Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Cadeirinhas de carro para bebês e crianças – qual o modelo certo para cada idade

Muita gente comenta no post Tudo sobre as cadeirinhas de carro para bebês e crianças com dúvidas sobre o tipo correto de cadeirinha para cada idade e também sobre como instalar corretamente.

Daí eu fui no site da Ong Criança Segura, copiei aqui algumas informações bem úteis que complementam o post anterior. Assim acho que ajudo a tirar as dúvidas dos  tios e tias preocupados com a segurança dos seus filhos 🙂

Veja então qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade do seu filho e dicas de como instalar:

Cadeirinha tipo bebê conforto ou conversível

Peso e idade – Desde o nascimento até 9 ou 13 Kg, conforme recomendação do fabricante, ou até 1 ano de idade.

Posição – Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco de trás.

Recomendações – As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.

Instalação – Para garantir a segurança da criança, a cadeirinha deve estar corretamente instalada. O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeirinha, é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

Dicas importantes

  • Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabeça de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Você pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada (como na imagem ao lado) de forma firme ou outro material suave poderá ajudá-lo a encontrar a inclinação adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45º.
  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeirinha de segurança.
  • Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posição onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A força de um air-bag em formação pode resultar em ferimentos graves ou até a morte.
  • Se a cadeirinha de segurança de seu filho tiver uma alça, siga as instruções do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alças devem ficar para baixo durante o transporte no carro.

Cadeirinha tipo cadeira de segurança

Peso e idade – De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade.

Posição – Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás.

Recomendações – As tiras da cadeira devem estar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.

Instalação – Para garantir a segurança da criança, a cadeira deve estar corretamente instalada. O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeira e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeira, é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeira de segurança e o manual do carro.

Cadeirinha tipo assento de elevação ou booster

Peso e idade – De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.

Posição – No banco traseiro com cinto de três pontos.

Recomendações – O assento de segurança faz com que o cinto de três pontos do carro passe nos locais corretos do corpo da criança: pelo centro do ombro e peito e sobre os quadris.

Instalação – Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

Dicas importantes

  • Os cintos de segurança dos carros são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura, portanto não servem corretamente para crianças nesta faixa etária.
  • Use um assento de segurança para que o cinto de três pontos do carro passe confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris da criança.
  • Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.
  • O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de 3 pontos.
  • O assento de segurança deve ser usado somente se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha este equipamento procure uma concessionária autorizada para instalar.
  • Se seu filho pesar mais que 18 kg e seu carro tiver apenas um cinto sub-abdominal no banco de trás, você pode informar-se em uma concessionária sobre instalação do cinto de três pontos. Se a concessionária não estiver familiarizada com este procedimento, contate o fabricante diretamente.

Cinto de segurança de 3 pontos

Peso e idade – Acima de 36 Kg e no mínimo 1,45m de altura – aproximadamente 10 anos de idade

Posição – Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.

Recomendações – A criança deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e dobrar os joelhos na borda do banco, sem escorregar o corpo para frente. O cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre os quadris.

Instalação – Leia atentamente as instruções do manual do carro para saber como usar corretamente o sistema de cinto de segurança.

Dicas importantes

  • O cinto de três pontos deve passar confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris. Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.
  • Se o seu filho não atender a estas orientações, você deve considerar a utilização de um assento de segurança.


Importante!

Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.

Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.

Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro

Nova legislação sobre o uso da cadeirinha

Como identificar um dispositivo de retenção certificado

Conheça as cadeirinhas certificadas pelo INMETRO

Não deixe de visitar o site da Ong Criança Segura, e descubra mais dicas de como proteger melhor suas crianças 😉

Atualizando:

Muitos tios e tias postaram seus comentários com dúvidas sobre cinto de três ou duas pontas e outras dúvidas. Por isso postei mais sobre esse assunto em:

Exceção à norma para uso das cadeirinhas de segurança para bebês e crianças



Comentaram por aqui...

  • alessandra junho 2nd, 2014 em 9:37 am

    Olá! Gostaria de saber se alguém teve problemas com má postura do seu bebê na cadeirinha. Minha filha tem 1 ano e dez meses e há uns dois meses reclama de dor na lombar. Já fiz ultra som e o médico disse que é má postura. Como ela reclama geralmente quando está na cadeirinha só pode ser lá. Não é manhã. Desconfiei disto no começo. Tão novinha!

Comente aqui