Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Licença maternidade de 6 meses - saiba como garantir esse direito

Mamãe me contou que as mães que trabalham fora tinham apenas 4 meses para curtir e amamentar seus bebês, mas que agora tem uma lei que diz que as mamães podem ficar até 6 meses de licença maternidade. Nada mais justo né?

Faz tempo que os pediatras estão lutando por esse direito dos bebês e finalmente a licença-maternidade de seis meses virou realidade aqui no Brasil. Apesar de algumas empresas e até do Ministério da Fazenda tentar barrar a proposta, o tio presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a lei em setembro de 2008.

Pode parecer pouco, mas dois meses a mais é uma diferença e tanto, afinal, para organizar a volta ao trabalho, as mamães antecipam a introdução do leite de vaca ou leite em pó para o bebê ir se acostumando, e esse processo geralmente começa antes do terceiro mês de vida do bebê. No final das contas, os bebês acabam sendo amamentados exclusivamente com leite materno pela metade do tempo sugerido pela Organização Mundial da Saúde. Agora sim hein: com uma licença de seis meses, não tem desculpa para deixar de amamentar antes da hora, não é mesmo?

Os tios do Ministério da Saúde dizem que no Brasil o aleitamento exclusivo está bem abaixo do recomendado. Em 1999 uma pesquisa  feita nas capitais e no Distrito Federal mostrou que só 9,7% dos bebês mamavam exclusivamente o leite materno até os cinco e seis meses. As coisas até que melhoraram nos últimos dez anos. Em 2006, o número aumentou para 45%.

Quem sai perdendo somos nós, os bebês, que temos o nosso desenvolvimento físico, mental e afetivo comprometidos. Bebês, que como eu, são amamentadas no peito, recebem anticorpos e outras células que compõem o que os sabidos chamam sistema imune, que é quem barra a entrada de microorganismos nos tecidos do corpo. Além do desenvolvimento físico e motor que o ato de mamar no peito da mamãe faz pela gente.

Quem apresentou a idéia pra lei foi a tia senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), com ajuda da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mas a nova lei não obriga as empresas a ampliarem a licença. As que escolherem dar esse benefício às suas funcionárias, vão poder descontar no imposto de renda o valor integral correspondente aos salários pagos nos dois meses a mais.

Aqui vai um resuminho pra entender melhor a nova licença maternidade:

O que diz a nova lei?
A lei que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses foi sancionada em setembro de 2008 e, para as empresas públicas, passou a ser aplicada logo após a publicação. Porém, nas empresas privadas, o benefício só entrou em vigor em 2010 – o tempo necessário de adaptação. A lei cria o Programa Empresa Cidadã: quem concede às funcionárias a prorrogação da licença recebe, em troca, incentivos fiscais.

Todas as grávidas são beneficiadas?
O benefício só é concedido às gestantes que trabalham em locais que aderiram ao Programa Empresa Cidadã. Informe-se sobre isso com a área de recursos humanos. Se a reposta for positiva, é preciso entrar com o pedido da prorrogação da licença maternidade até o final do primeiro mês, após parto. Vale destacar que esse benefício se estende às mães adotivas de crianças com menos de 1 ano de idade.

Como devo requerer o benefício junto à minha empresa?
É necessário que você entre com o pedido – ele não é automático. Assim, os dois meses adicionais serão concedidos após o prazo constitucional de 120 dias.

Meu salário será reduzido nesse período?
Não, assim como nos quatro primeiros meses da licença-maternidade, a remuneração da funcionária será integral, nos mesmos moldes do salário maternidade pago pelo regime de previdência social. A diferença é que nos dois últimos meses o benefício passará a ser pago pelo empregador – e não pela previdência social. Como vantagem ao empregador, tal valor poderá ser deduzido do imposto devido, servindo como um incentivo fiscal.

Qual o benefício para a mãe?
Ficar mais tempo ao lado do bebê e amamentá-lo exclusivamente com o leite materno. A criança amamentada no peito está em contato direto com a mãe e isso se traduz em maior tranquilidade emocional e em um vínculo afetivo importante para ambos.

Qual o benefício para o bebê?
Emocionalmente, o bebê se sente muito mais seguro e confortável ao lado da mãe. Em termos de saúde, essa é uma garantia de ele ser alimentado exclusivamente com o leite materno por seis meses, conforme recomendação preconizada pela Organização Mundial da Saúde. Isso fortalece o sistema imunológico do pequeno e reduz a chance de ele adoecer.

Fonte: Bebe.com.br

Pra quem quiser ver a lei na íntegra, o link é esse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11770.htm

Como mamãe trabalha em casa, eu tô tranquilo porque vou ter meu leitinho garantido pelo tempo que eu quiser ;)



Comentaram por aqui...

