Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Exercícios na hora do parto reduzem chances de cesárea e dor

Mamãe achou numa matéria da Folha de S.Paulo, escrita pela Cláudia Collucci - uma matéria bem legal que fala sobre alguns exercícios que feitos na hora do trabalho de parto, diminuem a chance de uma cesárea… e mamãe anda preocupada com essas coisas porque ela quer que meu nascimento seja parto normal.

Olha que legal a matéria, tem até umas figurinhas mostrando alguns exercícios:

Praticar exercícios fisioterápicos durante o parto aumenta a tolerância à dor, reduz o uso de fármacos e diminui o tempo até o nascimento do bebê, conclui um estudo feito no Hospital Universitário da USP. Entre as grávidas que fizeram as atividades, o índice de cesarianas ficou em 11%. A média, na instituição, é de 20%.

No SUS, a taxa de cesáreas é de 28% e na rede privada e suplementar chega a 90%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o índice seja de, no máximo, 15%.

Na pesquisa, foram avaliadas 132 gestantes do primeiro filho, com gravidez a termo: 70 foram acompanhadas por fisioterapeuta e fizeram os exercícios preconizados no trabalho de parto e outras 62 tiveram acompanhamento obstétrico normal, sem os exercícios. As gestantes do estudo foram orientadas a ficar em várias posições, fazer movimentos articulares e pélvicos, relaxamento do períneo e coordenação do diafragma.

A fisioterapeuta Eliane Bio, autora do estudo, diz que, além da redução do número de cesáreas, os exercícios diminuíram a dor e a duração do trabalho de parto -de 11 para 5 horas. “Nenhuma parturiente do nosso grupo precisou de analgésico.” No grupo controle, 62% usaram drogas de analgesia.

No Brasil, exercícios no trabalho de parto estão restritos aos poucos centros médicos que incentivam o parto normal, mas, em países como a Inglaterra e a Alemanha, vigoram há mais de 40 anos. Na França, toda grávida é orientada a fazer ao menos 12 consultas com o fisioterapeuta no pré-natal.

Segundo Bio, os exercícios remetem à livre movimentação que, no passado, a mulher tinha em casa durante o parto. “Temos que estimular as habilidades do corpo da mulher para o parto, prevenindo traumas no períneo, levando a uma vivência menos dolorosa, resgatando a poesia do nascimento.”

Segundo ela, os procedimentos fisioterápicos preconizam a participação da mulher em todo o processo de parto, com a livre escolha de posições durante as contrações.

O obstetra Artur Dzik, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, diz que o estudo é benfeito (prospectivo, randomizado e com um número significativo de voluntárias). “Tudo o que estimula responsavelmente o parto normal é bem-vindo num país com altíssima incidência de cesárea.”

Para ele, o ponto principal do trabalho foi ter mostrado que o acompanhamento fisioterápico retarda a necessidade de analgesia, diminuindo o tempo do trabalho de parto.

Na opinião de Renato Kalil, ginecologista e obstetra da Maternidade São Luiz, o mérito do trabalho de Bio é ter “colocado no papel” a eficácia dos exercícios. “Minhas pacientes fazem isso há 22 anos, mas ainda são exceções. Na maioria dos hospitais, a grávida fica deitada esperando a hora da cesárea.”

Ele pondera que o trabalho não consegue demonstrar de que forma ocorre o relaxamento provocado pelos exercícios. “Um médico adepto da cesárea diria que seria preciso medir os impulsos elétricos do músculo para comprovar o relaxamento. Mas, na prática, sabemos que a movimentação funciona.”

exercicios para a hora das contrações

exercicios para os intervalos das contrações



Comentaram por aqui...

  • Jennifer July 31st, 2009 em 7:47 pm

    E muito interresante isso
    vai ser bom para mim que estou com 40 semanas

  • Bebê Blogger August 1st, 2009 em 12:52 pm

    Oi tia Jennifer,

    Uau! 40 semanas! então logo logo vc vai conhecer seu bebê. Que bacana :) Que corra tudo muito bem e que os exercícios te ajudem a aliviar a dor. Como dizem as vovós: Boa hora pra você :)

  • daiane September 2nd, 2009 em 1:42 pm

    muito boa essas dicas para nas horas do parto
    eu ja estou com 8 meses e meio gostaria de saber mas dicas de quais os exercicios
    eu poderia estar fazendo antes das dores da contraçoes
    desde ja obrigado!

  • Bebê Blogger September 4th, 2009 em 3:49 pm

    Oi tia Daiane,

    A mamãe também está com 38 semanas agora, e está fazendo uns exercícios de alongamento e respiração pra se preparar pras dores da contração. Acho que vou fazer um post mostrando melhor o que ela faz, mas já posso te adiantar que o de respiração é bem fácil e relaxa bem a mamãe. É assim: Ela inspira o ar pelo nariz, com bastante calma, bem devagar…. e expira pela boca como se tivesse assoprando um canudinho. Isso faz com que eu tenha mais oxigênio e faz com que o corpo da mamãe fique relaxado. :)

  • graciane kessula soares November 10th, 2009 em 4:05 pm

    eu tenho muito medo na hora do parto,preciso manter a calma,ja estou com 9 meses .

  • Bebê Blogger November 10th, 2009 em 7:05 pm

    Oi tia Graciane,
    Não fica com medo não. Pensa que as contrações que vc sentir serão como uma contagem regressiva pra vc ter seu bebê nos braços ;)

  • isa November 13th, 2009 em 10:23 pm

    OI… estou com 37 semanas e estou cheia de medo da hora do parto n sei o que fazer, axei interessante a dica da ginastica mas na hora H nao sei se consigo. tenho sentido umas dores esquisitas na zona do utero isso preokupa me um pouko. pode me esplikar o ke È?

  • Bebê Blogger November 14th, 2009 em 2:33 pm

    Oi tia Isa,
    Teoricamente depois de 37 semanas um bebê já pode nascer sem grandes riscos, mas isso quem vai dizer é seu médico. Vc já falou com ele sobre essas dores?

