Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

Mamilos invertidos. O que é isso?

Mamãe estava pesquisando coisas na internet e viu no site www.bebe.com.br uma matéria sobre mamilos invertidos. Como ela nunca tinha ouvido falar nisso e a matéria não tinha nenhuma imagem, ela ficou preocupada em saber como são esses tais mamilos invertidos.

Pesquisando mais um pouco encontrou esse artigo de um site de Portugal que traz bastante explicações sobre como é o leite materno, sobre como amamentar e sobre mamilos invertidos com ilustrações e tudo.

O que as mamãs devem saber…

Não há duvidas de que o Leite Materno é o melhor alimento para o bebé. O leite materno é o alimento ideal porque contém todos os nutrientes que o bebé precisa, nos primeiros seis meses de vida, e o ajuda a crescer mais saudavelmente. Nenhum outro leite, alimento, bebida ou mesmo água devem ser fornecidos ao bebé quando está a ser amamentado ao peito.

Para apoiar as futuras e as recentes mamãs a Medela compilou alguma informação acerca do leite materno e da amamentação:

– Composição do Leite materno

– Tipos de mamilos

– Cuidados e higiene dos mamilos

Composição do Leite materno

O leite materno é feito especialmente para o bebé. A composição nutritiva do leite materno é original e combina perfeitamente com as necessidades do bebé. O leite materno atravessa estágios diferentes da amamentação: colostro, leite transaccional e leite maduro.

Colostro

Durante os primeiros dias após o nascimento a mulher produz um leite especial denso, pegajoso e amarelado. A este leite especial chamamos colostro. Este contem anticorpos que promovem o crescimento do bebé e fornecem defesas contra agentes infecciosos.

O colostro tem um efeito laxativo que ajuda o bebé a expulsar as primeiras fezes e a diminuir a probabilidade da icterícia neonatal. Embora em pouca quantidade o colostro é tudo o que seu bebé necessita durante os primeiros dias.

Leite de transição

Durante as duas semanas seguintes, o leite aumenta de quantidade e muda de aparência e composição. As imunoglobulinas e os índices de proteína diminuem visto que os índices de gordura e açúcar aumentam. Neste período, pode sentir os seios mais tensos e pesados. A isso chama-se de engorgitamento, o que é normal acontecer com a descida do leite. Este mau estar pode e deve ser aliviado amamentando o bebé com frequência.

Leite maduro

O Leite maduro com um aspecto mais aquoso do que o leite de vaca pode às vezes confundir. No entanto, contem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebé. O leite materno nunca “dilui demasiado”. O leite maduro muda durante o período de amamentação de uma única mamada para servir exactamente as necessidades de um bebé.

Tipos de mamilos

Antes do seu bebé nascer, é útil saber que tipo de mamilo a mãe tem. As mulheres podem ter variações diferentes de mamilos. Estas variações incluem mamilos pequenos, grandes ou longos, lisos ou invertidos.

Mamilos normais, mamilos rasos, mamilos invertidosOs Mamilos Planos ou Invertidos podem dificultar a amamentação. Mas se seguir algumas medidas de preparação poderá amamentar sem dificuldade.

Pode determinar se tem ou não mamilos planos ou invertidos comprimindo delicadamente a areola, aproximadamente três centímetros atrás do mamilo. Um mamilo invertido inverterá ou retrairá.

Se os seus mamilos forem planos ou invertidos pode usar umformador de mamilo para ajudar a prolongar o mamilo. O formador de mamilo pode ser usado durante a gravidez e/ou após o nascimento. O conselho de um especialista em amamentação ou da enfermeira assistente, é recomendável, se suspeitar ter mamilos planos ou invertidos.

Higiene e cuidado do mamilo

Não é necessário limpar o peito ou mamilo de maneira especial antes ou após alimentar o bebé. Enxaguar o peito com água no banho diário é tudo o que precisa. Deve ser evitada a utilização de sabão ou desinfectante nos mamilos e areola para não secar a pele , que pode contribuir para o surgimento de mamilos macerados ou gretados.

Durante a gravidez as glândulas de Montgomery que cercam o mamilo começam a segregar um óleo natural que lubrifica a pele e inibe o desenvolvimento de bactérias.

Após a amamentação deve extrair algumas gotas de leite, massajar delicadamente e deixar secar a pele. Pode ainda aplicar uma quantidade reduzida de lanolina purificada ( por exemplo: Purelan 100 ) nos mamilos e na areola. Os soutiens e protectores de seio descartáveis ou laváveis devem permitir a circulação do ar.

Amamentar não significa magoar ou doer. Se for doloroso amamentar procure ajuda junto um especialista em amamentação ou da sua enfermeira assistente. Existem vários factores para ter dor: Mau posicionamento do bebé, má pega, mamilo gretado, infecção mamária,…

——————
Fonte: Bacelar



Comentaram por aqui...

  • Amarilis maio 17th, 2009 em 7:26 pm

    Oi Bebê Blogger!

    Eu também sou bebê blogger. Na verdade, minha mãe é menos capacitada que a sua nesse quesito de blogs. Eu comecei um boletim semanal quando estava com 7 semanas de gestação (para os familiares). Aos poucos a turma de “assinantes” cresceu… cresceu… Quando fiz 4 meses a mamãe começou o blog. Agora tenho 18 meses pós nascimento e até hoje a mamãe coruja fielmente documenta nossas descobertas e curtições para os familiares e amigos que acompanham!

