Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Cadeirinhas de carro para bebês e crianças - qual o modelo certo para cada idade

Muita gente comenta no post Tudo sobre as cadeirinhas de carro para bebês e crianças com dúvidas sobre o tipo correto de cadeirinha para cada idade e também sobre como instalar corretamente.

Daí eu fui no site da Ong Criança Segura, copiei aqui algumas informações bem úteis que complementam o post anterior. Assim acho que ajudo a tirar as dúvidas dos  tios e tias preocupados com a segurança dos seus filhos :)

Veja então qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade do seu filho e dicas de como instalar:

Cadeirinha tipo bebê conforto ou conversível

Peso e idade - Desde o nascimento até 9 ou 13 Kg, conforme recomendação do fabricante, ou até 1 ano de idade.

Posição - Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás.

Recomendações - As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.

Instalação - Para garantir a segurança da criança, a cadeirinha deve estar corretamente instalada. O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeirinha, é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

Dicas importantes

  • Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabeça de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Você pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada (como na imagem ao lado) de forma firme ou outro material suave poderá ajudá-lo a encontrar a inclinação adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45º.
  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeirinha de segurança.
  • Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posição onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A força de um air-bag em formação pode resultar em ferimentos graves ou até a morte.
  • Se a cadeirinha de segurança de seu filho tiver uma alça, siga as instruções do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alças devem ficar para baixo durante o transporte no carro.

Cadeirinha tipo cadeira de segurança

Peso e idade - De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade.

Posição - Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás.

Recomendações - As tiras da cadeira devem estar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.

Instalação - Para garantir a segurança da criança, a cadeira deve estar corretamente instalada. O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeira e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeira, é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeira de segurança e o manual do carro.

Cadeirinha tipo assento de elevação ou booster

Peso e idade - De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.

Posição - No banco traseiro com cinto de três pontos.

Recomendações - O assento de segurança faz com que o cinto de três pontos do carro passe nos locais corretos do corpo da criança: pelo centro do ombro e peito e sobre os quadris.

Instalação - Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

Dicas importantes

  • Os cintos de segurança dos carros são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura, portanto não servem corretamente para crianças nesta faixa etária.
  • Use um assento de segurança para que o cinto de três pontos do carro passe confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris da criança.
  • Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.
  • O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de 3 pontos.
  • O assento de segurança deve ser usado somente se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha este equipamento procure uma concessionária autorizada para instalar.
  • Se seu filho pesar mais que 18 kg e seu carro tiver apenas um cinto sub-abdominal no banco de trás, você pode informar-se em uma concessionária sobre instalação do cinto de três pontos. Se a concessionária não estiver familiarizada com este procedimento, contate o fabricante diretamente.

Cinto de segurança de 3 pontos

Peso e idade - Acima de 36 Kg e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade

Posição - Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.

Recomendações - A criança deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e dobrar os joelhos na borda do banco, sem escorregar o corpo para frente. O cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre os quadris.

Instalação - Leia atentamente as instruções do manual do carro para saber como usar corretamente o sistema de cinto de segurança.

Dicas importantes

  • O cinto de três pontos deve passar confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris. Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • Se o seu filho não atender a estas orientações, você deve considerar a utilização de um assento de segurança.


Importante!

Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.

Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.

Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro

Nova legislação sobre o uso da cadeirinha

Como identificar um dispositivo de retenção certificado

Conheça as cadeirinhas certificadas pelo INMETRO

Não deixe de visitar o site da Ong Criança Segura, e descubra mais dicas de como proteger melhor suas crianças ;)

Atualizando:

Muitos tios e tias postaram seus comentários com dúvidas sobre cinto de três ou duas pontas e outras dúvidas. Por isso postei mais sobre esse assunto em:

Exceção à norma para uso das cadeirinhas de segurança para bebês e crianças



Comentaram por aqui...

  • fábio adriano serafim May 11th, 2010 em 1:03 pm

    boa tarde!
    meu carro não possui cinto três pontas no banco de trás,
    pois é um gol ano 1999.terei de adaptar um cinto para que eu possa
    usar o assento de elevação ou posso utiliza-lo com o cinto original do
    veículo?

  • fábio adriano serafim May 11th, 2010 em 1:15 pm

    acho muito importante essa nova lei pois tudo oque diz respeito a
    segurança das crianças neste trânsito cada vez mais complicado é de grande
    valor.só acho que há uma falha na parte em que a autoridade de trânsito pode multar mesmo a distância pois é um caso de interpretação
    insegura pois a distância não há como saber a idade da criança e deduzir a idade e o peso de uma pessoa só no olhar não é algo correto pois se não se pode julgar se uma pessoa esta alcolizada só pelo seu comportamento não vale acho que não é válido também este julgamento e também não adianta nada esta fiscalização sem tirar estes irresponsáveis que bebem e tem a cara de pau de pegar um veículo e andar feito louco pelas estradas, ruas ,avenidas e rodovias sem o menor respeito aos demais motoristas e suas famílias.