  • Jeniffer December 17th, 2009 em 11:09 am

    Oi,ainda estou no começo da gestação,com apenas 16 semanas.Já posso fazer esses exercícios ou tenho de esperar quando o bebê estiver já se preparando para nascer?

  • Bebê Blogger December 20th, 2009 em 10:44 am

    Oi tia Jeniffer,
    Só seu médico pode dizer se vc pode fazer exercícios, porque é ele que está te acompanhando no seu pré-natal (vc está fazendo o seu direitinho né?)
    Se vc estiver bem e sua gestação não for de risco, vc pode fazer exercícios sim e esses são ótimos. Mamãe fez. :)

  • Mikaelly January 27th, 2010 em 6:10 pm

    Desde do início, faço exercício de agachamento isso eh bom?
    Minha gravidez está super saudável!
    35 semanas, quero parto normal,
    o que mais posso fazer?
    Mikaelly P Silva

  • Aline January 28th, 2010 em 1:54 pm

    Oi Sou Aline,
    Gostaria de mostrar um pouca da minha experiência na minha primeira gestação. A dois anos atras tive o meu primeiro filho e optei por pelo parto normal e recurso naturais para amenizar a minha dor. A fisioterapeuta mandaram eu andar, fez massagem nas minhas gostas, sentei na bola, tomei banho de chuveiro com agua morna e sem tirar a super orientação q me deram, hoje venho aqui para agradecer e a fisioterapia pois fez bastante efeito no meu trabalho de parto e recomendar a todas futuras gestantes.
    Estou grávida do meu segundo filho e ja tenho certeza absoluta que será um parto normal e com ajuda da fisioterapia, recomendo todas as mamae de provar um pouco da minha experiencia pois tenho certaza que vcs iram amar!
    Obrigada!

  • Bebê Blogger January 30th, 2010 em 10:34 am

    Oi tia Mikaelly!
    Que bom que vc faz os exercícios desde o início :) Outra coisa legal de fazer são aqueles exercícios pélvicos que os sabidos chamam de exercícios de Kegel. Veja nesse link algumas coisas sobre isso: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/exercicios-pelvicos/.
    Que bom que quer parto normal. Seu bebê agradece ;)

  • Bebê Blogger January 30th, 2010 em 10:39 am

    Oi tia Aline!!
    Que bacana sua experiÊncia e brigado por vir aqui dividir com a gente e com as tias que gostam de ler meu blog :) Se vc quiser, pode indicar a sua fisioterapeuta para que futurasm mamães que moram na mesma cidade que vc também possam ter a mesma experiência que vc teve :)

  • SOCORRO BASTOS February 11th, 2010 em 1:09 pm

    OI SOU SOCORRO BASTOS ESTOU COM 41 SEMANAS ESTOU UM POUCO ANCIOSA SABE ??? PRA MIM TA DEMORANDO MUITO…..MAS MEU MÉDICO FALOU Q ISSO ERA NORMAL. ESPERO Q ESSES EXERCICIOS EU LEMBRE DE FAZER NA HORA DAS CONTRAÇÕES…UM FORTE ABRAÇO…

  • Bebê Blogger February 11th, 2010 em 4:17 pm

    Oi tia Socorro,
    Não se preocupe pq seu bebê pode demorar até 42 semanas pra nascer. Eu mesmo nasci de 41 semanas e 3 dias. Olha aqui como foi: http://bebeblogger.com.br/meu-diario/nasci-passando-pelos-3-tipos-de-parto-natural-normal-e-cesariana/
    Sabe, na véspera de eu nascer a mamãe e o papai foram no cinema, pra ela desencucar de achar que eu estava demorando ;) Faz isso também. funciona :)

  • debora February 11th, 2010 em 5:26 pm

    ola Estou gravida do meu primeiro filho tenho 21 anos e tenho muito medo e da dor do parto,porque todos falam que e uma dor que agente quase nao suporta !
    Estou com medo e gostaria de saber o que eu posso fazer para aliviar essa dor q tanto falam?
    obrigado bjos

  • Bebê Blogger February 16th, 2010 em 11:22 am

    Oi tia Débora!
    Mamãe também tinha medo dessa tal dor do parto. Como vc mesma disse, é uma dor que QUASE não suporta. Se é quase então dá pra encarar né ;) hahaha
    Pense que o trabalho de parto não é dor e sim seu bebê terminando de se aprontar pra ir para seus braços. No trabalho de parto vários hormônios são liberados por vc que são fundamentais para seu flhote e, se estiver sentindo muita dor, lembra que ela é uma contagem regressiva e quando vc achar que não vai mais aguentar, explode em alegria vendo seu bebê nascer ;) Pra aliviar a dor tem alguns exercícios bacanas como esses da matéria que vc leu e tem também uns exercícios pélvicos bem bons de fazer. Vc pode procurar por eles no Google, mas prometo postar sobre eles aqui :)

  • Andreia regina silveira de paula February 26th, 2010 em 7:25 pm

    Oi! sou andreia academico de fisioterapia, gostei muito do assunto, estou no nono periodo e tenho que fazer meu TCC sobre atuação da fisioterapia no trabalho de parto normal, gostaria de ajuda para isso.

  • Bebê Blogger February 26th, 2010 em 8:36 pm

    Oi tia Andreia,
    Ah, eu aconselho vc a entrar em contato com as tias do Grupo Henami - parto em casa. Este é o grupo de gestantes que mamãe participou. Elas vão saber te ajudar no seu TCC. O site delas é: http://www.partodomiciliar.com/ :)

  • Edna Geralda Regina Pinto March 17th, 2010 em 5:24 pm

    oi meu nome é Edna,
    Sou acadêmico do curso de graduação em enfermagem, estou no 7º período,estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso em cima do tema a dor do parto.Gostaria ajuda na realizaçãodo mesmo.