  • Solange Passarella January 22nd, 2010 em 8:57 am

    Estou gravida de 36 semanas, e trabalho em uma autarquia do estado de SP. A responsavel pelo departamento pessoal, me disse que, não posso tirar os 6 meses. Como faço para conseguir?

  • Bebê Blogger January 22nd, 2010 em 9:26 am

    Oi tia Solange,
    O que sei é que nem todas as empresas privadas aderiram ao “Empresa Cidadã” que tem incentivo fiscal pra dar as mamães a licença maternidade de 6 meses, e que todas as empresas públicas já podem cumprir a nova lei.
    A lei é está aqui neste link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11770.htm
    Mostra a lei pra moça do RH. Tomara que você possa usar esse benefício com seu bebê :)

  • Paulo February 3rd, 2010 em 9:39 am

    olá meu nome é Paulo e sou advogado, é verdade, mas há uma grande resistencia das empresas em conceder esssa prorrogação, tenho esperiencia detro da minha casa, o BRADESCO é uma das empresas que não aderiram a essa nova tendencia, acho interessante levar isso a público e se o ITAÚ aderiu, vou cancelar minhas contas no bradesco e ir para o itaú como forma de represaria, se todos fizermos isso, eles vão aderir! veja um exemplo quando te oferecerem produtos do bradesco, não aceite e informe o porque, ai eles vão passar para a diretoria esse movimento ai quem sabe eles mudem de idéia…

  • Bebê Blogger February 5th, 2010 em 10:52 pm

    Oi tio Paulo,
    Também acho um desrespeito a nós bebês e às mamães o fato das empresas não aderirem a Licença maternidade de 6 meses.
    Eu que mal nasci já entendi que o profissional que é respeitado luta pela empresa onde trabalha. Mas tem uns tios executivos que não pensam assim.
    Bacana sua idéia de boicote.
    Poderíamos fazer assim também pras empresas que desrespeitam o meio ambiente ou que não emprega deficientes… O que acha?

  • Janaina February 9th, 2010 em 9:53 pm

    Trabalho na Compania Carris Portoalegrense de Porto Alegre,e no dia 10 de fevereiro entrarei em licença maternidade.O pessoal do Departamento Pessoal me disse que a empresa não aderiu ao programa.Acho estranho porque,não sei ao certo,aempresa deve ter umas 400 funcionárias.Posso mesmo assim fazer o pedido de aumento de 2 meses de licença antes do término do primeiro mês?Sou concursada? Obrigada.

  • Bebê Blogger February 10th, 2010 em 8:53 pm

    Oi tia Janaina,
    Pois é, nem todas as empresas aderiram a nova lei, o que é uma pena… mas vc pode ver isso no sindicato, se vc tiver um. No mais, as mulheres da empresa podem se unir e fazer uma cartinha pedindo para que a empresa faça parte desse programa, mostrando que assim vcs ficariam muito mais satisfeitas trabalhando na empresa. Ah, a em´resa que aderir também tem benefícios fiscais… isso pode ser uma boa barganha ;)

  • Kelli Tavares February 22nd, 2010 em 3:38 pm

    Por favor preciso de ajuda, ganhei bebe no dia 30 de Setembro de 2009, minha licença acabou no dia 26 de Janeiro de 2010, no dia 25 de Janeiro vi uma materia na Gazeta do povo que havia aprovado a lei da licença de 6 meses para empresas privadas, imediatamente liguei para o RH da empresa que trabalho e eles me falaram que eu não tinha direito, volto trabalhar agora dia 25 de fevereiro de 2010 pois peguei férias, será que realmente não tenho direito?
    Kelli

  • Bebê Blogger February 22nd, 2010 em 4:01 pm

    Oi tia Kelli,
    Parabéns pelo seu bebê :) Bom, as empresas que aderirem a essa lei, tem benefícios fiscais, mas infelizmente pra nós bebês e para as mamães, a lei tá ai mas não é obrigatória. Só se vc é funcionária pública, ai sim vc tem esse benefício. :)

  • Valdilene Brito February 22nd, 2010 em 6:23 pm

    Trabalho numa empresa de transportes gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade de seis meses. Perguntei para o meu chefe mas ele não me deu resposta…

  • Bebê Blogger February 22nd, 2010 em 9:53 pm

    Oi tia Valdilene,
    A lei não é obrigatória. A empresa que quiser pode aderir a nova lei em troca de benefício fiscal. Diz pro seu chefe que a empresa ganha desconto nos impostos se aderir a essa nova lei ;)

  • luciana pereira da silva March 2nd, 2010 em 5:21 pm

    tive bebe,em 10 de novembro 2009.trabalho em uma creche conveniada da prefeitura,eu tenho direito ao 6 meses de licença maternidade.