  • Bebê Blogger May 12th, 2010 em 12:20 pm

    Oi tio Fábio,
    Vc já tentou ir na concessionária pra eles instalarem o cinto de 3 pontos que é mais seguro? Não deve ser muito caro e é, sem dúvida, mais seguro :)

  • Eugildo May 17th, 2010 em 12:19 am

    Só para complementar:
    Meu carro tb não tem cinto de três pontos, e tenho uma filha de 02 e 05 anos. Entrei em contato com a concessionária para instalar o cinto de três pontos, que relatou desconhecer tal procedimento. Contactei então o Centro de Atendimento do fabricante, que não recomenda tal procedimento pois altera as configurações originais do veículo. Ultima opção: entrei em contato como Denatran. Estou aguardando resposta.

  • gabrielleh May 18th, 2010 em 10:48 pm

    valeu por as suas dicas de caderinhas de carro

  • Bebê Blogger May 19th, 2010 em 9:36 pm

    Oi tio Eugildo,
    Puxa vida, como o fabricante não recomenda um upgrade de segurança como esse?
    Eu, pessoalmente, não vejo problema em alterar as configurações originais do carro por motivo de segurança. Tem gente que compra carro básico e depois coloca o tal de trio elétrico, ar condicionado e um monte de outras coisas… e nada disso é pra segurança ;) Depois, por favor, volta pra nos contar o que o Denatran respondeu?

  • Bebê Blogger May 19th, 2010 em 9:40 pm

    :)

  • Reginaldo May 20th, 2010 em 1:05 pm

    Também estou nessa, procurando tudo que possa me ajudar sobre esse asunto. Tenho um kadett 98 e também não tem o cinto de 3 pontas atrás, minha filha tem 4 anos… vou ver em uma autorizada da GM se eles podem fazer essa modificação. Caso não, vou ter que fazer esse serviço em algumas loja não autorizada mesmo.

  • Bebê Blogger May 20th, 2010 em 2:25 pm

    Oi tio Reginaldo,
    Isso mesmo… quando se trada da segurança do seu bebê, os fins justificam os meios ;) Papai também vai procurar uma empresa pra instalar o cinto de segurança de 3 pontos no nosso novo carro que é antigo e não tem ;)

  • PAULO May 23rd, 2010 em 9:53 am

    No site kadeteiros tem um semi manual de como seria um instalação do cinto de 3 pontos no banco traseiro ! Ainda não fiz no meu mas, logo logo terie que fazer a modificação, pois meu menio ja está porto do 18 kg. Se alguém se inetressar fiz copia do manual que explica +- como se faz mas, não encontrei nehuma loja mesmo não autorizada que fizesse o servico.

  • Rossano May 26th, 2010 em 12:43 pm

    Também estou muito preocupado, pois meu veículo é um corsa wind hatch 96 e possui apenas cinto subabdominal de 2 pontos. Já fiz consulta através da ouvidoria do CONTRAN e nada, fiz consulta através da ouvidoria do DETRAN/RS por duas vezes, sendo que me deram a seguinte resposta: Se o carro possuir cinto de 2 pontos não é necessário utilizar assento e elevação (é o caso de meu filho). Poré questionei sobre a real segurança de meu filho utilizando apenas este cinto e se poderei ser multado por proceder com tal ação. Tendo em vista que meu filho tem 3 anos de idade, mas pesa 25,5 KG, assim teria de utilizar assento de elevação conforme resolução. No meu ponto de vista, não aconselho esta instalação do cinto de 3 pontos, tenho minhas dúvidas, a não ser que realmente seja feito na concessionária autorizada. Acredito que nem todos terão condições financeiras para trocar de carro ou realizar este procedimento, sendo que ainda terão de comprar as tais cadeirinhas. E só para finalizar, questionei os agentes de trânsito de minha cidade e os mesmos não souberam responder minhas indagações, impressionante!!! Com toda a certeza irão saber multar!!! Pode crer já tô preparando minha defesa com o advogado caso eu seja multado, esta resolução abre muitos precedentes.

  • Raquel May 26th, 2010 em 6:37 pm

    Tenho um carro antigo 98, que não tem cinto 3 pontas. A concessionária informou que não tem como instalar o cinto de 3 pontas, devido o modelo do veículo. O Denatram tem que resolver essa questão.

  • cristiane May 27th, 2010 em 9:13 am

    Bom dia, gostaria de saber se cada caderinha também tera seu prazo de validade? como exemplo: o uso de capacete em motociclista.

  • Rossano May 27th, 2010 em 12:15 pm

    CADÊ o comentário que postei no dia 26/05/2010?????