  • Bebê Blogger March 18th, 2010 em 11:08 am

    Oi tia Edna,
    Mamãe disse que as tias do Grupo Hanami podem te ajudar. Esse é o grupo que deu o curso de gestantes que mamãe participou. O site é http://www.partodomiciliar.com/ Clica em contato e fala lá com as tias :)

  • Priscila March 27th, 2010 em 12:16 am

    Oi meu nome é Priscila, estou de 37 semanas e agora pouco senti uma dor muito forte bem na vagina como se estivesse rasgando sabe, durou acho que uns 30 segundos, será que é o começo das contraçoes? Será que posso fazer esses exercicios pra diminuir essas dores?quero muito um parto normal, Torce por mim…bjus

  • Bebê Blogger March 27th, 2010 em 10:43 am

    Oi tia Priscila,
    Espera até falar com seu médico sobre essa dorzinha ai. Daí, se ele liberar, tenho certeza de que os exercícios serão muito benéficos ;)

  • Lorena April 6th, 2010 em 1:57 am

    Ola! Gostaria de saber, quais exercicios sao melhores pra garantir um parto normal, tenho um pouco de medo de ter que fazer a cezaria, logico que, oque importa mesmo é meu bebe saudavel e feliz. Com 6 meses comecei 3x por semana uma aula com duracao de 1:40 de solo(alongamento) e a outra metade hidro. Estou quase com 8, nunca acho que é o suficiente, caminhada sei que ajuda muito, gostaria de saber que exercicio mais pode garantir um parto normal mais garantido! Boa sorte mamas

  • Mara April 6th, 2010 em 1:22 pm

    Oi meu nome é Mara e estou com 35 semanas, é meu segundo filho tenho um de 12 anos…Não lembro muito bem da primeira gestação ms sinto muitas dores na pelvica…mesmo assim caminho sempre que posso, para a judar na hora do parto. Gostei muito dos exercicios vou praticar esses tbm para me ajudar na hora do parto já q o primeiro foi cesaria esse eu qro q nasca de parto normal me sinto preparada pra isso. Parabens

  • Bebê Blogger April 8th, 2010 em 4:36 pm

    Oi tia Lorena,
    Calma, não fique tão preocupada assim…relaxe e curta seus momentos. Vc já tá cuidando do seu corpo com exercícos e caminhadas, mas não se esqueça que vc TEM que descançar também. Seu parto normal vai acontecer se vc estiver relaxada, tranquila e se tudo estiver “em ordem” com o bebê ;) Fique tranquila que no final tudo dá certo. Já te contei que eu nasci passando pelos três tipos de parto? Veja aqui.

  • Bebê Blogger April 8th, 2010 em 4:56 pm

    Oi tia Mara,
    brigado pelas palavras e boa hora para vc e seu bebê :)

  • Raquel April 9th, 2010 em 1:14 pm

    Oi meu nome é Raquel estou gravida de 39 semanas e ontem na minha consulta meu medico disse que iria marcar a Cesaria para o dia 15/04 as 20:00 horas e que como eu quero fazer parto nomal minha filha tem até quinta para nascer do contrario vamos fazer uma Cesariana não quero isso para mim nem para ela já tenho um menino de 5 anos que nasceu de parto normal e correu tudo bem estou com muito medo será que posso falar para ele que não aceito fazer cesariana quero esperar até as 42 semanas ai sim caso ela não nasça, fazer uma cesariana ele disse que o motivo de estar macando a cesaria é que a minha pressão arterial esta subindo e eu estou inchando por favor me ajude estou com muito medo e preocupada de ter que fazer uma cesariana mesmo sem querer.
    Bjs obrigada.

  • Bebê Blogger April 9th, 2010 em 2:58 pm

    Oi Tia Raquel,
    Infelizmente é muito comum os médicos preferirem fazer cesária a esperar pela hora certa do bebê nascer. Falando friamente, é mais rentável pra eles.
    Claro que existem casos que ela é absolutamente necessária.
    Eu nasci com 41 semanas e 3 dias e passei pelos três tipos de parto (veja neste link como eu nasci)
    Aconselho também a leitura desse post que fala de mitos e verdades sobre partos e esse que fala sobre plano de parto.
    Agora… se fosse a minha mãe, eu aposto que ela iria numa consulta com outro médico (ou médica) pra uma segunda opinião. E também pesquisaria no Google médicos + partos normais + nome da cidade, pra saber mais sobre o assunto ou, quem sabe, até encontrar um médico que leve a sério o direito de uma mulher em ter seu bebê da forma mais natural possível.
    Mamãe disse que ficou muito inchada também no final da gestação… parece que isso é normal…
    Busque uma segunda opinião tia. Siga sua intuição ;)

  • Dani April 26th, 2010 em 3:54 pm

    estou gravida do meu primeiro filho, é uma menininha! estou de 36 semanas e 3 dias e achei muito legal os exercícios. mas gostaria de saber se na hora, os médicos e enfermeiros permitem… o hospital que eu vou ganhar, “tem” o parto humanizado, mas minha médica, apesar de ótima, parece meio descrente dessas técnicas… o banho morno realmente deve ser muito bom, porque durante as falsas contrações que já sinto, corro logo pro chuveiro morninho e o alívio é certo!

  • Bebê Blogger April 27th, 2010 em 3:26 pm

    Oi tia Dani,
    Se vc quiser, pode determinar isso no seu Plano de Parto. Se quiser, pode ver como mamãe e papai fizeram o nosso nesse post (Meu Plano de Parto. Veja como fazer o seu ) e se quiser saber o que exatamente é um plano de parto, pode ver neste outro post aqui (Plano de Parto, para que serve? ) Quem ajudou mamãe e papai a fazerem nosso Plano de Parto foi a nossa tia Dra. Roxana Knobel, a obstetra que cuidou da mamãe e que me ajudou a nascer (veja aqui como nasci).