  • Bebê Blogger March 2nd, 2010 em 9:25 pm

    Oi tia Luciana,
    Que bom, assim vc vai poder curtir seu bebê e vai poder amamenta-lo pelo período certo :)

  • Angela March 8th, 2010 em 9:21 am

    Quero saber se faz alguma diferença agora com a licença maternidade as ferias vencidas. Pois tenho uma que vencera e penso em tirar logo apos o fim da minha licença. No caso de quem faz laquiadura a estabilidade faz diferença.

  • tia fatima March 9th, 2010 em 6:31 pm

    minha irma adriana de sao paulo tirou os 4 messes de licença maternidade e volta a trabalhar dia 10/03/2010 ela tem direito de sair mais cedo do serviso para amamentar a filha dela que tem 3 messes a patroa dela disse que para isso ela precisa de um atestado medico provando que a bebe so mama o peito

  • Bebê Blogger March 10th, 2010 em 9:56 pm

    Oi tia Angela… emendar as férias com a licença maternidade é sempre uma boa opção ;) converse lá na sua empresa pra ver se eles topam :)

  • Bebê Blogger March 10th, 2010 em 9:58 pm

    Oi tia Fátima…. ah, tá certo né? Tem tanto “espertinho” por esse mundo afora que daí sobra pras pessoas legais ;)

  • patricia March 17th, 2010 em 11:30 am

    minha firma entrou no programa empresa cidadã, eu volto dia 24 de março tenho direito aos 2 meses adicionais, o que devo fazer?

  • Bebê Blogger March 18th, 2010 em 11:14 am

    Oi tia Patrícia,
    Que bom que sua empresa aderiu ao programa. Vc deve falar lá no departamento de RH pra pedir pra usar a licença completa ;)

  • Paula April 1st, 2010 em 4:25 pm

    A empresa que eu trabalho ganhou o Selo de Empresa Cidadã em outubro de 2009 pela Câmara Municipal da cidade, porém não sei se ela se cadastrou no ministério da fazenda. Pergunta: A empresa que tem esse “Certificado” de Empresa Cidadã 2009″ já basta ou ela precisa ser cadastrada em algum lugar como por exemplo na Receita Federal?, pois estou para sair de licença maternidade no próximo mês e gostaria muito de ter essa resposta.

  • Bebê Blogger April 5th, 2010 em 11:48 am

    Oi tia Paula,
    Acho que se a empresa que vc trabalha já é uma Empresa Cidadã, ela já tem os benefícios da nova lei.
    Converse com o Departamento de RH da sua empresa e, na dívida, dê uma olhadinha no texto da lei aqui nesse link :)

  • Ramon April 10th, 2010 em 12:17 pm

    Tenho uma amiga que dará a luz no final de abril. Ela trabalha em uma creche que tem convênio com a prefeitura. A creche é administrada por uma ONG. Gostaria de saber se ela tem direito dos 2 meses.

  • Bebê Blogger April 11th, 2010 em 1:29 pm

    Oi tio Ramon,
    Sua amiga vai ter que perguntar no departamento de RH da creche pra saber se eles optaram por fazer parte do programa e pra saber se ela vai poder ficar 6 meses em casa com o bebê.

  • Beatriz April 26th, 2010 em 7:40 pm

    Olá.. Estou com 35 semanas.. e ontem me disseram que quem tiver bebê a partir do dia 1º de maio terá direito à Licença de 6 meses, mesmo a empresa sendo privada..
    Procurei artigos relacionados mas não encontrei nada..
    Alguém ouviu algum comentário sobre isso??

  • Bebê Blogger April 27th, 2010 em 3:34 pm

    Oi tia Beatriz, eu ainda não ouvi nada disso, mas assim que souber, posto aqui pra todas as mamães ficarem sabendo ;)

  • Edilaine Gomes April 28th, 2010 em 9:34 am

    Gotaria de saber assim a minha médica me deu quinze dias para a mamentação,depois dos qatros meses então com a nova lei ganhei mais dois mês eu perco eses quinze dias que ela me deu e volta trabalhar antes ? Ou a empresa em que trabalho pode descontar estes dias.

  • Bebê Blogger April 29th, 2010 em 2:14 pm

    oi tia Edilaine,
    Primeiro vc precisa saber se a empresa em que vc trabalha aderiu à nova lei, pra depois ver se vc consegue mais esses 15 dias além dos 6 meses ;)

  • alguem May 12th, 2010 em 4:00 pm

    trabalho na REI FRANGO,queria saber se terei esse seis meses da licença maternidade.O q devo fazer para ter esse direito.