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 1:55 pm

    Oi tio Rossano,
    Papai também anda preocupado com isso. Nosso atual carro também não tem cinto de três pontos no banco traseiro e ele vai mandar instalar numa boa oficina. As consecionárias dizem que isso altera as características originais do carro. Mas tem gente que compra carro básico e depois manda instalar trio elétrico e outras coisas que também alteram as características originais do carro e tudo bem, né?
    Acho que se a alteração for por motivo de segurança acho bem válida ;) Basta a gente fazer como em tudo na vida, buscar uma empresa séria pra fazer o serviço.
    Papai também acha que essa nova lei vai dar muito pano pra manga… mas isso me confunde: a gente não tá falando de cinto de segurança? o que a manga tem haver com isso ? ;)

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 1:57 pm

    Oi tia Raquel,
    Pois é, no final das contas é segurança do seu bebê x consecionárias.
    Papai e mamãe optaram pela minha segurança, por isso vão instalar cinto de 3 pontos em nosso carro :)

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 1:58 pm

    Oi tia Cristiane,
    Parece que tem sim. Normalmente isso vem escrito numa etiqueta na própria cadeirinha ou no manual do usuário. Vc pode também consultar o fabricante da cadeirinha pra saber a validade da sua :)

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 2:03 pm

    Oi tio Rossano,
    Puxa vida, calma tio, hoje é 27/05/2010 eu sou apenas um bebê - hehehe. Vc comentou ontem… e ontem eu não vim ver meu blog porque eu tava com muita dor pq meus dentinhos estão nascendo. Entendo sua preocupação e pressa em ter suas dúvidas sanadas, mas não precisa “gritar” ;)

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 9:57 pm

    Oi tio Paulo
    que bacana esse manual de como instalar o cinto de 3 pontos. Acho que tem um monte de papais aqui que vão gostar disso :)

  • PAULO May 28th, 2010 em 8:38 pm

    Após muita pesquisa acredito que a melhor solução seria uma cadeira que suporte até 36k ou mais e que seja para se usar em carros com cintos de dois ponos. Não sei se existe tais cadeiras mas continuo na procura e assim que tiver novidades aviso a todos. Espear pelo DETRAN…. Acho que não vai dar em nada e os maronzinhos… parece até piada rsrsrs

  • Bebê Blogger May 29th, 2010 em 10:55 pm

    Oi tio Paulo,
    Pois é… mas considerando que o cinto de três pontos é mais seguro, independente de ser para instalar corretamente a cadeirinha, papai mandou instalar no nosso carro, assim mamãe também fica segura - já que ela vai atraz comigo ;)

  • Fábio May 31st, 2010 em 9:40 am

    Olá o cinto de 3 pontos é mais seguro em uma estrutura originalmente feita para isso. Tenho um veiculo antigo e adaptar um cinto de 3 pontos servirá apenas para não levar multa, pois uma adpatação em um carro que não existe uma coluna específica para isso, só piora.
    Em caso de acidente, é melhor a criança estar em um cinto de 2 pontos original do que um adaptado de 3 pontos.
    A estrutura do carro não foi projetada para essa adaptação, evita a multa, mas aumenta o risco.
    Vai ser preciso uma alternativa real, pois prefiro a multa e ter meus filhos seguros dentro do carro.
    E eu utilizo cadeirinha e cinto neles desde os primeiros dias de vida.

  • Nadya Torres May 31st, 2010 em 10:09 am

    ola!gostaria de receber via email este manual de instalação do cinto de três pontos ou como velo pelo blogger.Obrigado!

  • Bebê Blogger June 1st, 2010 em 10:43 am

    Oi tio Fábio,
    O cinto de suas pontas é aquele que prende só pela cintura (uma ponta em cada lado). O cinto de três pontas é aquele que prende na cintura e no ombro (um ponto em cada lado da cintura e um no ombro). Vc tem certeza de que os carros novos tem uma coluna específica pra colocar o cinto de três pontas? Considerando usar o cinto de três pontas apenas atrás dos bancos do passageiro e do carona (sem considerar o lugar do meio)? O desenho, a lataria do carro é diferente para os carros de cinto de três pontas? Será mesmo?
    Se vc tiver a fonte dessa informação, por favor, divide com todos aqui :)

  • Bebê Blogger June 1st, 2010 em 10:45 am

    Oi tia Nadya,
    Acho que seria legal ter esse manual né? Será que o tio Paulo tem o link certo pra dividir aqui com todos?

  • camila leme June 1st, 2010 em 1:11 pm

    Olá , eu tenho um fusca e um menino de 6 anos.. a mems história do cinto de 2 pontas… nao sei o que fazer..se devo comprar o assento.

  • ailton June 3rd, 2010 em 10:45 pm

    OI Bebê blogger, nao entendi o que devo fazer realmente ,quem devo procurar para resolver este problema do cinto.Tem que ter quantos pontos dois ou três ? Sendo meu carro com dois pontos e meu filho com cinco anos.Devo adaptar o meu carro para cinto de tres pontas e usar o ajuste a cadeira para este tipo de carro adptar cinto nao e a mesma coisa de acessorios estamos falando de segurança

  • Aline June 8th, 2010 em 2:10 pm

    Olá….
    A cadeirinha é obrigatória mesmo tendo um adulto atras para levar o bebe no colo?