  • fernanda dos santos April 28th, 2010 em 11:06 am

    será que isso vai dar sertto?
    vamo ver vou começar a faser meus exercicios
    em casa..devee ser bom pra mim que estou com 8 meses…

  • Bebê Blogger April 29th, 2010 em 2:15 pm

    Oi tia Fernanda,
    Mamãe se cuidou e fez exercícios sim. Eles sempre ajudam :)

  • elem valadares May 19th, 2010 em 11:29 am

    oi estou com 38 semanas e estou com muito medo o meu bebe nao esta encaixado e nem dilatando, esse e o meu segundo filho a primeira teve que induzir o parto e o segundo se ele nao nascer ate o inicio do mes vai te que induzir tambem. tem alguma coisa que eu possa fazer para ajuda adianta o nascimento sem precisar induzir? obrigada abraços

  • Bebê Blogger May 19th, 2010 em 9:52 pm

    Oi tia Elem,
    Engaçado vc dizer que não está dilatando. As mamães só tem dilatação quando começa o trabalho de parto.
    Outra coisa é sobre o prazo que vc deu pra seu bebê nascer… sabe, eu tinha uma data prevista e nasci uma semana e 3 dias depois. Sugiro que vc leia o meu post sobre Parto: alguns mitos e fatos e um outro sobre Porque eu prefiro nascer de parto natural
    Não tenha pressa em fazer seu bebê nascer. Pensa que a natureza é sabia e a gente só sai da barriga da mamãe quando está pronto ;)

  • Dany e Duda May 24th, 2010 em 11:24 pm

    Olá estou com 37 semanas e gostaria de saber qual seria o tempo ideal de uma caminha , e a minha primeria filha e desejo muito ter um parto normal , suas dicas são otimas , e lindo o trabalho que faz , tenhao medo , mas as suas dicas iram ajudar Beijos e Obrigada

  • Bebê Blogger May 27th, 2010 em 12:34 pm

    Oi Dany e Duda,
    Brigado pelas palavras.
    Ah, o tempo ideal de uma caminhada é o mesmo para qualquer exercício durante a gestação, ou seja, o tempo de aproveitar a atividade sem terminar cansada :)

  • Larissa Wanderley June 3rd, 2010 em 2:25 pm

    Estou com 22 semanas e estou bem tranquila com relação ao parto quero muito que seja normal, mas realmente estou bem tranquila porque desde o inicio da gravidez estou fazendo varias pesquisas e vendo varios depoimentos de outras mamães e vejo que não é esse bicho de sete cabeças, tenho certeza que todas nos iremos suportar. Beijos a todas.

  • Bebê Blogger June 9th, 2010 em 3:59 pm

    Oi tia Larissa,
    Claro que vai “suportar” hahaha Se parir fosse tão difícil não haveria superpopulação no mundo né? hihihi
    Mas, brincadeiras a parte. Fica tranquila que na hora tudo vai acontecer naturalmente, vc vai ver :)

  • Dilma Cucco June 14th, 2010 em 7:54 pm

    Estou com 32 semanas já estou me preparando para o parto normal, se Deus assim permitir. Eu faço caminhada de + ou - 30 minutos todos os dias, de manhã e a tarde, pois trabalho perto de casa, e sempre vou caminhando, será que issa caminhada poderá me ajudar na hora do parto?????
    Coloco uma sapatilha e vou bem devagar.

  • Bebê Blogger June 15th, 2010 em 10:04 pm

    Oi tia Dilma,
    Sim, as caminhadas vão te ajudar na hora do parto :)

  • lorena vitricia June 19th, 2010 em 12:05 pm

    otimo trabalho seu….tenhu 17 anos estou gravida do meu 2 filho , estou de 37 semanas..meu 1 filho e um menino ganhei com 37 semanas e uns dias ,mais fui pro hospital sem dor n estava mais aguentando d ansiedade doida pra ver o rostinho deli,chegando la flei q estava com muitas dores mim colocaram no soro estouraram minha bolsa e ai foi a maior felicidade,era um meninao..agora minha 2 gravidez e uma menina estoumorando em portugal agora n to aguentando mais doida pra ver essa mocinha nascer to muito ansiosa…mais estou sem jeito d ir pro hospital e elis n quiser fazer o parto ou eu falar que estou com dor e elis fazer cesariana..entao vo esperar ate o momento ne…rsrsrsrrs…bjuh

  • sheila June 21st, 2010 em 11:10 am

    oi sou sheila , queria sabe se eu posso ter parto normal pois tenho que fazer uma cirugia de perine e levantamento de bixiga e agora to com 40 semanas e nada n nasceu e to comedo pois em maio eu pati a utra e ela tava com 2.700kg agora teve ta com quazer 4k .

  • poliana June 22nd, 2010 em 3:20 pm

    oi meu nome e poliana tenho 15 anos e vou ter minha primeira filinha
    e sei que deve duer muito na hora do parto mais gostaria de saber uma coisa as contraçoes sao que tipo de dores na barriga?

  • Bebê Blogger June 26th, 2010 em 9:34 am

    Oi tia Sheila,
    Acho que essa sua dúvida só o seu médico pode responder ;) E não se preocupe. Se com 40 semanas seu bebê estava com 2.700kg, ele não vai nascer com 4k ;)

  • Bebê Blogger June 26th, 2010 em 9:38 am

    Oi tia Poliana,
    Acho que vc é a tia mais novinha que eu tenho :) Sobre as dores do parto, são como uma cólica menstrual bem forte. Mas não se preocupe que quando vc vê o resultado nem lembra mais da dor ;)

  • Paula July 1st, 2010 em 7:57 pm

    Olá! Boa Noite. Passando para tirar algumas dúvidas, até o dia que eu for ao médico.
    Meu nome é Paula, estou gestante de 36 semanas, é o meu primeiro filho
    e já estou sentindo contrações, meu médico falou que isso é normal para o final da gravidez, mas eu não estou suportando a dor, já fui ao Pronto Socorro da Maternidade me examinaram e dizeram que não esta na hora ainda, é óbvio, mas o meu médico já deixou bem claro para mim que não tenho passagem, por isso passaria por uma cesariana, e por mais um motivo a pressão esta subindo um pouquinho.
    Pois então queria saber com até quantas semanas que o médico poderia fazer o meu parto, sendo que estou com esses sintomas e nem dormo a noite?
    Se vcs poderem me ajudar estarei agradecida, pois vou ao médico só no dia 12/07