  • Bebê Blogger May 12th, 2010 em 10:44 pm

    Oi tia Maryene,
    Vc tem que falar no departamento de RH da empresa em que trabalha pra saber se eles optaram por dar esse benefício. Se sim, vc tem que avisar com antecedência que vai querer usufruir desse direito :)

  • josy May 16th, 2010 em 8:53 pm

    ola eu trabalho na barred`s moda feminina gostaria de saber se tem algum site em que dispoe o nome das empresas que aderiram a nova lei,desde ja obrigada.Ha estou com quase 6 meses de gestação.

  • Bebê Blogger May 19th, 2010 em 9:32 pm

    Oi tia Josy,
    Puxa, seria ótimo se tivesse um site assim, mas acho que não tem. O que vc pode fazer é perguntar no departamento de RH se eles aderiram a nova lei. Se eles aderiram, eles não vão mentir ;)

  • roseli May 21st, 2010 em 2:54 pm

    ola
    gostaria de saber se pode-se requerer ao RH pelo telefone ou email pra quem trabalha longe da sede da empresa, ou seja,minha amiga trabalha numa empresa onde o RH fica so na matriz, que é em outro lugar.
    Da pra fazer o pedido so por telefone ou email?

    obrigada

  • Bebê Blogger May 23rd, 2010 em 1:27 pm

    Oi tia Roseli,
    Como são as regras na sua empresa? Quando vc precisa falar com um departamento que é longe vc tem faltar no trabalho pra ir lá ou vc liga e se informa antes? Veja com seu chefe qual o melhor procedimento :)

  • Maria da Cruz Lopes May 28th, 2010 em 3:05 pm

    Olá Equipe do Bebê Blogger!

    A empresa onde trabalho, fez a adesão ao programa Empresa Cidadã. A pergunta é: Como eu já estou com 36 semanas de gestação e devo sair de licença no próximo mes, gostaria de saber como devo fazer o pedido de prorrogação da minha licença? Existe algum formulario especifico, tenho que ir até a receita federal ou o responsavel do RH da empresa tem que transmitir a informação da prorrogação, via SEFIP?
    Me ajudem por favor! Preciso muito deste dois meses a mais.

  • Bebê Blogger May 29th, 2010 em 10:53 pm

    Oi tia Maria,
    Que bom que vc trabalha numa empresa que dá valor ao seu papel de mãe :) Acho que a melhor maneira seria vc ver com o depto de RH da sua empresa quais os procedimentos pra vc poder aproveiar essa prorrogação ;) Boa hora e aproveite seu bebê ;)

  • danielle June 25th, 2010 em 12:38 pm

    ola equipe da bebê blogger
    Trabalho numa empresa de transporte como munitora,fui contratada para trabalha na capital e depois de 9 meses de empresa fui tranfirida para o interio q ficam a duas horas de ond moro, mas quando fui tranfirida estava gravida de 2 meses e a empresa sabia mas mesmo assim me tranfiriram e são duas horas de viagem, estou no 4 mês e essas viagens estão se torndo muito cansativas, gostaria de saber se a empresa poderia fazer isso e o q devo fazer, de acordo como ministerio do trabalho?

  • Bebê Blogger June 26th, 2010 em 11:36 am

    Oi tia Danielle,
    Sou pequeno ainda e não entendo muito de leis trabalhistas. Mas quem sabe se vc procurar o sindicato da sua categoria, ou consultar um advogado vc pode saber melhor dos seus direitos e dos deveres da sua empresa ;)

  • Thaís June 28th, 2010 em 10:02 am

    Olá, minha irma teve bebê e mesmo sabendo da nova lei de licença, nao entrou com o pedido no prazo de 30 dias posteriores a gravidez, será que se ela entrar com um recurso conseguirá os 60 dias a mais? Ela trabalha no Bradesco, empresa que ja aderiu ao programa Empresa Cidadã. Obrigada.

  • Bebê Blogger June 29th, 2010 em 10:39 am

    Oi tia Thaís,
    Acho que sua irmã deve falar no departamento de RH da empresa ou no sindicato pra saber como usufruir da licença ;)

  • mariana souza July 16th, 2010 em 12:42 pm

    Olá como faço para saber se minha empresa faz perte do projeto empresa cidadã?Pois quero muito ficar seis meses com o meu bebe pois ele nasce agora em setembro?!Também queria saber como é calculada a licença se é os ultimos seis meses do salario ou os ultimos quatro meses pois na minha empresa ninguém me comunica corretamente essa informação?! Obrigada

  • Bebê Blogger July 18th, 2010 em 2:06 pm

    Oi tia Mariana,
    Vc pode ter essas informações com o departamento de RH da sua empresa ou no sindicato da sua categoria ;)

  • Paula July 27th, 2010 em 6:06 pm

    sou funcuinária pública de uma prefeitura estou no terceito mes de licença maternidade com o retorno previsto para o final de agosto tenho direito aos seis meses. como devo proceder

