Bebê Blogger

Já nasceu o primeiro bebê blogueiro do Brasil… EU ;)

O que são e o que fazem as Doulas

Mamãe me explicou que a palavra “doula” é de origem grega e significa”mulher que serve“. Hoje em dia, na maioria da vezes as Doulas são tias enfermeiras obstétricas que ajudam fisica e emocionalmente as gestantes antes, durante e depois do parto.

Antigamente as fututas mamães eram acompanhadas durante o parto por mulheres mais experientes (como as parteiras), pelas suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas e que normalmente eram mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por aquilo. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre na casa da nova mãe, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar de tudo, já que a nova mamãe só pode e deve cuidar do bebê recém chegado.

Hoje os partos são feitos em hospitais com uma equipe especializada, cada um na sua função: Obstetras para fazer o parto, pediatras para avaliar a saúde do bebê, a enfermeiras e auxiliares que devem auxiliar os médicos para que nada falte. E quem cuida das mamães que estão dando à luz?

É ai que entram as tias Doulas, que cuidam das novas mamães antes, durante e depois do parto.

Ninguém gosta de hospital né? Imagina o medo e a ansiedade de uma nova mamãe num lugar frio e nada acolhedor, cheios de pessoas desconhecidas que não sabem nadica de nada sobre aquela futura mamãe…

As tias Doulas então chegam pra amenizar tudo isso, trazendo um pouco mais de humanidade, de apoio afetivo e emocional para que a fututa mamãe se sinta segura e tranqüila para um dos grandes momentos da sua vida: o nascimento do seu bebê.

Antes do parto, as tias Doulas ajudam as mamães e os papais a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos de parto – seus mitos e fatos, as vantagens e desvantagens de cada um, as intervenções que podem ser realizadas, como fazer seu plano de parto e prepar a a mulher para quando chegar o grande momento.

Durante o trabalho de parto, a Doula serve como uma “tradutora” entre os complicados termos dos tios doutores e a futura mamãe, oferece massagens, ajuda a futura mamãe a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento.

No parto cesárea, a Doula também é importante, porque continua dando apoio, conforto e ajudando a futura mamãe a relaxar durante a cirurgia.

Depois do parto, a Doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, orienta as novas mamães na hora de amamentar e todos os cuidados com o bebê.

As tias Doulas não realizam nenhum procedimento médico, como exames, receitar medicamentos ou cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.

Mamãe e eu tivemos duas doulas: A tia Mayra Calvette e a tia Gabi Zanella.



Comente aqui