  • Orlando June 9th, 2010 em 10:26 am

    Minha filha tem 03 anos e sete meses posso usar o assento de elevação?

  • WAGNER SANDRO June 9th, 2010 em 2:12 pm

    Tenho os mesmos problemas do postados anteriormente, pois possuo um kadett com apenas 2 pontos no cinto de segurança do banco traseiro. Se possivel gostaria de receber o manual ou o link de instalação do de 3 pontos. Antes que a NOVA industria das multas das cadeirinhas me pegue!!!

  • Bebê Blogger June 9th, 2010 em 4:05 pm

    Oi tia Camila,
    Bom… a lei tá ai pra obrigar as pessoas a cuidarem da segurança de suas crianças. Então seu menino precisa ir na cadeirinha (sim, vc precisa comprar uma cadeirinha adequada ao peso e idade dele)… e pra prender a maioria das cadeirinhas é necessário cinto de três pontas (que é o que hoje em dia sai de fábrica do carros mais novos pq é mais seguro)…. então, se seu carro tem cinto de duas pontas e não prende direito a cadeirinha, vc pode trocar de carro (mas ai vai depender das suas economias) ou fazer como papai que mandou instalar cinto de três pontos no nosso carro que é mais antigo :)

  • Bebê Blogger June 9th, 2010 em 4:37 pm

    Oi tia Aline,
    Sim, cadeirinhas são obrigatórias mesmo tendo um adulto levando o bebê no colo. É que no caso de uma batida, o corpo do adulto acaba esmagando o bebê. E a gente nunca pode prever quando uma freada ou batida podem acontecer né?

  • Bebê Blogger June 9th, 2010 em 4:38 pm

    Oi tio Orlando,
    Nesse mesmo post tem o tipo ideal pra sua menina. Leia lá :)

  • Bebê Blogger June 9th, 2010 em 6:27 pm

    Oi tio Ailton
    Bom, pra prender a maioria das cadeirinhas é necessário cinto de três pontas (que é o que hoje em dia sai de fábrica dos carros mais novos pq é mais seguro)…. então, se seu carro tem cinto de duas pontas e não prende direito a cadeirinha, vc pode trocar de carro (se tiver condições) ou fazer como papai que mandou instalar cinto de três pontos no nosso carro que é mais antigo :)

  • Tia Luana June 11th, 2010 em 8:36 pm

    Oi bebe, quanto a instalacao do bebe conforto; o cinto de seguranca passa em volta do bebe conforto? pela foto nao entendi muito bem. Por favor pode esclarescer minha duvida?

  • Bebê Blogger June 14th, 2010 em 5:53 pm

    Oi tia Luana,
    O mais seguro é vc ver as instruções do fabricante do bebê confoto. Deve ter ilustrações bem explicativas :) Se vc não tiver o mamual na mão, tente o site do fabricante, ligue para o SAC ou até vá em uma loja que venda o modelo igual e pergunte ao vendedor ;)

  • PAULO June 20th, 2010 em 8:57 am

    Bom pessoal demorei, mas voltei
    O manual que baixei é especifico para kadett, mas da para ter uma idéia. Lembro que é uma adaptação e não está regulamentada pelo detran nem por nenhum outro orgão governamental ou serviçoes autorizados, mas como a carcaça do kadett é a mesmo do europeu e lá cinto de 3 pontos é obrigatorio no banco trazeiro desde sempre! ( culpa do nosso DETRAN que não exigiu o mesmo para nós ) a adaptação neste caso especifico é algo para ser estudado se é valida ou não. Ainda não fiz no meu carro porque falta 4 kilos pra meu garoto ter que trocar de cadeira.
    Quem quizer o manual me mande um email que eu retormo o manual porque não sei como disponibilizar isso no blog. paulogoc.jesus@hotmail.com

  • PAULO June 20th, 2010 em 12:12 pm

    SEGUE LINK DE ONDE TIREI O MANUAL
    http://www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?t=9824

  • Emerson July 18th, 2010 em 7:33 am

    Quanto a adaptar o cinto de 2 para 3 pontos, ao que me consta no código nacional de trânsito existe um parágrafo que proíbe alteração nas caraterísticas originais do veículo. Isso me foi falado por um profissional de uma autorizada, ao que ele me explicou estas alterações devem ser solicitadas com antecedência ao Detran.

  • Superpai August 14th, 2010 em 6:16 pm

    Olha, para um bebê, você escreve muito bem, viu?! Sou papai de uma gaorinha de 2 meses e até hoje relutei em usar o bebê conforto justamente pela razão que você comentou: o desconforto - minha filhota fica sentada muito dobrada para frente, mesmo quando enchemos tudo com almofadinhas e panos… Entretanto, diante de tantas dicas e curiosidades, fui plenamente convencido a só usar o bebê conforto daqui para frente: excelente postagem!