  • Bebê Blogger July 30th, 2010 em 2:43 pm

    Oi tia Paula,
    Vc deve falar com seu superior ou com o depto. de RH de onde vc trabalha ;)

  • Sabrina August 2nd, 2010 em 2:46 am

    Gostaria de saber se mesmo tirando 6 meses de licença maternidade posso conseguir os 15 dias de licença amamentação. E quem deve me conceder essa licença é o meu ginecologista ou o pediatra do meu filho. Obrigada

  • Bebê Blogger August 4th, 2010 em 10:28 pm

    Oi tia Sabrina,
    Puxa, não sei te orientar nisso não. Talvez vc devesse perguntar ao seu Ginecologista ou ao pediatra ;)

  • DELANEA ASSIS August 12th, 2010 em 11:05 am

    Sou funcionaria publica municipal e tirei minha licença maternidade de 18/08/2009 a 17/12/2009, a prefeitura de minha cidade aderiu ao 06 meses em 01/09/2009, so que fiquei sabendo do ocorrido este ano em julho/2010, fiz o pedido de complementaçao do 02 meses que acho que tenho direito, mas a chefe do RH da prefeitura negou alegando que deveria ter feito o pedido antes de terminar a licença de 04 meses, afinal tenho ou nao tenho direito ao complemento.

  • Bebê Blogger August 17th, 2010 em 10:54 pm

    Oi tia Delanea,
    Vc pode consultar um advogado particular ou o advogado do sindicato da sua categoria pra saber se tem mesmo esse direito e como exigir ;)

  • andressa September 3rd, 2010 em 1:31 pm

    quais os papeis que devodeixa na empresa durante a gestacao?

  • Bebê Blogger September 6th, 2010 em 11:55 am

    Oi tia Andressa, pergunte no RH da sua empresa ;) Cada empresa tem a sua regra.

  • delvis de sa rodrigues September 13th, 2010 em 7:24 pm

    Ola sou funcionaria publica concursada do municipio, vou adotar um bebe, gostaria de saber se tenho direito na licenca maternidade de seis meses. Se tenho o direito o que devo fazer? Obrigada.

  • LILI September 15th, 2010 em 1:40 am

    Olá, por informação errada da autarquia onde trabalho, dei entrada no pedido de prorrogação da licenç maternidade fora do prazo, que segundo a lei deveria ser até o primeiro mês de nascido o bebê. Agora me informaram que foi negado o pedido e só tenho uma semana para voltar a trabalhar. O médico do trabalho colocou no meu processo que me deixou informada sobre o prazo, mentiu para não se prejudicar e eu acabei sem ter como provar que o erro foi dele e das pessoas que trabalham no setor pessoal.
    Tenho como recorrer????

  • JOELMA September 16th, 2010 em 11:59 am

    Oi, Trabalho como assistente administrativo em uma agência de marketing e estou grávida. Quero saber se tenho direito aos seis meses de licença maternidade. Meu médico tem que dar um atestado solicitando mais dois meses?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Bebê Blogger September 16th, 2010 em 1:34 pm

    Oi tia Lili,
    Puxa vida, que chato :( … bom, só um advogado pode te responder e te ajudar nessa questão. Mas procure ficar calma para que não passar toda essa tensão para seu bebê.
    Estou torcendo para que tudo dê certo :)

  • Bebê Blogger September 16th, 2010 em 1:36 pm

    Oi tia Delvis,
    Que lindo seu gesto de amor :) Imagino que os advogados que estão trabalhando no processo de adoção tem essa resposta ;) Tomara que vc tenha direito sim e felicidades para a nova família :)

  • Érika September 19th, 2010 em 2:08 pm

    Oi, sou funcionaria publica, enfermeira, e minha bebe esta com dois meses, o rh da prefeitura me deu apenas 4 meses de licença e disse que é o estatuto do municipio, tenho direito a mais dois meses ou nao, porque varias pessoas me dizem que sim?

  • Bebê Blogger September 24th, 2010 em 11:36 am

    Oi tia Érica,
    Procure se informar no sindicato da sua categoria. Eles vão te ajudar :)

  • Renata Paula October 6th, 2010 em 9:35 am

    Oi! eu trabalho como cobradora de onibus numa empresa em cuiba,estou gravida de 2 meses e tenho 3 meses de carteira assinada, posso ser mandada em bora da empresa? eu ja nao aguento mais trabalhar mais la tudo me enoja tenho enjoos constante, e muito quente e aquelas terriveis voltas isso ta me matanto.posso entrar pedir para minha medica, entrar para o inss? e por isso eles colocam as gravidas nas piores linhas, acho que é por eles ficarem com raiva de nós ter engravidado né? me ajudem obrigado

  • Luiz Carlos October 7th, 2010 em 2:35 pm

    Olá, Gostaria de informar que é ótimo estender a licença maternidade para 6 meses, porém, somente as funcionárias públicas. Tenho isso dentro de minha casa, porque a minha esposa trabalha em um HOSPITAL filantrópico e eles, mesmo trabalhando com saúde, não tiveram vergonha em colocar mais dois meses para nenhuma funcionária. Espero que com essa informação, muitos possam ver o que ainda falta acertar.
    Obrigado!