    Que bom que você também tem uma mamãe que sabe registrar as coisas… um dia ela vai olhar para trás, ler essas coisas que escreveu… e lembrar de tudo bem gostoso!

    Abraço,
    Filhote da Amarilis

  • Bebê Blogger maio 18th, 2009 em 12:06 pm

    Oi amiguinho,

    Legal que vc também tem blog 🙂 assim a gente pode ajudar outras mães e pais com as dicas que damos.

    Também vou achar divertido quando eu nascer e estiver grande e puder ler tudo isso. Vai ser bem bacana saber como tudo aconteceu de verdade.

    manda um beijo pra tia Amarilis e diz que a mamãe já tá lendo o blog com as dicas que ela dá.

  • Amarilis maio 20th, 2009 em 11:09 pm

    Ei!

    Esse blog da mamãe é o de Pediatria. O meu – que é menos público – a mamãe te manda por email se te interessar!

    Abraços

  • Aline maio 26th, 2009 em 9:46 pm

    Olá gostaria de saber se os mamilos são ficam invertidos na gravidez?? E se a mulher tiver o mamilo invertido sem estar gravida?? É considerado grave??

  • Bebê Blogger maio 26th, 2009 em 10:22 pm

    Oi tia Aline,

    Mamãe disse que acredita que ter mamilos invertidos não é “grave”. Existem até bicos de silicone (parecidos com bicos de mamadeira) que se usa na hora de amamentar. Mas sabe,… a melhor pessoa pra te explicar melhor sobre isso é o médico que tá cuidando de vc. E se por acaso vc não curte muito esse médico, procura outro tia. Mamãe disse que ter um médico que se confia é fundamental pra não encucar com problemas que talvez vc nem tenha mesmo 😉

  • tasha outubro 16th, 2009 em 3:54 pm

    gostaria de saber que tipo de massagem ajudaa a por o bico pra fora ja que os métodos comprados são muito caro

  • Bebê Blogger outubro 19th, 2009 em 9:30 pm

    Oi tia Tasha,

    O seu obstetra pode te orientar, poque cada caso é um caso. No caso da mamãe, que não tem bicos invertidos mas tem bicos pequenos, ela usa umas Conchas Coletoras de Base Rígida da SafeMilk, que além de “drenar” o leite excedente, evitando uma possível mastite, ajuda a deixar os bicos da mamãe bem salientes, assim fica mais fácil de eu encontrar e pegar 😉

  • Tatiana maio 30th, 2010 em 8:48 pm

    Tenho muita vergonha do meu seio pois, os dois são invertidos. Tenho muita vergonha de expo-lo até para o ginecologista. Queria que vçs me ajudasse com algum tipo de tratamento ou até uma cirurgia?

  • Bebê Blogger junho 1st, 2010 em 10:30 am

    Oi tia Tatiana,
    Acho então que vc deve conversar com seu ginecologista (consulte com uma mulher se achar melhor) e pergunte sobre cirurgia plástica. Quem sabe ela tem até um bom profissional pra te indicar 🙂

  • Patrícia agosto 11th, 2010 em 5:29 pm

    Oi, gente! Gostaria de compartilhar com vocês um acessório que estou usando e que realmente é maravilhoso!!! Também tenho, ou melhor, tinha um mamilo invertido. Há uma semana comprei o AVENT niplette da philips e tenho usado diariamente. Simplesmente não acredito no resultado, meu mamilo está normal! No manual de instruções fala que demora 3 semanas para o mamilo voltar ao normal. Acho que, por o meu mamilo não ser muito invertido, em uma semana já voltou ao normal. Consultei vários médicos sobre a cirurgia e eles me desanimaram por dois motivos: como ainda não tenho filhos, não poderia amamentar com essa mama em que fizesse a cirurgia, pois nesse procedimento cortam-se o ductos mamários. Segundo, porque durante a recuperação o mamilo pode voltar a inverter…
    Já havia desistido de ter um seio normal quando encontrei o niplette. Simplesmente AMEI!!!!

  • Luciana novembro 5th, 2010 em 1:49 pm

    Tenho os mamilos invertidos e de uns dias para cá começou a ficar sensível, bem no centro dói, as vezes ficam duro e parece que vão saltar pra fora, o que pode ser? Se possível me responda por e-mail. (laromeu@bol.com.br)
    Grata!

  • Bebê Blogger novembro 6th, 2010 em 10:59 am

    Oi tia Luciana,
    Vc já falou com seu médico? Ele é a pessoa mais indicada pra te ajudar nesse problema 😉

  • Adriana dezembro 7th, 2010 em 4:45 pm

    oi gente, alguém me responda por favor, de preferência voce, Patrícia.

    Estou a procura desse Niplette a semanas não o encontro em nenhum site de vendas pela net, onde foi que você o comprou??Me ajude!!

    Já cojitei fazer a cirurgia mas sei que não é uma boa escolah mesmo…

    Me fale o mais rápido possivel, estou anciosas por “ter mamilos aparentes”.

    Me fale por email: driks_lima@yahoo.com.br

  • Ana Laura março 15th, 2011 em 7:38 pm

    eu tb estou procurando o Niplette… não nem em POA nem na internet.

  • flavia messias nicolau maio 4th, 2011 em 7:07 pm

    tenho bico invertido,ainda não sou mãe,mas estou me programando gostaria de saber se com exercicios diarios tem melhora?

Comente aqui