  • Bebê Blogger July 6th, 2010 em 11:23 am

    Oi tia Paula,
    Veja… os médicos dizem que uma gestação termina em 40 semanas, mas que pode estender até 42 semanas. Eles não gostam muito de fazer parto normal porque tem que ficar “a disposição” da natureza, e isso dá trabalho e não dá dinheiro.
    Eu nasci de 41 semanas e 3 dias. Mamãe estava preparada pra me deixar sair de parto natural, mas por causa de uma fibrose (que a doutora só pode constatar durante o trabalho de parto), acabei nascendo de cezariana, mas não antes da mamãe tentar o parto normal.
    Veja aqui o relato de como eu nasci: Nasci passando pelos 3 tipos de parto: natural, normal e cesariana
    Aqui vc pode ver o Plano de Parto que mamãe e papai fizeram e que espalharam por toda maternidade pra assegurar que iria acontecer o que mamãe desejava: Meu plano de parto. Veja como fazer o seu.
    As vezes os bebês se sentem prontos pra sair antes do tempo que os médicos estipulam… Mas vc vai perceber quando chegar a hora. Procure um médico se achar que as contrações que está sentindo são as verdadeiras. O mais importate é vc ficar calma pra receber seu bebê :)

  • Renata August 5th, 2010 em 11:43 am

    Olá meu nome é Renata e estou gravida de 36 semanas e ja estou sentindo muitas dores..na parte da pelvica,nas costas e ja esta saindo umas coisas estranhas de dentro de mim,umas paradas amareladas,isso é normal ou ja estou entrando em trabalho de parto?

  • Cátia August 13th, 2010 em 1:46 pm

    oi só a cátia estó com 7 meses e antes tive 2 cesariana é pocivel ter um parto normal?

  • Cátia August 13th, 2010 em 1:48 pm

    oi será que posso tambem fazer estes exercicios

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 10:34 pm

    Oi tia Renata,
    Vc já falou com seu médico sobre isso? Pode ser sim trabalho de parto :)

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 11:02 pm

    Oi tia Cátia,
    Só o médico que te acompanha é quem pode dar essa resposta pq ele sabe melhor do que eu como foram as gestações anteriores e como está sendo essa :) Espero que vc consiga sim ter um parto normal :)

  • izabela.recife-pe August 20th, 2010 em 9:41 pm

    olá tudo bem gostaria de receber por email alguma dicas pois estou gravida de 21 semanas de minha 1° filha ,e ja estou com muito medo,e sei que não posso passar essa insegurança pro meu bebê.gostaria de algumas dics mim ajudem…

  • Bebê Blogger August 21st, 2010 em 4:15 pm

    Oi tia Izabela,
    Parabéns pela sua gestação.
    Vc pode ter dicas navengando aqui pelo meu blog e acompanhando semana a semana o que aconece com sua pquenina dentro da sua barriga: Clica na tag dentro da barriga ou pra saber sobre outros assuntos da gestação, escolha uma tag ou uma categoria do blog ;)

  • Janeide Moinhos August 26th, 2010 em 11:49 am

    Olá meu nome é Janeide, estou com 08 meses e meio e estou um pouco anciosa para chegada do meu primeiro filho. Adorei suas dicas e vou praticar os exercícios para ter um parto normal tranquilo.
    Optei pelo parto normal porque meu médico disse que minha saúde está ótima que está tudo ok comigo e com meu filho, obrigada por tudo e me deseje sorte…..

  • Bebê Blogger August 27th, 2010 em 11:39 am

    Oi tia Jeneide,
    Que bom que vc vai proporcionar um bom parto para seu bebê :) Parabéns pela sábia decisão e boa hora :)

  • regi August 28th, 2010 em 2:39 am

    oi, sou regiane estou gravida do mei terceiro filho e tenho muito medo da dor do parto ,mas nem parece que esse é meu terceiro ,tenho medo porque já sei como é que é ,a dor nao á outra pior no mundo,isso é biblico está escrito ,esse aqui quero ter cesareo,sei que a recuperaçao é mas demorada mas nao quero sentir mas aquela dor maior do mundo ,do meu primeiro parto na hora ,Deus me perdoe mas pedi a morte foi uma loucura porque quando minha princesa estava no meu colo foi inesplicavel,assim como ador é a maior do mundo é a alegria quando agente ver, desculpe mas quem for ter seu primeiro pode se preparar é a dor maior do mundooooooo,engraçado que antigamente as mulheres só tinham de nove filhos pra frente , sao mulheres guerreras,desculpe o desabafo beijoss.

  • irene September 2nd, 2010 em 9:09 pm

    [purple][i][b]Oi meu nome é Irene,tenho 26 anos grávida de primeira viagem de Yasmin, que ja é muito amada mesmo antes de nascer, estou com 39 semanas e muito ansiosa para conhece-la e tela em meus braços e saber como ela é, a cor do cabelo, da pele, se parece comigo ou com o pai.
    Há e o mais importante saber que ela estar com saude, se é perfeita ao olhos do pai.
    tou tão feliz e só tenho a agradecer ao meu DEUUUUUSSSSS por essa benção.
    Obrigada Senhor.

  • Leila Xavier September 13th, 2010 em 1:21 pm

    Olá, Me chamo Leila XF Costa, tenho 21 anos, estou grávida de 31 semanas e 5 dias e está é minha primeira gestação. SOCORRO estou apavorada com a hora do parto, já lí muitas coisas, dicas para relaxar na hora H, e etc… mas como devo fazer para amenizar o nevorso? Já estou nervosa agora, imaginem na hora? Minha princesinha se chamará Alice, ela mexe bastante, chutes e etc… num mim deixa dormi bem, a fome não passa e a azia também. Tenho tomado bastante liquido, comido bastante frutas, verduras e tento manter uma alimentação equilibrada. Faço exercicios, tento dormi sempre que posso, relaxar também tem sido um dilema pra mim, já que ela não pará. Mas estou muito feliz porque faço parte de uma minoria que tem o apoio dos pais, irmãos e principalmente do meu marido, que tem sido um anjo, mim acompanhando em tudo assim como deve ser. Bem este é meu comentário, um beijinho no coração de todos e boa sorte a todas.