  • leandra November 1st, 2010 em 9:31 pm

    ola, trabalho na empresa demillus lá tem muitas mulheres,eu estou gravida queria porque deixaram as empresas optar por aceitar ou não a lei dos 6 meses? assim elas nunca vão aceitar como no meu caso lá na demillus. Obrigada

  • miranda November 2nd, 2010 em 1:57 pm

    oi me chamo miranda,ja estou no final da minha linceça maternidade de 4 meses,quero sabe se tenho dereito a os 2 meses por favor e muito importante.

  • Paula December 16th, 2010 em 3:54 pm

    Oi…
    Me chamo Paula e atuo como assistente social em um hospital estadual no interior da Bahia, estou gestante de 33 semanas, quase saindo de licença maternidade. Solicitei informações no RH do Hospital e me informaram que só tenho direito há 04 meses, mas outras colegas que atuam na mesma unidade, entraram com mandato de segurança e conseguiram usufruir os 06 meses desejados. Como faço para conseguir tbem….?

  • jaqueline January 6th, 2011 em 6:42 pm

    oi me chamo jaqueline eu tirei lincença no dia 20 de setembro , de 2010 e vouto no dia 20 de janeiro de 2011 tenho direito a mais 2 meses se a empresa que trabalho adiquirio essa lei ? obrigada

  • Dai January 10th, 2011 em 9:23 pm

    Olá!Trabalho pela prefeitura, e quero9 saber se tenho direito a licença de seis meses? Lá me disseram que não tinham nenhuma informação sobre o assunto. Se no serviço publico e obrigatório, por que depende se a prefeitura aderi ou não a lei?

  • Ândrea January 30th, 2011 em 6:30 pm

    Oie trabalhado em uma empresa de veiculos,trabalho das 8:00 ate 17:50 sentada falando no telefone,tenhu só uma hora de almoço,a empresa só quer dar 4 meses de lincença maternidade
    Isso pode?
    obrigado!

  • lenice April 1st, 2011 em 5:31 pm

    trabalho em uma loterica sera q tenho a licenca de 6 meses somos so 6 funcionarias

  • taisssa April 6th, 2011 em 5:03 pm

    ola gostaria de saber se depois que termiar a licença maternidade,tem alguma lei que garante o meu emprego.

  • Carla April 8th, 2011 em 5:12 pm

    Olá, boa tarde!
    A empresa em q trabalho está aderindo este mes ao Programa Empresa Cidadã. No entanto, como meu bebê está com 4 meses, fui informada q não posso usufruir deste benefício, pois a solicitação deve ser feita 1 mes após o parto. Existe alguma brecha na legislação para eu gozar os 180 dias?
    Grata, Carla

  • Cintia Sena April 15th, 2011 em 4:01 pm

    Olá, td bem?
    Estou gravida de 33semanas e sou funcionária publica (professora) do estado da Bahia e municipal da cidade em que moro, Jacobina, Ba. Tanto o municipio quanto o estado ainda não aprovam a licença maternidade de 6 meses. Como devo agir nestes dois casos (estado e municipio) para conseguir os seis meses de licença.
    Obrigada, Cintia

  • Bebê Blogger April 28th, 2011 em 3:01 pm

    Oi tia Cintia,
    O melhor caminho é vc se informar no sindicato da sua categoria :)

  • fernanda June 20th, 2011 em 7:08 pm

    vou sair de ferias em 1de julho vou receber tudo mas ganharei bebe dia 26 no mesmo mes mas gostaria de saber se tem direito de receber no proximo mes ja que estarei de licença maternidade

  • mara July 13th, 2011 em 12:53 pm

    gostariade saber se posso tirar a liscensa com 7 para 8 meses pois sou balconista e acabo pegando muito peso

  • Valéria July 19th, 2011 em 8:57 am

    trabalho em uma construtora de construção civil,Estou gravida de 2 meses,eu tenho direito de ficar os seis meses em casa?
    Obrigado..

  • Ellen July 23rd, 2011 em 11:34 am

    Olá! Estou na mesma situação da Carla! Meu bebê está com 3 meses e a empresa aderiu ao programa Empresa Cidadã somente agora. Tenho direito aos 2 meses adicionais? Já perdi várias noites de sono por causa disso.
    Obrigada! Ellen

  • Vânia July 25th, 2011 em 11:23 am

    Estou gravida de 36 semanas, trabalho em uma empresa privada, gostaria de saber como posso requerer a lincença maternidade de 6 meses, eu liguei no RH da empresa eles me disseram que a licença é de 120 dias.