    Também tenho um blog e falo sobre meu dia-a-dia como papai de uma menininha linda: em querendo, passe por lá depois! Abração!

    P.S.: como fazer para utilizar melhor meu espaço virtual para publicidade nessa área de bebês, como você faz?

  • angélica yanes August 16th, 2010 em 12:05 am

    ate agora não encontrei alguma resposta sobre a nova lei da cadeirinha para quem tem camionete cabine simples.existem adaptações,pois tenho um filho de 3 anos e meio.alguém pode me judar?

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 11:07 pm

    Oi tia Angélica,
    Pois é, até onde eu sei, meu pai tinha um carro onde só tinha dava pra andar na frente, só que na frente não é lugar de criança. Então ele trocou de carro e, como nosso carro novo era antigo, não tinha cinto de segurança de três pontos (que é o cinto que prende as cadeirinhas corretamente) então ele levou numa oficina que isntalou o tal cinto ;)

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 11:17 pm

    Oi tio Superpai :) Brigado pelos elogios.
    Pois é, tem também o lance da gente ficar maior e não gostar de andar de carro olhando pra traz. Eu abria o maior berreiro pra ficar na cadeirinha, mas agora estou com 10 meses já e posso ir sentado olhando pra frente. É muito mais legal :) Vou visitar seu blog e acompanhar suas descobertas :) Sobre a publicidade… bom, papai é quem cuida dessas coisas. O que sei é que as empresas interessadas me mandam mensagens pedindo pra falar com ele pra anunciar.

  • Patrícia August 19th, 2010 em 9:50 am

    oi tenho três filhos, dois de 8 anos e meio e uma de 6 anos e meio, aminha menina de 6 anos já usa o assento, mais os meus dois maiores ainda não tem a altura de 1,45, vou ter que comprar o assento para eles também,o meu carro só tem dois cintos de 3 pontos no banco de tráz, como vou fazer?

  • maristela August 19th, 2010 em 4:17 pm

    pra quem é do RS!! o DETRAN RS, desobrigou o uso de assento de elevação(crianças acima de 4 anos) em carros antigos. o assento é para ajustar a altura da criança, para não haver risco de enforcamento com o cinto de 3 pontos. no caso de 2 pontos, usa o cinto normalmente como qualquer outro passageiro.

  • Bebê Blogger August 21st, 2010 em 4:23 pm

    Cuidado tia Maristela,
    O uso da cadeirinha ou do assento é conforme a altura e peso da criança e não idade. Atenção para não usar a opção errada e colocar em risco a vida do seu filho. Releia com atenção as Dicas importantes desse post ;)

  • Bebê Blogger August 21st, 2010 em 8:34 pm

    Oi tia Patricia,
    Veja nos comentários acima como o pessoal tá se virando pra resolver isso ;)

  • andressa August 24th, 2010 em 1:56 pm

    a cadeirinha tem que ter selo do inmetro,pode ser de modelo mais antigo?

  • Bebê Blogger August 25th, 2010 em 10:12 am

    Tia Andressa,
    As cadeirinhas que tem selo do Inmetro é pq foram testadas e aprovadas como sendo produzidas com materiais de qualidade e que garantam o conforto e, principalmente, a segurança do seu bebê.
    Pense também que a cadeirinha vai servir por muitos anos ;)

  • Gizelle August 29th, 2010 em 12:52 pm

    Tenho uma filha de 2 anos e cinco meses e um filho de 3 anos a meio, gostaria de saber quais modelos de cadeirinhas ou assento devo usar p eles?Desde já agradeço

  • Gizelle August 29th, 2010 em 12:59 pm

    há me eskeci de diser meus filhos tem 18 k cada..um tem 1,04 de altura e a menina tem 0,94

  • Milene Eugenio August 30th, 2010 em 12:47 pm

    Olá!
    Minha filha tem 4 anos e 4 meses, mas não tem 18 kg e ela ainda usa a cadeira de segurança que vai até 19kg.Quando ela pega no sono ao andar de carro, a cadeira de elevação não dará conforto nem segurança necessários neste momento, pois a cabeça fica inclinada para o lado . Eu vi no mercado outra cadeira semelhante ao que uso atualmente, mas com alteração na recomendação de peso, ultrapassando a 30kg(não lembro exatamente), mas com selo de qualidade. Eu poderei oferecer estte tipo de cadeira de segurança para minha filha no lugar da cadeira de elevação?
    Desde ´já agradeço o retorno, Milene

  • Priscila August 31st, 2010 em 9:49 pm

    Puxa… meu carro tbem não tem o cinto de 3 pontas… e mais um detalhe… tenho 4 filhos e se eu colocar os assentos não conseguirei sair com toda a família.
    Meus filhos tem 12, 9, 7, 4…
    o que devo fazer???