  • Bebê Blogger September 16th, 2010 em 1:42 pm

    Oi tia Leila,
    Nossa, quanta anciedade! hahahaha
    Calma é a palavra chave, senão a Alice também vai ficar com medo de nascer.
    Tem um amigo da mamãe que diz: “não se pré-ocupe antes da hora, deixa pra se ocupar quando a hora chegar”. Isso significa que vc deve curtir esse período. Já reparou que seu cabelo está mais bonito do que nunca? que seus olhos brilham e sua pele está mais macia? Pois é… são os hormônios.
    São eles também que vão ajudar a Alice e vc na hora do parto.
    Veja aqui no meu blog, nas categorias e tags que falam sobre partos, mais informações que vc vai gostar de ler :) E…fique calma e curta o momento. Na hora H tudo vai dar certo…sempre dá ;)

  • Ruthiany October 1st, 2010 em 6:17 pm

    Olá!
    Meu nome é Ruthiany estou com 39 semanas e uns dias. Hoje é sexta, e assim como a nossa amiga, a minha médica marcou a cesárea para quarta feira que vem, quando vou estar com 40 semanas e um pouco. Como minha bebe está com quase 4 kg, acabei aceitando ela marcar a cesárea.

    Mas eu não queria. Estou enorme, mas não sinto absolutamente nada que indique que meu trabalho de parto esteja começando…

    Posso fazer esses exercícios??? Tanto os pra fazer entre as contrações como os do momento das contrações???

    Beijos e grata

  • neide castro October 13th, 2010 em 8:25 pm

    estou com 40 semanas a medica disse q eu esperasse ate o dia 23 se eu nao pari ate la eu va pra maternidade ja tive 2 partos normais e queria q este fosse tambem o q devo fazer?quero muito q seja normal mas a vontade e do senhor q deus me abençoe e me de paciencia para esperar

  • Mamãe Regiane October 29th, 2010 em 6:51 pm

    estou com 38 semanas e 2 dias, estou sentindo dores , cólicas ao urinar e faço xixi durante toda a madrugada, já fiz exames e constou uma pequena infeccção q minha médica disse ser normal, devido a mucosa da vagina, mas para eu não me preocupar e tomar muita água.Já estou com muitas cólicas das costas para a frente da barriga…mas estou com o colo fechadinho na última consulta, que não tem 1 semana e não estorou bolsa nenhuma , nem tampão e tenho medo das dores do parto, lembro-me qdo adolescente não suportava as cólicas menstruais e que me faziam rolar no chão. É minha primeira gestação, é uma menina( Heloísa ), casada e tenho 34 anos. bjs

  • Bebê Blogger November 4th, 2010 em 11:08 am

    Oi tia Regiane,
    Fique tranquila… no final tudo dá certo e a Heloísa vai chegar cheinha de saúde pra iluminar a vida de vcs ;)

  • Debora December 2nd, 2010 em 7:37 pm

    ESTOU DE 11 SEMANAS,MAIS SINTO MUITAS DORES NO CORPO,NÃO SEI SE ISSO E NORMAL MAIS ESPERO QUE DE TUDO CERTO PARA MIM,ATE O FIM DA GRAVIDES.

  • Clécia December 3rd, 2010 em 4:46 pm

    EU TENHO 17 ANOS E ESTOU COM MUITO MEDO DA DOR DO PARTO;MAS PRETENDO TER NORMAL E JA ESTOU COM 8 MESES SOCORRO!!!!!!!!!!

  • Clécia December 4th, 2010 em 12:52 pm

    ESTOU COM 8 MESES E STOU COM MUITO MEDO DA DOR DO PARTO PIS É O MEU 1 BEBÊ QUE É UMA LINDA MENINA.

  • jessica December 9th, 2010 em 5:04 pm

    oie estou de 39 semanas e cinco dias e nao estou mais aguento quero ver logo minha filhota camilly gostaria de saber se posso fazer esses exercicios para ajudar a ter contrações??

  • Patricia marques December 10th, 2010 em 2:58 pm

    Oi tive meu bebe yan Pedro a 17 dia queria saber se posso passar alguma química no cabelo tipo posso passar tinta ou relaxar?

  • ana December 29th, 2010 em 1:56 pm

    estou com 26 semanas de gestação e comesei a ver uns videos de parto normal na net, e apesar de saber que tem mas beneficios que o sezario da um serto medo da dor

  • celma de oliveira sousa January 16th, 2011 em 3:42 pm

    ja estou com quarenta semanas e é meu primeiro bebe estou um pouco preocupada, pois minhas colegas que ja tem filhos vivem mi fazendo medo. eu tambem tenho um pouco de conhecimento pois estou cursando tecnico em enfermagem, foi muito legal saber que tem auguns exercicios para amenizar esta famosa dor. voces tem mas augumas dicas pra min?

  • Tamires January 28th, 2011 em 2:30 pm

    estou com 7 meses posso fazer esses exercicios,se não ja comecei a fazer kkkkkkkkk mas posso te dizer me sentir bem melhor,obrigada!

  • TAMIRES January 31st, 2011 em 4:04 pm

    OLA; EU ESTOU COM 4 SEMANAS MEU PRIMEIRO BEBE E TUDO MEIO CONFUSO, NA VERDADE ESTRANHO MEU CORPO MUDOU… TENHO MUITA ANSIA DE VOMITO E POUCA FOME SINTO TAMBEM DOR MAS COSTAS E FAÇO MUITO CHICHI…CLARO COM PCO DE MEDO DA DOR DO PARTO MAS ACHO Q ISSO E NORMAL!!!!!

  • Natasha February 9th, 2011 em 3:55 pm

    oi!!!eu sou a Natasha e estou gravida de 37 semanas e quero muito saber se quando começa as contraçoes o bebe ainda mexe?

  • Denise March 8th, 2011 em 5:36 pm

    OIII… Estou de 35 semanas e tenho muitas duvidas, nos hospitais eles usam muito o método de rompimento artificial da bolsa para que o parto seja mais rapido, isso é saudavel,dói e até quando posso esperar para a bolsa se romper sozinha?

  • Dandara lucia rodrigues. March 9th, 2011 em 6:11 pm

    faz quatro meses que eu tive bebe e foi cesariana.
    E eu queria saber se e normal ter muitas dores no corpo?

  • Layse April 5th, 2011 em 3:24 pm

    OI!Eu estou gravida de 5 meses,ai gostaria de saber se eu já posso fazer esses exercicios ou só quando eu estiver sentindo as contrações pra ter o bb?????