  • ana maria July 27th, 2011 em 9:24 pm

    boa noite, queria tirar uma duvida ,se eu tirar ferias um mes antes de um mes de ganhar o bebe conta como a licenca maternidade, ou eu posso emendar os dois junto

  • Shenia Fernandes August 11th, 2011 em 5:06 pm

    Boa tarde!!!
    Estou fazendo um trabalho para entregar à minha empresa, sugerindo que ela faça adesão ao Empresa Cidadã e passe a oferecer a licença de 6 meses.
    Minha pergunta é:
    Já faço goso da licença, meu filho tem dois meses. Até quando posso solicitar a prorrogação da minha licença, caso a empresa aceite oferecer os 6 meses?

    Obrigada

  • rina nogueira August 25th, 2011 em 8:05 pm

    desdo comeso da minha gravidez tive sangramento,e meu pratrao alega q meus atestados sao falsos.e por esse motivo nao tenho resebido meu pagamento,pois ele desconta ate passagens q nao pego.ja fui ao medico e pedi uma declaraçao de veracidade mesmo assim ele me deu tres dias de suspensao. isso e certo oque devo fazer.

  • jaqueline September 7th, 2011 em 7:51 pm

    Olá,peguei 6 meses de licença maternidade(minha empresa aderiu esta lei).Minha duvida : depois de cumprir estes 6 meses tenho direito a licenta amamentação (de 15 dias ou 1 hora mais cedo)???Ainda estou no 5 mês???

  • Paula September 14th, 2011 em 2:40 pm

    oi,tudo bem? estou desempregada desde maio de 2011.quando deixei meu trabalho estava Grávida de 9 semanas.gostaria de saber se tenho direito ao beneficio da licença maternidade? hoje estou com 23 semanas 14/09/2011 .gostaria de saber também se eu ter minha filha no RIO GRANDE DO SUL e encaminhar os papeis do beneficio na BAHIA no estado que estou morando atualmente. Posso fazer esse procedimento? Desde já agradeço…Obrigado!

    ,

  • Sherlley October 2nd, 2011 em 5:12 pm

    Olá, trabalho numa casa lotérica, gostaria de saber se eu tenho direito aos 6 meses da licença maternidade…

  • Vanessa October 9th, 2011 em 3:57 pm

    Trabalho em uma creche conveniada, estou voltando de licença maternidade gostaria de saber se posso levar meu filho?

  • margarety October 18th, 2011 em 8:52 pm

    Boa noite
    Estou gravida de 35 semanas,trabalho em uma creche conveniada no estado de sp na zona leste.Gostaria de saber se tenho direito a 6 meses a licença maternidade.Se sim o que devo fazer para conseguir este direito?
    Obrigada ma…

  • Rita October 23rd, 2011 em 4:57 pm

    tirei 6 meses de licença, tenho direito de sair mais cedo do serviço para amamentar?

  • ekokatu October 30th, 2011 em 7:27 pm

    Tia Rina, procure um advogado e exija seus direitos!

  • arlete November 7th, 2011 em 9:55 pm

    oi tudo bem, gostaria de saber como que eu faço ,para eu conseguir pegar a licença maternidade de 6 meses. pois eu trabalho o dia inteiro em pe e pego tambem muito peso, e passo muito nervoso. Desde ja agaradeço.

  • jose November 13th, 2011 em 9:03 pm

    boa noite minha esposa trabalha de empregada domestica pegou so 120dias.GOSTARIA de saber se nao tem o direito de receber os 180dias pois o bebe ainda esta mamando nao pegou mamadeira

  • bebe blogger November 14th, 2011 em 1:20 pm

    Oi tio José,
    Ela deve conversar com a patroa dela e dizersobre a nova lei. Se a patroa não quizer ampliar o prazo, elas podem combinar um meui termo; tipo, sua esposa volta ao trabalho mas leva o bebê para poder amamentar ;-)

  • Elizandra November 20th, 2011 em 8:21 pm

    Minha empresa não aderiu ao programa empresa cidadã, terminando os meus 4 meses de licença , eu peguei + 15 dias para amamentação, ainda tenho direito de sair 1 hora + cedo até o meu bebê completar 6 meses.