  • Solange Rodacki September 1st, 2010 em 2:18 pm

    Boa Tarde - Por favor, tenho dúvidas, a cadeirinha do meu filho é da marca é Burigotto Super Matrix - com selo do Inmetro - o peso indicado é de 0kg até 25,0kg - meu filho completou 04 anos e pesa 18,0kg - a minha dúvida é tenho que comprar o assento - quer dizer que usando a cadeirinha até o peso de 25,0kg estou fora da Lei? - Soube agora pouco e estou desesperada…..

  • Sandra September 1st, 2010 em 10:19 pm

    Oi, também estou com o mesmo problema que os demais colegas acima. Tenho um carro mais antigo e que só possui cinto de 2 pontos atrás. Já procurei lugar autorizado para instalar o cinto de três pontas, mas em todos os lugares que fui me disseram a mesma coisa. Que não é possivel instalar tal cinto, da apenas para enjambrar, que não é o correto e nem seguro. Me informei com os ajentes de transito que me disseram que não precisa acento de elevação para carros que possuim cinto abadominal atras. Colocar cinto de tres pontos e terque comprar o acento seria apenas para gastar dinheiro, pois até hoje o cinto de 2 pontos serviu. Por que derrepente não pode mais. Acho que ele não é tão ruim asssim.

  • celio fleuri September 2nd, 2010 em 1:12 pm

    meu carro nao tem cinto tres pontas atras e nen o encosto de cabeça ja levei em 5 oficinas e eles disse que nao tem jeito pois vai ficar fragil a adptaçao o que eu faço meu carro e um gol quadrado 93

  • Cesar Neves Sousa September 2nd, 2010 em 4:27 pm

    Olá, Boa tarde. Por favor, no caso de terem 4 adultos + 1 criança de 5 anos no carro. A criança não pode ir sentada no meio com o cinto de 2 pontos? ou tem que ir na lateral do carro, com a cento de elevação e um dos adultos tem que ir no meio com o cinto de 2 pontos? Como funciona isso??? Grato… Cesar

  • Tatiane paula Silveira Ferezim September 2nd, 2010 em 4:30 pm

    Nâo tenho carro mas saio com meus parentes.Como fasso tenho 2filhos uma de 1 ano e 6 meses e outro de 6 anos.Quando for a um passeio preciso de cadeirinha?

  • Tatiane September 2nd, 2010 em 4:31 pm

    A cadeirinha pode ser de modelo antigo?

  • RUY H. KIYONAGA September 2nd, 2010 em 5:07 pm

    MEU FILHO TEM 8 ANOS E VAI FAZER 9 EM JANEIRO DE 2011,É OBRIGATORIO U USO DE ASSENTOS PARA ELE?

  • Nádia September 2nd, 2010 em 5:37 pm

    Oi…
    Meu filho tem cadeirinha desde sempre, mas agora com essa nova lei e depois de ler tantos comentários tenho uma dúvida: meu carro é um uno 2004 e uso a cadeirinha do bb presa pelo cinto do meio… Isso é errado?

  • Alice Bastos September 3rd, 2010 em 12:06 am

    Acho um absurdo exigirem o uso de uma cadeira que tem que se fazer ajustes no carro, o correto seria exigirem uma segurança adequada vinda com a cadeirinha de fabrica, afinal “carro velho não tem vez?”

  • Eli September 4th, 2010 em 1:46 pm

    Boa tarde,
    Meu carro é um simples twingo mas já tem o cinto de três ponto no banco traseiro, pergunto eu, podemos adaptar o cinto do carro (abaixar) para não comprar o booster?
    Grato
    Eli

  • geraldo pere September 5th, 2010 em 8:57 pm

    geraldo tenho um filho de 6 anos 21 kg qual a cadeirinha certa para ele

  • Bebê Blogger September 6th, 2010 em 11:47 am

    PARA TODOS OS TIOS E TIAS QUE POSTARAM SUAS DÚVIDAS SOBRE CINTO DE DUAS OU TRÊS PONTAS, CARROS ANTIGOS E MUITAS CRIANÇAS A SEREM TRANSPORTADAS, VEJAM O QUE POSTEI EM Exceção à norma para uso das cadeirinhas de segurança para bebês e crianças :)

  • marcio rogerio faria September 7th, 2010 em 6:47 pm

    tenho uma cadeirinha nova mais porem sm o selo do imetro o que devo fazer comprar uma nova cadeira ou existe lugares que fazem adaptacao pelo exigido plo detran colocando a etiqueta do imetro, voces podm me ajudar … muito obrigado

  • denise September 7th, 2010 em 8:20 pm

    oi, estou com duvida com respeito a qual banco estalar a cadeirinha ,tenho um corsa 97 estou usando a cadeirinha no banco de tras estou errada? minha FILHA TEM DOIS ANOS COMO USAR ?

