até sugeriu Ravióli (mamãe descende de italianos), mas não pegou.

    O que acha desses nomes?

    Aproveita muito porque a barriga da mamãe é o melhor lugar do universo, viu?

  • Bebê Blogger July 25th, 2009 em 10:42 am

    Oi Ravi!!!

    Puxa, que nome bacana! Tem até ator de novela copiando :) É… talvez quando vc estiver na escola vai ter um ou outro bobo que vai fazer brincadeiras com seu nome, mas até meu pai - que tem um nome super comum (Marcelo) - sofreu um pouco com brincadeiras do tipo: “Ei, martelo marmelo!” Mas não ligue que ai os bobos param ;) Leela é um nome bem legal também e os significados dos dois nomes são bem bonitos.
    Ei, a Leela é mór gatinha. Posso conhecer ela um dia? Fique tranquilo que mamãe vai me ensinar a ser igual ao papai e respeitar as meninas :)

  • Crisleine March 11th, 2010 em 12:44 pm

    Oie olha to gravida de 4 meses e ainda ñ pensei no nome pq ainda estamos em duvida sem saber o que é ainda.. mais se for menina queria uma dica do que colocar e se for meninoo tbm… queria uma dica ou ajuda se puder agradeçoo

  • Bebê Blogger March 12th, 2010 em 1:41 pm

    ô tia Crisleine,
    Nome é uma coisa muito pessoal pra eu te sugerir sem te conhecer… Mas dá uma lida com atenção ai emcima no post que vc encontra um monte de dicas legais e links também pra te ajudar a escolher o nome do seu bebê ;)

  • lucileide August 13th, 2010 em 11:19 am

    oi meu nome é lucileide eu queria fazer uma combinação do meu nome com o do meu marido para a minha filha o nome dele é vanderli e ai no que da porfavor mim ajude

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 11:00 pm

    Xi tia Lucileide,
    isso é muito delicado e muito pessoal.
    Eu por exemplo detestaria que mamãe tivesse feito uma combinação com o nome do papai. Ia sair um nome bem estranho e isso ia render muitas piadinhas na escola. Meus pais escolheram um nome bem legal pra mim, um nome que é só meu, sem ser um pedaço daqui e outro dali. um nome curto e claro, fácil de entender e escrever ;) Mas, como disse, isso é muito pessoal. Vc deve dar o nome que achar mais legal para seu bebê, mas lembre-se das dicas que escrevi ai em cima no post ;)

  • nayara. October 25th, 2010 em 1:51 pm

    quero um nome para botar no meu filho.

  • Thalita April 16th, 2011 em 7:50 am

    Gostaria de saber algum nome que combinasse com Ingridy…Me Ajudem ?
    poiis gosto do Ingridy mas não sei oque colocar depois.Obrigada.

  • edivania April 16th, 2011 em 11:21 am

    eu acho que um nome para um bebe tem que ser diferente
    ex:lucas rhavy, izabelle moniky, carla moniky,
    robeta alicy

  • sexo July 25th, 2011 em 1:39 pm

    olá queria saber o nome mais bonitinho com a letra m para a minha menina que vai nascer

  • Mirela Luiza September 20th, 2011 em 6:28 pm

    Tenho 14 anos,meu namorado tem 17 e estou gravida de Gemeos , um menino e uma menina,estou em duvida entre :
    Menino :Raphael ou Vinicius
    Menina :Jasmyn ou Layse
    O que vocês acham ??

  • LAYANE December 13th, 2011 em 12:54 pm

    Hã TA GRAVIDA MENINA? MEU DEUS O MUNDO TA PERDIDO MESMO SEI QUE VC QUE UMA OPINIAO SOBRE O NOME DOS BEBES MAIS E QUE FIQUEI CHOCADA VC TER 14 ANOS E JA TA GRAVIDA DE GEMIOS É A VIDA. PARABENS PELOS BEBES AGORA O NOME DO MENINO PREFERIA FAPHAEL E DA MENINA LAYSE.BOA SORTE E MUITA PACIECIA COM AS CRIANÇAS.

  • vivian September 19th, 2012 em 9:01 pm

    oi meu nome e vivian tenho 15 anos e estou gravida de 5 meses, e uma menina mais ainda ñ encontrei um nome que eu gostasse podem me ajudar.

Comente aqui