  • adriana April 27th, 2011 em 4:17 pm

    oi estou com 40 semanas e 7 dias e a minha bebe nao nasceu e eu estou super ansiosa a minha bariga ela fica dura e nao sinto nada o que eu faso

  • Tamires May 4th, 2011 em 12:45 pm

    Oii estou de 38 semanas e 4 dias e estou sentindo umas dorsinhas tipo Colica será que é Contração, que eu faço

  • Val May 11th, 2011 em 3:02 pm

    oi estou de 40 semanas e 3 dias estou mnto ansiosa e quero mnto o parto normal mas não sinto ainda nenhuma dorzinha de vez em qnd algumas repuxadas lá embaixo rsrs mas nada tão dolorido… sera que eu vou conseguir ganhar minha bebe normal?

  • Vanessa alves May 13th, 2011 em 8:59 pm

    Estou de 36 semanas e 3 dias e estou morrendoi de medo:ja tive uma cesaria e esse vaiu ser normal
    ja sinto contracoes e muita pontada para baixo naoi sei como vou reagir!

  • João Carlos May 17th, 2011 em 11:09 pm

    Obrigado pelas dicas, irei usá-las com minha esposa, espero que realmente ajude pois queremos parto normal

  • patricia May 28th, 2011 em 9:50 am

    oi eu estou na minha terceira gestasao os meus partos anteriores foram normais o primeiro com 38semanas e meia e o outro com 36semanas eu gostaria de saber se essa gestasao pode utrapassar as 38semanas sendo que da ultima ja fas dez anos

  • Tatiane Alves June 23rd, 2011 em 9:26 am

    Estou com 3meses e 20 dias de gestação. Gostaria de saber se posso fazer esses exercícios sugeridos acima e quais poderiam me preparar para o parto normal. Caminho 1 hora todos os dias, está correto?

  • daniel July 19th, 2011 em 7:20 am

    Boa reportagem.
    Quem sabe ajude!!

  • Natalie August 11th, 2011 em 3:50 pm

    Olá,estou grávida de uma menina Linda,rsrsr,tenho sentido dores como se eu tivesse andado de bicicleta e tivesse batido a vagina no cano da bak.Estou fazendo o pré natal direitinho,mas não entendo pq dessa dor…O médico me passou buscopan,não gosto de tomar remédios.O q fazer nesse caso.Estou de 8 meses.

  • ingritty August 16th, 2011 em 2:06 pm

    estou com 28 semanas,esses exercicios,so podem serem feitos na hora dp parto?posso fazer durante a gravidez?

  • Fabi August 21st, 2011 em 11:47 am

    olá eu ja estou gravidissima de 14 semanas e não vejo a hora de ter meu bebe, ai fico horas imaginado como ela será…. eu quero muito que seja parto normal, mas confesso que fico com um pouco de medo, queria muito que alguma mamãe que ja teve parto normal me conte como foi e qual suas vantagens… obrigada Fabi e bebê.

  • suzana September 2nd, 2011 em 9:58 pm

    Olá estou com 38 semanas,e ja estou com 2 cm de dilatação,a qualquer momento posso entrar em trabalho de parto,estou muito ansiosa,pois é meu primeiro filho,é uma menina,e achei muito interresante os exercicios,estou um pouco preocupada pois o tapão mucoso esta saindo mais nao estou sentindo nada,só algumas colicas finas…Me diz alguma coisa…..
    Boa noite!!!

  • Ândrea September 6th, 2011 em 3:26 pm

    Oi tenho 18 anos e estou grávida do meu 1º filho, estou com medo das dores, mais todos me dizem que a vontade de ter seu bebezinho no colo é tão grande que a dor torna-se pequena, por isso estou mais calma, ja estou com 9 mêses só estou esperando chegar a hora!!! Estou muiito ansiosaa!!!!

  • Valeska Borges September 18th, 2011 em 7:16 pm

    Olá mamães,
    Eu Tive um lindo filho no dia 26/09/07. Fiquei sozinha sentindo dores horrendas no hospital… Disse que nunca mais teria outro filho devido a tanta dor.
    Hoje, após quase 4 anos, estou grávida novamente. Estou super feliz e não me preocupo com as dores do parto. Dói muuuuuuuito, mas quando o bebê vem pro seu colo vc esquece…
    É a coisa mais maravilhosa do mundo!!!!

  • Mariah September 20th, 2011 em 2:37 am

    OOi. Esse blog ainda está ativo? Rs…
    Estou com 39 semanas, meu BB pesa 3.888Kg, estou morreeeeendo de medo da hora do parto. Tenho medo de ele ser muito grande e não passar, me rasgar de forma absurda ou ter de fazer cesárea as pressas. Vou ganhar em hospital público, então só levarei anestesia local para fazer a episio… Será que um nenem com esse peso, sai de mim de forma normal??? MUITO MEDO GENTE, MUITO MEDO!!! É meu primeiro filho…

  • Layla September 28th, 2011 em 10:02 am

    olá pra todas. estou com 38 semanas e 1 dia e desesperadamente ansiosa para ver a carinha do meu filhote. E o pior é k as pessoas a minha volta vivem me perguntando se ainda não nasceu, o que me deixa super nervosa e preocupada. Será que estou assim tão atrasada? Já sinto dores nas costas desde os 8 meses, estou com os pés muito inchados, barriga dura mas nada de contracções. será que ainda estou longe? Como saber quanto tempo falta? a DDP era 25 de Setembro. bjx

  • silvia October 10th, 2011 em 11:22 am

    oi pessoal…estou gravida de 7 semanas e necessito de algumas dicas de como conter a anciedade.

