Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Exceção à norma para uso das cadeirinhas de segurança para bebês e crianças

Tem tantos tios e tias comentando dúvidas nos posts Cadeirinhas de carro para bebês e crianças – qual o modelo certo para cada idade e Tudo sobre as cadeirinhas de carro para bebês e crianças – com dúvidas sobre a nova lei que torna obrigatório o uso das cadeirinhas, que fui pesquisar mais sobre o assunto e olha o que eu encontrei no site da Revista Pais & Filhos:

Exceção à norma para uso do assento de segurança

Carros fabricados antes de 1998 atendem a novas regras para a lei das cadeirinhas; quem transporta 3 menores de 7 anos e meio nos bancos traseiros de carros fabricados após esta data também precisa ficar de olho.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou na última sexta-feira (03) uma regra de exceção dentro da nova lei que tornou obrigatório o transporte de crianças com até sete anos e meio em assentos de segurança infantis nos bancos traseiros de veículos particulares de todo o País.

A alteração, solicitada pelo Inmetro e pelo Ministério Público Federal, já está em vigor e é válida para pessoas que possuem carros fabricados antes de 1998 e/ou cujos veículos têm cintos de segurança com dois pontos (ou subabdominais) nos bancos traseiros.

Esses órgãos justificam que os cintos de dois pontos não atendem às normas técnicas adequadas para a segurança dos pequenos, ou seja, somente os cintos de segurança com três pontos são seguros o suficiente para reter bebês e crianças durante o transporte com assentos infantis nos veículos.

CARROS COM CINTOS DE DOIS PONTOS NOS BANCOS TRASEIROS
Neles, crianças com menos de 4 anos terão de viajar com bebês-conforto ou cadeirinhas nos bancos dianteiros –que costumam ter em todos os carros três pontos, independentemente do ano de fabricação.

Com isso, se você tiver um carro fabricado antes de 1998 e mais de uma criança a ser transportada de uma vez só, esqueça a possibilidade de passeio em conjunto. Neste caso, só uma criança deverá ser transportada por vez. Ou você fará duas viagens para o mesmo destino.

Boa parte da frota nacional atualmente possui este modelo ao menos no banco central de trás. Portanto, a mudança afeta a vida, também, de quem transporta 3 crianças ou mais com menos de sete anos e meio de uma só vez.

A nova lei das cadeirinhas infantis, cuja fiscalização começou a valer em 1º de setembro passado, previa que todas as crianças até esta idade devem ser transportadas nos bancos traseiros. Até um ano, em bebês-conforto; de um a quatro anos, em cadeirinhas; de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação (booster). A partir de sete anos e meio, as crianças devem usar cinto de segurança normal nos bancos traseiros.

Se o seu veículo possui cinto com três pontos nos bancos traseiros laterais e você tiver até 3 crianças menores de quatro anos, não há com o que se preocupar (uma vai no banco dianteiro e as outras duas nos bancos traseiros, sempre utilizando cintos de três pontos e bebês-confortos e cadeirinhas, claro). Se houver quatro crianças nesta idade, uma deverá ficar de fora.

Entretanto, se o quadro for outro, preste atenção nesta matéria e nas dicas abaixo.

CARROS ANTIGOS
Com a nova regra, quem tiver carros antigos (antes de 1998) só poderá levar uma criança de até quatro anos por vez.

E se houver quatro crianças a serem transportadas nos carros mais atuais, uma deverá ficar de fora (pois só haverá, em tese, três lugares com cintos de 3 pontos no veículo, já que a grande parte dos carros nacionais possui cinto de dois pontos no banco central traseiro).

BOOSTER X CINTOS DE DOIS PONTOS
Para crianças de quatro a sete anos e meio, os chamados boosters ou assentos de elevação só devem ser usados se o carro possuir cintos de três pontos nos bancos traseiros. Se só houver cintos de dois pontos nos bancos traseiros, os boosters deverão ser deixados de lado e a criança é levada somente com o cinto de segurança.

CADEIRINHAS FABRICADAS ANTES DE 2008
Uma solução para quem tem carro com cintos de segurança com dois pontos é tentar encontrar cadeirinhas fabricadas antes de 2008 –que são adequadas ao uso de cinto de segurança com dois pontos. Os pais ou responsáveis não serão multados se essas cadeirinhas estiverem nos bancos traseiros.

Quem tiver mais dúvidas sobre esse assunto pode consultar a Ong Criança Segura: http://www.criancasegura.org.br/perguntasrespostas_crianc+asegura.pdf

ONG CRIANÇA SEGURA
Tel.: (11) 3371-2384, www.criancasegura.org.br

 

5-maneiras-de-se-livrar-da-gordura-depois-da-gravidez



Comentaram por aqui...

  • Greycy fevereiro 18th, 2012 em 9:43 am

    Olá estou com o mesmo problema do colega acima… mais a minha kombi é 2009 como faço para instala a cadeira com segurança???

  • Lazio março 21st, 2012 em 7:27 am

    Oi bom dia eu gostaria de saber se posso fazer viajem para utros estados com o meu filho de 1 ano sem acompanhante no carro?