  • luana November 23rd, 2011 em 12:41 pm

    ola! meu nome e luana já tirei minha licença maternidade de 4 meses e 1 mes de ferias tenho que voltar agora dia 25/11/2011 mas o pediatra do meu filho descobriu que ele sofre de dermatite atópica! ele esta fazendo um tratamento abase de remedios controlados e com horario o medico deu um atestado dizendo que ele precisa de cuidados especias e maternal, o eu faço a minha empresa pode aceitar esse atestado e abonir esses dias que ele deu? obrigado

  • simone November 24th, 2011 em 7:59 pm

    ola quero saber sas saida de 1 hora mais sedo acaba quando o nene faiz 6 meses ou conta no dia que eu voutei a trabalhar presciso saber obrigado

  • karen December 5th, 2011 em 10:21 am

    Estava de férias e ganhei bebê, o que acontece nesse caso, minhas férias continuam contando ou são suspensas e voltam a contar quando acabar minha licença maternidade.

  • Lia December 11th, 2011 em 7:56 pm

    Boa noite,
    Como faço para saber se a empresa que trabalho está cadastrada no programa empresa cidadã?? Existe algum site que posso consultar pelo CNPJ?

  • Danielle December 12th, 2011 em 5:43 pm

    Ola boa tarde, entao vi algumas perguntas com relaçao como saber se a empresa onde trabalho aderiu o PROGRAMA EMPRESA CIDADA. Voces responderam pra verificar no RH da Empresa. GOSTARIA DE SABER como faço pra conseguir essa informaçao de outra maneira, pois nao confio no RH da empresa onde trabalho. Se tenho que me dirigir algum setor previdencia? sites? receita federal?. GRATA. Em aguardo

  • fabiana December 27th, 2011 em 8:21 pm

    Boa noite!!!A prefeitura que trabalho ja aderiu aos 6 meses de licença. Mas tenho uma duvida, é verdade que depois desse periodo tenho direito a quinze dias de amamentação ou 1 hora por dia, durante 3 meses?

  • bebe blogger January 7th, 2012 em 10:51 pm

    Oi tia Danielle,
    Que tal procurar o sindicato da sua categoria? Acho que eles podem te ajudar… Desculpe se não sei informar melhor. Boa sorte :)

  • Gisele February 24th, 2012 em 6:38 pm

    Oi boa noite! estou gravida de 7 meses vou entrar de licença maternidade em maio e terminar em agosto,só volto a trabalhar em setembro só que em julho teria que tirar minhas ferias sendo que ja estou com uma vencida sera que vou recebe las em dobro e a multa???

  • suzana April 10th, 2012 em 11:30 pm

    segundo informações Jornal Nacional em dezembro de 2011 foi aprovado uma lei que todas as funcionarias publicas teriam 180 dias de licença maternidade.esta lei foi sancionada?

  • carol April 17th, 2012 em 12:51 pm

    ola boa tarde;
    trabalho na empresa do meu cunhado que funciona como uma firma e estou marcada para ganhar meu bebe em setembro e faço um ano de carteira assinada em agosto gostaria de saber se eu tenho o direito a linçença maternidade de seis meses.

  • Marne Suele May 4th, 2012 em 9:10 pm

    Oi, meu nome é Marne Suele tenho 24 anos, estou gravida de 6 meses e trabalho em uma empresa terceirizada aqui em Recife-PE e gostaria de saber se a minha empresa ´´CONTAX´´ por ser terceirizada pode aderir a empresa cidadã? a comunicação internada da empresa é muito falha e a toda hora as informações são divergentes ou ninguem sabe informar nada. Preciso de uma orientação!

  • Antônia maudyanny May 8th, 2012 em 10:43 am

    oi.meu nome é maudiane.estou com 8 meses e gostaria de saber com quanto tempo apôs a licença maternidade a empresa pode despedir o funcionário.

  • ELISANGELA June 21st, 2012 em 8:58 am

    ola bom dia pequei lincença amamentãço dia 04 maio gosatria de saber o prazo que termina minha licença

  • Priscila July 30th, 2012 em 11:30 am

    Olá,

    Minha filha completou 3 meses. Eu ainda posso solicitar a adesão para 6 meses para a empresa? Estou desesperada

  • Fernanda January 18th, 2013 em 9:47 am

    Bom dia, meu nomw e Fernanda e estou gravida de tres meses trabalho
    em um consultorio odontologico e queria saber se tenho direito a licenca de seis meses? E como faco para conseguir esse direito ?
    Obrigada

  • Amanda January 30th, 2013 em 6:11 pm

    Boa tarde
    Me chamo Amanda e a minha dúvida é que estou retornando ao trabalho amanhã dia 31/01 ref. a licença aleitamento perguntei ao D.P da minha empresa se eu tenho direito a sair 1 hora antes do encerramento do trabalho e eles alegaram que eu não tenho direito a sair 1 hora mais cedo porque eu já tirei a minha licença de 15 dias de amamentação.
    Gostaria de saber se eu tenho direito a sair 1 hora antes do encerramento do meu trabalho?

Comente aqui