  • ekokatu October 30th, 2011 em 7:08 pm

    Xi tia Suzana,
    Demorei pra ver seu comentario… A essa altura do campeonato vc já deve estar curtindo seu bebê. Aposto que correu tudo bem e vcs todos estão super felizes :-)

  • ekokatu October 31st, 2011 em 3:28 pm

    Oi tia Fabi,
    Desculpe a demora em responder… É que eu tô super ocupado brincando e aprendendo novas habilidades ;-) Parabéns pela sua gestação. Aqui no blog tem bastante post sobre partos e as vantagens de cada um. Tem também o meu depoimento de como eu nasci passando pelos tres tipos de parto. Navegue pelas tags PARTO e por outros assuntos que desejar. Tem bastante coisa legal pra vc ler ;-)

  • Elaine Assis Videira November 9th, 2011 em 7:15 pm

    Muito bom incentivar o parto normal. Durante a minha gestação minha sogra incentivava a cesarea, pois ela teve 3 e tudo mais. Ela é médica clinica geral, e para falar a verdade me colocou mto medo do parto normal. Acabou que no final tive parto cesáriano… Hoje pretendo ter mais filhos e quero parto normal.

  • suelirossiter@hotmail,com November 20th, 2011 em 4:28 pm

    É Elaine, cada caso é um caso, não podemos nos basearmos por ninguém,se Deus quizer seu próximo parto será normal e verás que não tem bicho de sete cabeças não é fácil ,mais não é impossível.

  • Marilene December 4th, 2011 em 3:31 pm

    Olá,meu nome é marilene tenho 20 anos e estou gravida pela primeira vez,estou com 25 semanas,e estou muito preoculpada,pois quero ter um parto normal,e queria saber que tipo de execicios eu posso fazer para ajudar na hora do parto.

  • raquel December 21st, 2011 em 11:35 am

    estou com 40 semanas e 4 dias e não tenho nenhum sinal se eu fizer esse exercícios vão me ajudar

  • Isabella Mattos January 11th, 2012 em 12:34 pm

    Oi, boa tarde, meu nome é Isabella, tenho 23 anos e estou grávida do meu primeiro bebê. Estou com 28 semana, mas já estou com muita ansiedade para hora do parto. Quero parto normal e tenho certeza que esses exercícios irão me ajudar e muito. Deus me dê coragem e força na ‘minha’ hora… rs

  • Karina January 23rd, 2012 em 4:27 pm

    Oi meu nome é Karina, tenho 23 anos e estou gravida de 5 meses, estou com muito medo da hora do parto, porque eu sou muito magrinha, tenho medo do bebe não passar, e meu parto seja force.
    Por favor quero dicas do que devo fazer, para ter um parto tranquilo e rápido.

  • Ana March 16th, 2012 em 11:31 pm

    Oi meninas, que bom que temos a chance de aprender coisas novas, que aliviam e tornam esse momento mágico mais inesquecível ainda. Sou Enfermeira e conheço essas técnicas e comprovei que são eficazes, pois apliquei em pacientes no momento em que elas davam centrada no CO, e percebi que diminuem e muito o tempo de trabalho de parto.
    Agora estou com 25 semanas e estou muito feliz por ter uma vida maravilhosa crescendo dentro de mim, estou muito sensivel e emocionada, choro por tudo, me emociono com todos os relatos por mais simples,pois me vejo em cada um deles. Leio coisas sobre parto, gestação e descubro que por mais que sejamos instruidas, estamos sempre com alguma dúida. Felicidades a todas.

  • celia ruth May 9th, 2012 em 10:34 am

    Gostei das dicas, eu chamo me celia e estou na 37 semana, e estou rezando por parto normal.
    Me ajudem.

  • Aninha July 16th, 2012 em 6:16 pm

    Olá, meu primeiro filho tive de cesareana e não sai da minha cabeça que foi desnecessária. Queria muito, muito mesmo ter meu segundo filho de parto normal. Quais são minhas chances? Meu primeiro parto foi há três anos.
    Muito obrigada

  • Dafny July 19th, 2012 em 7:05 pm

    Estou de 40 semanas e quero que meu bebê nasca através do parto normal sem anestesia. Gostaria de saber que outros exercícios podem ser praticados antes do trabalho de parto, para auxiliar o parto normal. Obrigada!

  • Jéssica October 16th, 2012 em 10:31 am

    Mt boas essas dicas, parabéns! Tenho 20 anos e estou com 26 semanas de gestação… Antes da gestação eu já praticava exercícios físicos regularmente, depois que soube da gravidez, parei até a liberação do médico. Me sinto mt bem me exercitando, os instrutores me elogiam pela minha disposição e força de vontade e os outros alunos da musculação ficam surpresos ao me ver.

    É bom que faz bem para a mente, para o corpo e para a auto-estima tbm.

  • Débhy November 26th, 2012 em 4:28 pm

    Olá! Tenho 31 anos e após 14 anos vou ganhar meu 2° filho! No primeiro meu trabalho de parto durou exatos 20 minutos, em casa, quando percebi uma dorzinha coloquei um banco em baixo do chuveiro e lá fiquei…depois fiz alguns agachamentos e caminhei por uns 10 minutos! Esse processo levou uns 30 minutos (banho-hospital). Muito rápido meu filho chegou! Hoje estou de 6 meses, e aquela adolescente tranquila não mora mais em mim rsrs Hoje tenho medo e tenho sofrido bastante com essa insegurança! Para agravar estou com o nervo ciático inflamado e bursite no femur, sinto que meu médico desvia das minhas perguntas, mas acredito que com essa inflamações, sentirei mais dor na hora. Não aceito parto cesareano, e como acredito em Deus, estou pedindo pra ele uma “boa hora” e a saúde do meu bb em primeiro lugar! Gostaria de conhecer mamães que tb tenham passado por esse problema na coluna! BjãO

  • VALESCKA January 11th, 2013 em 3:39 pm

    estou com quase 40 semanas e apesar de minha placenta está encaixada e minha filha totalmente encaixada na bacia, não sinto nada que possa caracterizar o inicio do parto. Sinto apenas algumas dores de vez enquando que logo passam, sinto tbm uma pressão na vagina as vezes. Mas fico preoculpada pois meu desejo é ter um parto normal, a previsão do meu médico é até o dia 15/01/2013. A minha duvida é: se até o dia 15 meu bebê não nascer o que devo fazer?

    agradeço a resposta.

  • davilene January 23rd, 2013 em 5:47 pm

    estou com 8 mes e quero saber qual os exercios apropiados

Comente aqui