  • rute September 8th, 2010 em 8:33 pm

    rute minha filha tem 9 anos sou obrigada a comprar a cadeirinha ela vai fazer 10 anosem julho de 2011

  • Amaro Bernardo September 8th, 2010 em 9:30 pm

    Sou de Pernambuco e encontrei essa informação no site do detran, como tenho filho de 6 anos e carro antigo, vou gauardar esse informativo junto com o documento do carro.

    Contran altera norma para o transporte de crianças em veículos antigos
    O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (06/09) a Deliberação n° 100 que altera as regras para o transporte de crianças em veículos que possuem apenas o cinto abdominal (dois pontos) no banco traseiro.

    No caso dos veículos dotados apenas de cinto abdominal no banco de trás, o transporte de criança com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo com o uso do dispositivo de retenção adequado para a criança (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).

    Segundo a Deliberação, nesses veículos as crianças de quatro a sete anos e meio de idade poderão ser transportadas no banco traseiro utilizando o cinto de segurança de dois pontos sem o dispositivo denominado assento de elevação.

    A decisão do Presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva, foi baseada na atual indisponibilidade de equipamentos para transporte de crianças nos veículos fabricados com o cinto de segurança de dois pontos. As alterações entram em vigor a partir de hoje.

    Regras para o transporte crianças em veículos:

    Veja também:

    Resolução 277/2008 do Contran

    Deliberação 100/2010 do Contran

    Assessoria de Imprensa

    imprensa.denatran@cidades.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    Departamento Nacional de Trânsito

    61 2108.1823

  • paulo September 9th, 2010 em 9:49 pm

    tenho um fiat uno 94 e nao tem cinto tres pontos como faço para adptar um

  • Débora September 9th, 2010 em 11:43 pm

    olá!
    Gostaria de saber se a cadeirinha deve ser usada só do lado das portas por ter o cinto de 3 pontas ou eu posso colocá-la no meio, onde há o cinto de duas pontas? pergunto pois, se um outro carro colide na minha lateral e meu bb está lá.. ele se machucará e estando no meio não! como funciona isso?
    Agradeço desde já!

  • eglivania September 10th, 2010 em 10:05 pm

    comprei uma cadeira usada em bom estado mas não tem o selo do imetro porque acho que saiu com tempo de uso tem algum problema de ser aprovada pelo detran.

  • gustavo September 16th, 2010 em 10:40 pm

    meu filho irá fazer 3 anos eo novembro, ele já tem quase 1m de altura e pesa 20kg, qual a cadeirinha que devo utilizar?

  • Henrique Jr. September 19th, 2010 em 9:19 am

    Bom, eu gostaria de saber como faso para instalar a cadeira para bebe no meu carro, visto que ele e antigo. O modelo do veiculo e o gol quadrado ano 94 e nao tem o sinto de 3 ponta.

  • Rafael September 19th, 2010 em 12:41 pm

    Vamos analisar agora como será daqui pra frente, pois com o preço da cadeirinha de bebe será um incentivo os assaltos de carros pra roubar cadeirinhas e ser comercializado nos tráfigos! Meu carro foi quebrado o vidro so pra tirar a cadeirinha de bebe…! e agora ? quem vai comprar minha cadeirinha e o vidro do carro…

  • wegila September 20th, 2010 em 11:21 pm

    tenho um filho de 8 anos eu sou obrigada a conprar o assento de elevação?

  • wegila September 20th, 2010 em 11:35 pm

    não tenho carro, as vezes saiu com meus amigos, tenho dois filhos um de 1 ano e 5 meses e outro de 8 anos, agora eu não vou mais poder sair com eles?

  • joselita September 24th, 2010 em 10:20 pm

    meu bebe tem 5 meses, mais pesa 9,5kl qual o tipo de cadeirinha ideal pra ele, o bebe confort ou a cadeirinha?

  • marcia September 28th, 2010 em 12:05 pm

    oi. tenho 4 filhos, um de 5 anos, um de 10, um de 8 e outro de 12, se eu colocar o assento, vai sobrar lugar só para dois e o outro não vai? Como devo resolver esse problema.

  • Henrique October 6th, 2010 em 11:25 pm

    Boa noite a todos,gostaria de saber se alguem pode me ajudar em uma duvida. Minha irmã tem 6 anos e meio, porem ja tem 38 KG e 1,30mt. sabem me dizer se há necessidade do asseno elevado? obrigado

  • walkiria November 2nd, 2010 em 10:38 am

    ola, tenho uma duvida quanto a posiçao correta da cadeira, pois tenho um filho de 3 anos e quero saber se a cadeira deve ficar no meio ou na lateral do banco de trás. Obrigado. Walkiria.

  • danielle November 4th, 2010 em 9:29 pm

    gostaria de saber se a marca galzerano de carrinhos para bebês gêmeos é uam marca indicada e de qualidade?