  • Rosy Marcia B A C março 31st, 2012 em 2:40 pm

    Óla tenho tres filhos um de oito anos outro de dois anos e o outro tem um mes de idade e o carro um versales o que posso fazer

  • Carol abril 2nd, 2012 em 2:38 pm

    O importânte é o bebê ser transportado com segurança!!
    Parabéns pelo post…

  • Milene abril 8th, 2012 em 2:56 pm

    meu esposo tem uma s10 cabine simples com capacidade para 3 pessoas ,e temos uma filha de 1 ano e 1 mês estamos programando uma viagem pro próximo final de semana !!
    eis aqui uma duvida como devo transportar nossa filha ,é permitido o uso da cadeirinha em nosso carro ?podemos viajar?no caso a cadeirinha instalado do lado da porta eu no meio ? sem preucupação de ser multados?por favor preciso tirar essa duvida pois ja liguei para uns dois policiais rodoviarios e não souberam me informar atc Milene

  • luis maio 8th, 2012 em 9:28 pm

    por favor, estou em duvidas, com relação ao transporte de crianças com menos de 1 ano na caminhonete hr. Posso colocar a cadeirinha no banco dianteiro já que o sinto é de três pontos? Se poder, me mande um paragrafo confirmando o sim ou não para que eu esteje dentro da lei. obrigado

  • fabio maio 12th, 2012 em 9:43 pm

    Olá tenho uma criança de 5anos e meu carro uma parati bola 96 só tem cinto abdominal, como devo proceder nessa situação??? aguardo resposta Obrigado!!!

  • marlon outubro 10th, 2012 em 8:39 pm

    meu carro é uma strada, posso carregar minha filha de 4 anos?

  • ronaldo ofmann dezembro 18th, 2012 em 9:43 pm

    ola meu carro e do ano de 1998 tenho duas crianças uma de 8 anos e a outra 4 anos como faço para transportalas o cinto traseiro e de duas pontas me ajudem

  • Edemilson dezembro 22nd, 2012 em 8:59 pm

    vou viajar e vou levar mas uma familha somos em tres o casal tambem são em tres so tenho uma cadeirinha como faço um tem 3 anos e outro tem 2 alguem me da uma dica

  • markenia junho 20th, 2013 em 2:14 pm

    gostaria de saber se é obrigatorio eu acompanhar minha filha de 1 ano e 2 meses no banco trazeiro,mesmo ela estando na cadeirinha?tenho urgencia na resposta,obrigada.

  • edilaine outubro 25th, 2013 em 1:10 pm

    meu marido tem uma kombi, e queria saber se para levar nossa filha de 1ano e 10 meses precisa de cadeirinha ou nao

  • Carlas outubro 25th, 2013 em 2:48 pm

    Tenho uma criança de 4 anos e meio e tenho uma s10 cabine simples para três passageiros, sendo que o banco do meio o sinto é de dois pontos, posso levá-la no meio?

  • paulo janeiro 23rd, 2014 em 4:38 pm

    meu carro é uma d20 03 passageiro , posso carregar minha filha de 4 anos?

  • Valéria fevereiro 5th, 2014 em 9:31 am

    Vou buscar uma sobrinha de 1 ano e meio em Guarulhos. Levarei a minha filha de 1 ano e 10 meses junto. Iremos com a Kombi de um tio. Preciso de cadeirinha para as 2 criamças?

  • erikis domingos de oliveira maio 2nd, 2014 em 5:41 pm

    tenho uma s10 de trez lugar posso carregar a minha filha no banco da frente na cadeirinha

  • joanito junho 13th, 2014 em 7:16 am

    Pelo amor de Deus tem varias perguntas q não foram respondidas
    e são as mesmas duvidas q eu tenho!!!
    Pode ou não pode usar o bebe conforto em kombi ou não???!!!!

  • Rosinaldo Ramos agosto 25th, 2014 em 4:37 pm

    Tenho um monza ano 89 e os cintos traseiros são de duas pontas e tenho um filho de tres anos e meio, queria saner se posso transportar ele na cadeirina no banco da frente q tem o cinto de tres pontas?

  • Regina F. L. setembro 14th, 2014 em 5:52 am

    Oi. Tenho gêmeas de 1 mês r uma menina de 8 anos com 1,30m e 25kg como faço p/ levar as 3 e ainda ir meu marido e eu no Citroen C3 que tem no banco de trás um cinto de 2 pontos e ficou sem espaço no meio para transporta-lá com conforto.

  • DIEGO KOSHINSKI dezembro 3rd, 2014 em 10:16 pm

    TENHO UMA S10 CABINE SIMPLES POSSO CARREGAR MEU FILHO DE 6 MESES NA CADEIRINHA??

  • Ariane maio 3rd, 2015 em 11:55 pm

    ola tenho um filho de 3 meses carregalo no banco da frete , pois andamos só nos dois no carro e ele tem refluxo tenho medo de ele passar mal e eu não ver tando no banco de traz tem alguma ele que me ampara .

Comente aqui