  • fernando jose dos santos November 13th, 2010 em 8:51 am

    A criança nem cabe na cadeirinha eu tenho duas fillhas 07 e 05 anos pesam mas de 22kl nem cabem na cadeirinha

  • maikon cristian colpas December 12th, 2010 em 8:47 am

    ola tem um fiet uno 97 gostaria de saber se a cadeira
    bebe cnforto e so presa no cinto de segurança origina do
    veiculo nao e treis ponta vou viajar no final de ano
    para o parana gostaria de saber se estou dentro das leis

  • zinalva December 12th, 2010 em 8:47 am

    Tenho uma filha de 4 anos,vou viajar e gostaria de saber se posso leva-la no bando meio sem o booster,pq o so meio tem 2 pontas so,pq os outros passageiros atras sao adultos.
    Q faço?
    Obrigadoooo

  • alex December 12th, 2010 em 12:11 pm

    não sei que tipo de cadeira compra pro meu filho já que ele tem 2 anos e meio e pesa 20kg ele é bem grande se possivel me ajude indicando a cadeirinha certa????

  • jocemir December 28th, 2010 em 3:28 pm

    minha filha tem 8.6anos, 1.49cm , e 42kg. pergunto se poderia colocá-la no banco traseiro sem o acento de segurança, pois somente a idade é impedimento. agradeço a atenção.

  • Antonio Luiz Ribeiro January 9th, 2011 em 1:33 pm

    Boa Tarde - Por favor, tenho dúvidas, tenho um fusca 76, tenho 3 filhos( 3 anos, 2 anos e 1 de 4 meses). É obrigatório o uso das cadeirinhas? Como faço para adaptar o cinto de segurança 3 ponta? Qual é a melhor escolha de cadeirinhas?

    Desde já agradeço

    Antonio Luiz Ribeiro
    Itapeva-Sp

  • marcelo aredes January 15th, 2011 em 7:37 am

    tenho um carro mas ele nao possui cinto de tres pontas, tenho uma criança de 6 anos,se no meu carro nao der de adaptar o cinto como devo fazer…

  • Gunnar February 17th, 2011 em 8:29 am

    Bom dia…

    Tenho um fusca 1970 e ele não possui cinto no banco traseiro , meu cunhado conseguiu um licença para andar sem cadeirinha, sera que para o fusca eles tambem liberam ????

  • mirian March 26th, 2011 em 12:06 am

    Boa Noite…
    como várias pessoas tenho duvidas meu filho tem 2 anos e dois meses tm 92 cm e pesa 17 kg ele ja pode usar o assento pelo peso mas e altura, afinal cadeirinhA ou assento?

  • Luciete July 5th, 2011 em 10:26 am

    Bom dia…
    Eu tenho uma dúvida, possuo um carro que não tem banco traseiro, posso transportar minha filha de 2 anos e 4 meses na cadeirinha? Sendo que o carro é para passeio, contendo três lugares.

  • Daniela August 18th, 2011 em 3:41 pm

    boa tarde…tenho uma filha de 6 meses q ja pesa 9kg, gostaria de saber se posso trotar a cadeirinha para uma q va de 9 a 36kg???devo coloca-la de frente???e sobre a inclinação???
    obrigada…

  • ALEXANDRA October 12th, 2011 em 7:34 am

    BOMDIA! GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR 3 CADEIRAS PARA AUTO NO MEU VEICULO? POIS TENHO 3 FILHOS MENORES SAÕA ELES:1/DE 5ANOS 1/DE 3ANOS E MEIO 1/ DE 1ANO E MEIO?ou cadeira? me informe melhor solução.aguardo resposta

  • Renata November 23rd, 2011 em 4:08 pm

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se é possivel colocar a cadeirinha em camionete?. Tenho uma F1000 cabine simples e não sei se é possivel carregar o meu filho de 1 ano e 10 meses. Já pesquisei e até o momento não encontrei nenhuma respota. Por favor, gostaria que me respondesse. Obrigada!

  • bebe blogger January 7th, 2012 em 10:36 pm

    Oi tia Renata… vc pode dar uma olhadinha nesse post aqui: Exceção à norma para uso das cadeirinhas de segurança para bebês e crianças :)

  • Beatriz January 21st, 2012 em 10:46 pm

    Minha filha tem 4 anos, porém 14 kg, ela deve usar o assento ou continuar na cadeirinha? A cadeirinha diz que pode ser usada até 25 kg, não sei o que fazer tenho o assento tb só fiquei em dúvida se tem de usar ou não. Grata

  • Dalva Delgado June 7th, 2012 em 7:30 pm

    Boa noite!
    Tenho um gol ano 93 e preciso comprar uma cadeira para minha neta mas não sei que modelo usar pois o cinto de segurança do meu carro é apenas na parte de baixo no banco.Se você puder me ajude .Obrigado!

  • alexandra December 7th, 2012 em 5:32 pm

    OLÁ…comprei uma cadeira ningbo dargun baby prod.,para criança de 25 a 36kls,ela tem o selo do inmetro,porem veio somente a data de fabricação 01/08/2010.como saber a validade dela?

Comente aqui